quarta-feira, 21 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Superlotada, Santa Casa tem pacientes até nos corredores

Superlotada, Santa Casa tem pacientes até nos corredores

Matéria publicada em 11 de julho de 2016, 17:38 horas

 


DSC_0009

Superlotação: Unidade está sobrecarregada há três meses, pacientes fora de risco aguardam por atendimento que está sendo priorizado
(Foto: Franciele Bueno)

Barra Mansa- Com o atendimento comprometido desde a semana passada, devido à paralisação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa está superlotada. Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE, o provedor do hospital, Jair Fusco, disse que já são três meses de sobrecarga, com pacientes até no corredor da unidade.
– Peço desculpas à população em nome da direção do hospital pela demora no atendimento, mas estamos sobrecarregados. Quero deixar bem claro que a Santa Casa está trabalhando prontamente para atender a todos – disse, informando que hoje são 15 pacientes colocados nos corredores do hospital por causa da falta de leitos na enfermaria.
Fusco explicou que são 70 leitos para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), e conforme estes vão recebendo alta, as pessoas que estão nos corredores são realocadas para os leitos. Além dos que já estão dentro do hospital, ainda há pessoas que aguardam por cirurgias numa fila de espera, de acordo com Fusco.
O provedor esclareceu que todas as pessoas que procuram por atendimento na Santa Casa estão sendo atendidas, no entanto, os casos de urgência estão tendo prioridade.
– Os pacientes da categoria vermelha e amarela, consideradas de urgência, inclusive pessoas que chegam acidentadas, têm prioridade no atendimento. Entretanto, os pacientes fora de risco que procuram o Pronto-Socorro também são atendidos – disse Fusco, acrescentando que os atendimentos para os pacientes em casos não emergenciais podem demorar, mas que a unidade trabalha para atender a todos.
A superlotação da Santa Casa já foi passada à prefeitura e à Secretaria de Saúde, segundo Fusco. O provedor fez um apelo ao Poder Público para retornar com os atendimentos nas UPAs.
– Procuramos o prefeito em exercício e também passamos a situação para a Secretaria de Saúde, mas ninguém nos procurou para conversar – falou, lembrando que a situação da unidade também foi passada ao Ministério Público.
O provedor disse ainda que oito pacientes do setor de psiquiatria já receberam alta, mas que continuam no hospital por não terem para aonde ir. Uma reunião está marcada para esta terça-feira com os coordenadores do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) para ver como ficará a situação deste pacientes.
– Todos eles já receberam alta e deveriam ser levados para uma residência terapêutica, mas estão aqui há 80 dias. Temos uma reunião amanhã (hoje) com a equipe do Caps para ver como vai ficar a situação dessas pessoas – falou.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

15 comentários

  1. Avatar
    ta de brincadeira...

    corrigindo alguns profissionais da área de enfermagem faz mais que podem ,mais os que podem fazer não fazem na verdade médicos direção do hospital totalmente ausente tem que acabar com essa tese que medico tem que ganhar muito todos os pacientes ali são apenas números.nem adianta contar historia triste ,se alguém tiver algum familiar internado procura defensoria publica ministério publico não tenha medo conversar com medico não adianta.

  2. Avatar
    ta de brincadeira...

    a santa casa esta super lotada exatamente pela ineficiência do sistema e a falta de comprometimento dos médicos que ali estão fiquei 2 meses com um ente querido e ele chegou com uma fratura na coluna demorou 20 dias para ser feito o exame para detectar o que ele tinha pois havia perdido os movimentos um mês para detectar seu problema não podia nem virar ele a única coisa que os médicos faziam eles passavam uma vez por dia no máximo 2 minutos e soro o tempo todo teve um paciente que ficou mais de 2 nesses em uma só posição aguardando operação de femor sendo que a causa dele se resolvia em 10 dias infelizmente por demora no diagnostico de meu ente querido se abriu escaria e pegou uma bactéria e não chegou nem operar faleceu e em vários leitos tem pessoas que poderiam estar em casa com seus familiares e não estão porque cada vida ali dentro e um R$ sem amor todos ali amam o dinheiro o sistema da santa casa e um sistema mercenário.

