>
segunda-feira, 16 de maio de 2022 - 12:21 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Semana do Aleitamento: Campanha terá palestras e outras ações em Volta Redonda

Semana do Aleitamento: Campanha terá palestras e outras ações em Volta Redonda

Matéria publicada em 1 de agosto de 2016, 17:52 horas

 


  Com o tema ‘Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável’, evento será realizado até domingo 

Banco de Leite  03.06.2016 (4)

Armazenado: Banco de Leite fica no Hospital São João Batista, em Volta Redonda
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Com o slogan “Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável”, a secretaria de Saúde realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno,  entre os dias 1 a 5 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Durante esses dias as unidades farão atividades diferenciadas de incentivo ao aleitamento materno, como peça chave para o desenvolvimento sustentável.

– A amamentação é um método ambientalmente sustentável de se alimentar e sua prática, ao contrário da alimentação por fórmulas infantis, é bom exemplo – ressaltou a secretária de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que um novo conjunto de metas universais de desenvolvimento global precisa ser alcançado.

Entre estes objetivos, de Desenvolvimento do Milênio, surgem orientações para agendas de desenvolvimento nos próximos 15 anos. Neles constam 17 metas que se aplicam a todos os países, abrangendo questões amplas como as alterações climáticas e a redução da pobreza, mas também questões mais específicas, incluindo em propostas de como acabar com a fome e melhorar a sub e sobre nutrição (desnutrição e obesidade); mecanismos para garantir uma vida saudável e promover o bem-estar, além de critérios para assegurar uma educação equitativa. As propostas citam ainda meios de garantia de uma produção agrícola e um consumo sustentável.

Para reforçar estas ações o Movimento da Amamentação tem as seguintes metas a serem alcançadas nesta semana: Informar como se relacionam a amamentação e a alimentação complementar;  ancorar a amamentação como um componente-chave do desenvolvimento sustentável; promover ações em todos os níveis sobre a amamentação e alimentação complementar saudável na nova era do Desenvolvimento Sustentável, além de envolver e colaborar com uma ampla gama de atores em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Programação
A programação de atividades da Semana Mundial De Amamentação está bastante diversificada. Na UBSF Marcília Cândida de Oliveira, na Santa Rita do Zarur, as atividades tiveram início ontem e vão até domingo, seguindo até o domingo (dia 7), com ações educativas na Sala de Educação em Saúde, com orientações e distribuições de folhetos sobre a importância do aleitamento materno.

Hoje, a UBSF Jardim Cidade do Aço fará palestra sobre a Importância da Amamentação nos primeiros seis meses de vida do bebê. O evento acontece às 14h e logo depois haverá atividades no Cantinho da Beleza, espaço dedicado às gestantes e puérperas. Ainda hoje, a UBSF São Geraldo realiza, às 9h, palestra com a enfermeira Fátima Ladeira, que terá foco na importância da amamentação. Nesta unidade, a partir de amanhã acontecerá a Sala de Espera sobre aleitamento materno.

Na UBSF São Lucas a programação será amanhã, com café da manhã e Sala de Espera para Gestantes. Nesse mesmo dia, a UBSF Retiro 1 também realiza Sala de Espera com Gestantes. Também no dia 3, a UBSF Roma II promove  palestra sobre amamentação e higiene, além de lanche para as gestantes. Nesse mesmo dia a UBSF Volta Grande, promove café da manhã e atividades na Sala de Educação em Saúde. Esta unidade fará ainda o lançamento da Campanha de Doação de Frascos para o Banco de Leite Humano que funciona no Hospital São João Batista.

No dia 4, a UBSF Vila Mury oferece café da manhã às gestantes. Na UBSF Açude I a comemoração da Semana de Amamentação será com exposição de um Mural Educativo e reuniões com grupos de gestantes e puérperas. A UBSF Padre Josimo também lembrará a Semana de Amamentação com café da manhã para gestantes, na quinta-feira (dia 4). Na sexta-feira (dia 5), a UBSF Padre Josimo, realiza atividade com o Grupo de Gestantes e café da manhã. Durante a semana, esta unidade manterá ainda atividades na Sala de Espera. Nesse mesmo dia a UBSF Siderlândia também realiza sala de espera, café da manhã e da tarde para gestantes.

Mais ações
Na semana seguinte, entre os dias 8 a 12, a UBSF Siderópolis realizará Sala de Espera com atividades para mães, avós e comunidade, sendo que no dia 10, esta unidade fará ainda reuniões com Grupo de Gestantes e café da manhã. E para fechar a Semana de Amamentação, a SMS realizará um Seminário Comemorativo da Semana Mundial da Amamentação 2016, na quinta-feira (dia 11), no Auditório da Universidade Geraldo de Biasi, das 14h às 17 h. O tema principal deste evento será “Amamentação: Uma  chave para o Desenvolvimento Sustentável”.

Na mesa temática, o primeiro tema abordado será o “Cenário Atual do Aleitamento Materno no Município de Volta Redonda”, apresentado pela enfermeira Gina Ferreira dos Santos de Moraes, coordenadora da Área Técnica Saúde da Criança e Adolescente/SMS-VR. Outro tema será “SMAM 2016  – Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável”, a ser apresentado por Rosane Siqueira Vasconcellos Pereira, Apoiadora do Ministério da Saúde. O seminário debate ainda a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – (EAAB), com a apresentação por Márcia Regina Mazalotti Teixeira, da Área Técnica de  Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). O “Uso de Fórmulas Infantis X Aleitamento Materno na UTI Neonatal” é outro assunto a ser abordado neste seminário, com a apresentação de Maria da Conceição Monteiro Salomão, que é integrante do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno (SES-RJ) e de Margareth Magalhães, técnica da Equipe  Aleitamento Materno (SES-RJ).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document