Romeiros saem de Volta Redonda rumo a Aparecida

by Diário do Vale

Volta Redonda – Uma caminhada de pelo menos 150 quilômetros não é nada fácil. O trajeto pode ficar ainda mais pesado devido à temperatura acima de 35º, tempo seco, bolhas nos pés, cansaço físico, idade avançada, entre outros fatores. Apesar de todas as dificuldades, 67 romeiros saíram de Volta Redonda, há três dias, rumo a Aparecida, em São Paulo.

O grupo, que nesta terça-feira (10), passa por Lavrinhas, seguirá sentido Estrada Velha, chegando a Cachoeira Paulista, nesta quarta-feira (11), onde descansam para seguirem para  Aparecida. Eles vão encerrar a romaria na quinta-feira (12), quando é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como a Padroeira do Brasil.

Romeiros da “Terceira Caminhada da Fé”, composta por pessoas de diversas idades e profissões, entre eles, médicos e advogados, optaram por seguir, este ano, um trajeto alternativo, evitando a Rodovia Presidente Dutra. O grupo considerou este percurso mais seguro, com poucas subidas e bastante sombra.

Outro fator que levou romeiros a evitarem a Dutra é a solidariedade de moradores das cidades por onde eles passam, que se preparam para ofertar alimentos, água e locais para descanso do grupo. Apesar do apoio da população, a “Terceira Caminhada da Fé” está preparada para enfrentar bons desafios.

Além dos profissionais da área de saúde, que participam da romaria, eles contam com três carros de apoio, que seguem ao lado dos romeiros, carregando alimentos, água, medicamentos e objetos pessoais dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Diariamente, o grupo caminha pelo menos sete horas, com início às 4h30 até o final da tarde. Durante o dia realizam diversas paradas para lanches, almoço e descanso.

– Estamos unidos pela fé e perseverança e, mesmo com dificuldades, continuamos nossa jornada – ressaltou a coordenadora da Terceira Caminhada da Fé, Renata Alves Pereira, de 48 anos, lembrando que o percurso conta com pessoas de todas as idades. A mais idosa é a aposentada Elza Andrade, com 70 anos, moradora da Volta Grande.

Dona Elza afirma que o fator idade não interfere na caminhada, que, na opinião dela, é movida pela fé. Um dos motivos da disposição de dona Elza, além da fé, foram os treinos realizados pelo grupo nos últimos quatro meses. A equipe percorreu diversas localidades, com treinos realizados em períodos de temperatura elevada. “É muito puxado, mas vamos evangelizando, orando, meditando e quando percebemos o dia terminou e mais uma etapa da romaria foi vencida”, completou dona Elza.

INÍCIO

A “Terceira Caminhada da Fé” é organizada por um grupo de católicos, independentes da Cúria Diocesana, mas que recebe apoio das comunidades católicas. A idealizadora da romaria, Renata Pereira, lembrou que tudo começou quando uma vizinha comentou que gostaria de homenagear Nossa Senhora Aparecida, por uma benção, que segundo ela teria ocorrido, após pedir ajuda a santa. As duas decidiram, na ocasião fazer a romaria.

“A história dela foi tão comovente que decidimos  ir a pé  até Aparecida do Norte”, lembrou Renata, explicando que o filho desta vizinha ficou curado após acidente de carro. O rapaz, de acordo com Renata, estaria em estado de saúde grave e recebeu alta médica após a mãe dele pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.  A primeira romaria contou com apenas quatro pessoas, mas somente duas chegaram a reta final.

Romeiros saem de Volta Redonda com destino a Aparecida (foto: Enviada pelo whatsApp)

Romeiros saem de Volta Redonda com destino a Aparecida (foto: Enviada pelo whatsApp)

300 ANOS

As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida recebem este ano um significado ainda maior: na próxima quinta-feira, completam 300 anos da aparição da imagem no rio Paraíba do Sul, que foi recolhida por três pescadores. Relatos afirmam que após horas sem conseguir nenhum peixe a imagem foi pescada, com a cabeça decapitada, que logo depois também surgiu na rede dos pescadores.

Após encontrarem a imagem, os três pescadores, disseram que os peixes começaram a surgir em tamanha quantidade que se tornou impossível carrega-los. Décadas depois, a escultura negra de 37 centímetros se tornaria um dos símbolos do País e, já como Nossa Senhora Aparecida, ganharia do papa Pio XI em 1930 o título de Padroeira do Brasil.

Hoje, o Santuário Nacional de Aparecida é o maior centro mariano do mundo em tamanho e o segundo em frequência – só perde para o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. A cada ano, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o município de Aparecida, à margem da Via Dutra, distante 180 km de São Paulo. Ali, católicos do Brasil todo se misturam a estrangeiros, que se multiplicaram após a visita de Bento XVI, em 2007.

romeiros (3)

 

 

You may also like

17 comments

SERVO DO D-US ALTÍSSIMO 11 de outubro de 2017, 06:37h - 06:37

ATRAINDO MALDIÇÃO PARA O BRASIL.
LEIAM A BÍBLIA GENTE!!!
ISSO É ABOMINAÇÃO AO CRIADOR!
O MAIOR PECADO QUE UM SER HUMANO PODE PRATICAR.
PECADO CONTRA O ESPIRITO SANTO DO ETERNO CRIADOR.
DIVINIZAR UMA ESTÁTUA DE BARRO SUPOSTAMENTE ENCONTRADA.
VEJA A HISTÓRIA DE ISRAEL, O QUE ELES PASSARAM POR CAUSA DA IDOLATRIA.
VEJA A HISTÓRIA DE JEROBOÃO.
NOSSO BRASIL ESTÁ UM CAOS POR CONTA DISSO!

