Rodrigo Drable lidera mutirão no Horto Municipal

by Diário do Vale

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, liderou neste sábado (18), uma das mais importantes ações do início de seu governo na área ambiental. Ele devolveu à população o Horto Municipal, localizado no bairro Água Comprida. O mutirão reuniu mais de 250 voluntários de diversas secretarias do governo, alunos do curso de Biologia do UBM, vereadores, moradores da região e funcionários públicos. O coletivo de artesões e a comunidade da Igreja do Divino Espírito Santo também colaboraram com a ação.

O prefeito ficou contente com a ação e a participação efetiva dos voluntários. “Isso mostra como a população e os nossos funcionários querem reconstruir a cidade. Todos estão de parabéns por ajudarem a devolver uma área verde responsável pelo reflorestamento da cidade e pela educação ambiental das nossas crianças” – agradeceu Drable.

Na ação foram feitas intervenções importantes para que o Horto Municipal volte ser referência em produção de mudas, educação ambiental e biodiversidade. Durante o mutirão foi recuperado o lago e feito o peixamento com mais de 250 tilápias. O prefeito fez pessoalmente a colocação dos peixes no lago. As trilhas foram limpas, os mais de 16 mil tubetes da estufa recuperados, a casa foi higienizada e mais de 20 caminhões com entulhos de restos de galhos e folhas secas retirados do local. Equipes do Saae, da Susesp, da secretaria de Meio Ambiente, da secretaria de Educação e da secretaria de Desenvolvimento Rural participaram efetivamente da ação.

O horto ainda é a sede do Banco de Sementes de Barra Mansa, que é responsável por monitorar e armazenar todas as sementes de matrizes identificadas em vários pontos da cidade.

Para se ter ideia do potencial do horto, quando ele estiver em plena operação, será capaz de produzir cerca de 300 mil mudas por ano, mas para isso necessita de 10 pessoas trabalhando. Mais de mil mudas de diversas espécies foram encontradas jogadas e recuperadas.

– Mais uma vez o prefeito Rodrigo Drable lidera a recuperação de uma área pública. Isso é motivo de orgulho. A população tem ajudado e colaborado participando. Vamos fazer uma nova cidade, mesmo com as dificuldades financeiras – disse o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Cruz, o Baianinho.

Para o vereador Beleza, um dos que colaboraram com o mutirão, a atitude do prefeito Rodrigo Drable em participar ativamente da ação, prova como a cidade passa por um novo momento e que os moradores podem ajudar ainda mais o prefeito em futuras ações como a de sábado. “Não me lembro de um prefeito com tanta atitude quanto a do Rodrigo. Isso contagia e faz com que tenhamos a certeza de que a dignidade de Barra Mansa e de seus cidadãos será devolvida”, disse o vereador, que é morador do bairro Água Comprida.

O Horto Municipal já deve receber ainda esta semana mais de duas mil mudas que serão doadas pela Associação dos Areais. A parceria está sendo oficializada.

Colocando em ordem: Mais de 20 caminhões com entulhos de restos de galhos e folhas secas foram retirados do local (Foto: Paulo Dimas)

Colocando em ordem: Mais de 20 caminhões com entulhos de restos de galhos e folhas secas foram retirados do local (Foto: Paulo Dimas)

 

You may also like

15 comments

Pimpao 20 de fevereiro de 2017, 20:37h - 20:37

Isso tudo não passa de puxa saquismo puro.os idiotas dos cargos comissionados na sexta feira recebeu um recado que dizia assim. Quem não for no multirao na segunda feira não precisa ir trabalhar. Ou seja. Você é obrigado a fazer serviço limpeza se não vai perder o cargo. Engraçado foi ver as mulheres tendo que se submeter a ficar de quatro catando lixo por causa de cargos. Isso é falta competência

Justos 20 de fevereiro de 2017, 11:30h - 11:30

Eu nao ajudo,pago meu IPTU em dia p isso,a turma do Rosevelt Brasil estava la? PALHACADA .