  3. Avatar

    Meu irmao estar na santa casa desde sabado 09/07, sofreu um acidente de moto fracturou o braço esta esperando por uma cirurgia, hoje dia 12/07 marcou a cirurgia para as 7 hrs da manhã e ate agr 12 dia nada, sem contar que apareceu um hematoma na barriga dele e para fazer uma ultrassonografia minha mãe teve que pegar um comprovante do posto de saude da onde ele mora para poder fazer e até hoje nada, se fosse caso de vida ou morte já tinha morrido, é só Deus .

  4. Avatar

    Estado do Rio tornou-se o pior lugar do Brasil para viver… falta segurança,saude,educacão,amor ao proximo e sobram incompetência, roubalheira, desvios, jeitinho brasileiro, maracutaia, corrupção! Precisamos de indústrias que realmente suportam qualquer crise ao invés de montadoras que vivem de aparências, dar valor ao pequeno empresário ( este sim emprega poucos,porem por muito tempo).

  5. Avatar

    EM TEMPOS DE CRISE ECONOMICA DEVEMOS PARTIR DO SEGUINTE PRINCIPIO PARA ADMINISTRAR PUBLICAMENTE UMA CIDADE QUE DOS VEREADORES POUCO SE APROVEITA, CONSELHOS MUNICIPAIS QUE SO SERVEM PARA RECEBER JETONS E FAZER CAMPANHA POLITICA É REUNIR PREFEITURA, SANTA CASA, E PASMEM O FUNDAMP E VERIFICAR QUAL PARTE FINANCEIRA QUE CABE A SANTA CASA PARA APARTIR DAI BUSCAR UMA SOLUÇÃO IMEDIATA. VALE LEMBRAR QUE É IMEDIATA PQ A CONDIÇÃO DAS UPAS É ESTADUAL ELES TEM QUE ADMINISTRAR O RECURSO QUE NEGOCIARAM COM UNIAO UNIAO.

    ASSIM SE FAZ POLITICA PARA O BEM COMUM.

  6. Avatar

    Vai ser todo privatizado jaja graça a nossa prefeitura vote no Jonas ou em quem ele apoie de novo

    • Avatar

      Santa Casa não pode ser privatizada, pois não é ente público. É entidade beneficente, sem fins lucrativos, comi são Apae e Apadefi, dentre outras…

  7. Avatar

    Eu sempre critiquei os provedores da Santa Casa de BM por desconhecerem a Administração Pública e não entenderem de Gestão Pública.

    Agora quero dar os parabéns por esse ato do provedor Fusco, mesmo ele demorando a abrir o bico depois de tanto tempo. O povo precisa de saber o que acontece nesse hospital. Os provedores precisam ser mais
    transparentes.

    Quem sabe assim os eleitores que SEMPRE reelegem os mesmos politiqueiros tomem vergonha dos votos deles?

    Quem sabe esses eleitores tenham medo de saber que um dia precisarão da Santa Casa e votem diferente?

  8. Avatar
    Liberdade e Propriedade

    BM não possui um grande Hospital de Emergência Municipal e grandes hospitais privados, como Resende e VR? O que seria da maioria dos municípios médios do Brasil se não fosse a rede de hospitais da Santa Madre Igreja, maior rede de hospitais do mundo, muitas vezes os únicos dessas cidades.

    • Avatar

      A Igreja Católica é a maior entidade assistencial do planeta, fazendo mais do que qualquer governo considerado isoladamente…

  9. Avatar

    Só um detalhe: a responsabilidade da saúde do município é do poder público e não da Santa Casa. Tem uns ignorantes no Face criticando a instituição, sem o mínimo senso de realidade.
    Só um aviso, fiquei sabendo que a Santa Casa vai em breve reduzir em muito seus atendimentos do SUS, aí quero ver certas pessoas sentindo saudade de uma entidade que hoje segura sozinha essa situação. Enquanto isso o pastor-prefeito agora anda com a companhia de asseclas de púlpito, e até segurança. E o secretario é literalmente um barata.
    Deixo claro, sou enfermeira federal aposentada e tenho plano de saúde goldem.

  10. Avatar

    Essa entidade deveria ter mais atenção do município e do estado,pois a população dependem desse atendimento enquanto se gasta dinheiro em obras desnecessária deveriam dar mais atenção .

  11. Avatar
    Antonio Carlos Peludo

    No dia que responsabilizarmos os gestores do estado e municipio a coisa anda

    • Avatar

      No discurso de posse o Prefeito de BM disse: A cidade estava largada e a um passo do precipício. Com a nossa administração, ela vai andar…
      Nesse caso, não podemos negar que realmente andou…

Untitled Document