Resende – Resende teve um ano muito positivo no que diz respeito à geração de empregos e obteve saldo positivo em todos os meses de janeiro a outubro de 2021. Neste período, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade registrou um saldo positivo de 2.713 novos postos de trabalho.
No primeiro semestre, foram 7.013 carteiras assinadas contra 5.187 desligamentos, ou seja, um saldo de 1.826 e uma diferença de 26%. Já entre julho e outubro, foram contabilizados 4.651 admissões e 3.764 demissões, o que representa 887 de saldo positivo (19%).
Ainda de acordo com os dados do Caged, os setores que mais contrataram em 2021 foram de serviços, indústria e comércio, respectivamente. Entre as cidades da região das Agulhas Negras, Resende foi a que mais gerou empregos formais, representando aproximadamente 68% do total (somando Quatis, Porto Real e Itatiaia).
Além disso, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo emitiu mais de 900 novos alvarás de funcionamento até novembro deste ano.
– Resende é uma das cidades que mais cresce economicamente em todo o estado do Rio de Janeiro. Estes dados divulgados pelo Caged mostram o quanto o poder público e privado são setores que andam unidos e movimentam o mercado. Mesmo em um período desfavorável economicamente por conta da pandemia, nós trabalhamos para que os nossos moradores tivessem oportunidade no mercado de trabalho. O Sine também realiza um trabalho fundamental, intermediando o contato do trabalhador com as empresas – destacou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz.
Sine Itinerante
Além da unidade fixa do Sine, localizado na Rua Gulhot Rodrigues, no bairro Comercial, a Prefeitura também realiza mensalmente o serviço itinerante, que tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela estrutura. A população pode esclarecer dúvidas sobre carteira de trabalho digital, cadastrar ou atualizar dados de currículo, agendar seguro desemprego, entre outras atividades.