Chico Cunha o mosquito 20 de fevereiro de 2017, 08:23h - 08:23

Quero ver fazer um mutirão da Saúde…. Colocar médico para atender sábado e domingo. Duvido que o Sérgio Gomes vai…

Pablo 20 de fevereiro de 2017, 08:22h - 08:22

Quando for mentir para fazer foto lembra os funcionarios que calça jeans e sapato nao cola

Anastásio 20 de fevereiro de 2017, 07:38h - 07:38

Mas e operação tapa buracos???? Foi mais efetiva no governo do Jonas! Rodrigo quer ou não superar Jonas e ajudar Barra Mansa virar a página? Até agora, parece que ele quer mesmo é aparecer nos jornais. Alguém diga pra ele que as ruas andam infestadas de buracos que precisam ser tapados urgentemente! Se ele tem tempo e disposição para ir catar mato por aí, que vá ele mesmo inspecionar os buracos nos bairros. Porque se tem alguma secretaria dizendo que está tapando buracos, É MENTIRA!!!!

Damian 20 de fevereiro de 2017, 08:42h - 08:42

que conversa mais fiada, eu quero saber onde é que no governo Jonas a operação de tapa-buracos era mais efetiva, pelo amor de Deus, deve ser mais uma viúva do Jonas Marins, pura balela o que tá escrito aí, pois naquele governo que foi o pior de Barra Mansa, tudo estava abandonado, era buraco para tudo que é lado, pois o Sr. Jonas acabou com Barra Mansa, fazendo com que a cidade fosse para o buraco. procure algo mais decente para comentar, ou fique calado.

VAI VENDO 19 de fevereiro de 2017, 23:33h - 23:33

Povo porco esse de BM, hein?!
20 caminhões de entulho jogado no horto? Imagine nas ruas e na casa de cada um que joga entulho na rua.

Só lembrando que
-folha seca não é lixo e sim nutriente para terra.
-E cocô de cachorro e gato não se joga no lixo e NEM NAS RUAS, mas no vaso sanitário com descarga com água reciclada, de chuva, de máquina de lavar roupa, de banho, de…, NUNCA com água do SAAE.

toni o sincero 19 de fevereiro de 2017, 22:11h - 22:11

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
falei que ia ser uma comédia
gente que nunca trabalhou tendo que ir lá fazer média
realmente no cordão dos puxa sacos
a melhor da semana

Barrellmansa 19 de fevereiro de 2017, 20:45h - 20:45

Bota acordoalia de puxas sacos que ficam curtindo tudo o quanto é merda que ele posta, que dariam uns 5.000 babá ovos…
Povo gosta de ser idiota mesmo..
Foi pouco cadê aquele pançudo do Marcelo cabeleireiro tá precisando queimar milhares de calorias indo nesse eventos..

Sérgio Cabral 19 de fevereiro de 2017, 20:33h - 20:33

O povo gosta de ser enganado

estamos de olho 19 de fevereiro de 2017, 19:50h - 19:50

Falou João doria drable. No Brasil nada se cria tudo se copia. E povo bobo de bm adora essas coisas. Porque não faz um mutirão da saúde em bm. Um mutirão nas escolas. No horto e fácil e da ibope para os leigos massa de manobra.

:))) 19 de fevereiro de 2017, 19:31h - 19:31

Minha rua tá cheia de buracos, vai ser que dia o mutirão???

Fui 19 de fevereiro de 2017, 19:19h - 19:19

TUDO ISSO, EFEITO DO FURACÃO CATRINA CHAMADO JONAS MARINS.KKKK

E O MOINHO DE VENTO ???? 19 de fevereiro de 2017, 19:06h - 19:06

Gostaria de saber quando o Prefeito fará um mutirão no Moinho de vento … Uma operação tapa buracos,,,, Tapa cratera na RUA ALVORADA que nem caminhão do Lixo sobe mais….

Barramansense 19 de fevereiro de 2017, 19:37h - 19:37

Colônia também. Cheia de crateras. Esse perfeito gosta so de posar para fotos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996