segunda-feira, 13 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Secretaria de Ordem Pública encerra 3° módulo de capacitação antidrogas

Secretaria de Ordem Pública encerra 3° módulo de capacitação antidrogas

Matéria publicada em 26 de fevereiro de 2015, 10:28 horas

 


Curso terá mais dois módulos ainda esse ano  

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Porto Real

Encerrado o 3° módulo da capacitação em Coalizões Comunitárias Antidrogas ocorrido nessa semana no Horto Municipal. Com o objetivo de difundir metodologias de prevenção ao uso de drogas o curso foi voltado a todo o público interessado na prevenção do uso de drogas. Entre os organizadores da ação estavam o secretário de Ordem Pública, Aloísio Rocha e o vereador Ailton Marques. A capacitação será composta por cinco módulos. Os próximos acontecerão em abril e junho, respectivamente.

O curso, ministrado pela organização Coalizão Comunitária da América (CADCA) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a organização não-governamental Associação Pró-Coalizões do Brasil, reuniu servidores de diversas áreas de atuação que lidam diariamente com o tema abordado. Representantes de diversas áreas participaram como do Centro Regional de Prevenção às Drogas (CRPD), Secretarias de Ação Social e Saúde, Procon, Polícia Civil, entidade religiosa, empresas além de membros e jovens da comunidade e da Guarda Municipal de Quatis.

Esse 3° módulo da capacitação tratou das estratégias desde individual até ambiental de como prevenir o uso de drogas; do mapeamento dos ambientes, que são grandes influenciadores do problema; e fornece subsídio para a criação de estratégias mais abrangentes. “Nesse módulo abordamos não apenas o indivíduo, mas também o aspecto ambiental, que pode ser promissor para o uso de drogas. Estamos oferecendo estratégias para identificar, através de evidências como fotos e filmagens, os pontos em potencial. Proporcionamos um trabalho preventivo como mudanças ambientais”, explica uma das palestrantes da formação, Sandra Duarte.

Membro da comunidade o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Vicente Camilo de Souza, considero que essa capacitação um grande lucro para a sociedade municipal . “Certamente que iremos debater em todos os encontros o uso do álcool e drogas. Os entorpecentes são perigosos e a comunidade deve saber disso. Através de reuniões comunitárias iremos transmitir os conhecimentos adquiridos na capacitação”.

Segundo o secretário de Ordem Pública a implementação desse curso cria coalizões, integração de diversos segmentos da sociedade que visam formatar como agir na prevenção das drogas. “Esse treinamento é importante para o município porque forma ideias de prevenção padronizadas e metodologias utilizadas em diversos países que vem dando certo. É um enorme ganho para nossas equipes que prestam atendimento à comunidade”.

“Nosso objetivo é que todos os membros representantes da sociedade ajam como multiplicadores dos conhecimentos obtidos nessas formações. Uma vez que as informações alcancem toda a população, será mais eficaz a prevenção. Acredito que se todos lutarem em prol da mesma causa, esta ficará mais fácil de ser dissolvida”, confia a prefeita Cida.

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document