Gogó 11 de outubro de 2017, 12:34h - 12:34

SÓ PARA LEMBRAR A VC . INTOLERÂNCIA RELIGIOSA É CRIME, A INTERNET NÃO É TERRA DE NINGUÉM , RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICANCIA, RESPEITE O CREDO, OPÇÃO SEXUAL, RAÇA E ORIGEM DAS PESSOAS, P SER RESPEITADO, NÃO FIQUE VOMITANDO ASNEIRAS.

FILHO DE DEUS E DE MARIA!! 11 de outubro de 2017, 12:46h - 12:46

NÃO DEVERIA PERDER MEU TEMPO COM VC NÃO, MAS VC DEVE SER IGNORANTE, E VOU TENTAR TE ENSINAR!! DEUS MANDOU FAZER DOIS QUERUBINS PARA POR NA ARCA!! OS QUERUBINS SÃO IMAGENS, DEUS TAMBEM MANDOU FAZER UMA COBRA E TODO AQUELE QUE TOCASSE NA COBRA SERIA CURADO!! MARIA É A MAE DE JESUS!!!

JAQUELINE RAMOS BIANCO 12 de outubro de 2017, 15:57h - 15:57

Não está um caos por conta disto não pois católicos não adoram santos ou estátuas de barro, agora o que é mais abominação um irmão jogar um irmão de sangue nas costas de uma viúva e uma órfão sem querer saber se ele está vivo ou morto e ir para os morros “converter” os “pecadores” A nossa igreja tem 2017 anos e não julga ninguém e respeita a todos portanto antes de criticar senta em cima do seu nariz veja o que
vocês estão fazendo, pois vocês são ótimos para criticar os católicos mas fazerem as coisas corretas como fazer o bem sem olhar a quem, ter caridade com o semelhante misericórdia,a igreja de vocês veio pela desobediência e outra coisa quer falar coloque o seu nome verdadeiro pseudônimo é coisa de gente falsa. Poste os comentários com seu nome verdadeiro.

Vamos estudar mais gente. 10 de outubro de 2017, 23:18h - 23:18

O Lelo vai correndo e vai descalço pra vc ficar de bem com a Aparecida,assim ganha bolhas no pé.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 10 de outubro de 2017, 21:51h - 21:51

Boa noite à todos leitores , O feriado nacional é de origem católica, mas há mais igreja evangélica . No Brasil. Não seria melhor juntar todas Igreja . Vejo uma pequena diferença, na igreja evangélica não se fala de política….

Manoel, o pintor 11 de outubro de 2017, 09:27h - 09:27

E os pastores(?) candidatos? Aliás, muitos deles envolvidos nos mais cabeludos escândalos?

José 11 de outubro de 2017, 12:39h - 12:39

É ruim na igreja evangélica se fala de política sim que o diga o prefeito do Rio…
Minha vó é evangélica e toda eleição dizem quem a igreja apoia.

Marcelo 10 de outubro de 2017, 21:36h - 21:36

Se Deus quiser ano que vem eu irei !!! esse ano por motivos de trabalho não deu .

hugo 10 de outubro de 2017, 21:30h - 21:30

gente o sacrificio ja foi pago na cruz o que adianta andar ate la e depois fazer tudo errado de novo

JAQUELINE RAMOS BIANCO 12 de outubro de 2017, 16:03h - 16:03

Da mesma que julgares sereis vós também julgados,se você conhece algum católico que está fazendo isto pode chegar à igreja chamar o pároco e contar o que está acontecendo. Serás muito bem vindo!

Mauricio Rocha 10 de outubro de 2017, 15:29h - 15:29

Parabéns, que Nossa Senhora Aparecida guie todos vcs.Deus está no comando.

Lelo 10 de outubro de 2017, 14:03h - 14:03

Que pena que não houve divulgação desta romaria eu me arriscaria pela fé em nossa senhora nossa mãe que ela abençoe a todos

Leitor 10 de outubro de 2017, 15:05h - 15:05

Vai correndo que ainda dá tempo!

Edson Lana 10 de outubro de 2017, 17:57h - 17:57

Houve divulgação em todas as igrejas da região.

José 10 de outubro de 2017, 18:56h - 18:56

Divulgação no jornal , rádio e tv….

José 11 de outubro de 2017, 12:41h - 12:41

Adianta aí coração.
Qdo vc faz algo assim se sente bem.
É como ir no cemitério, o defunto já morreu, mas ao deixar flores e visitar conforta quem está vivo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996