Trabalhadores da CoopCat são imunizados contra tétano e hepatite B

by Diário do Vale
Foto: Gabriel Borges

Foto: Gabriel Borges

Barra Mansa

Agentes da secretaria de Saúde de Barra Mansa vacinaram na manhã desta quinta-feira, dia 26, os cooperados da CoopCat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa). Ao todo, 13 trabalhadores foram imunizados contra a hepatite B e o tétano. Outros 19 não receberam a dose por estarem com a vacinação em dia.

De acordo com a diretora administrativa da CoopCat, Fabiana Vicente Gonçalves, a ação teve caráter preventivo. “Como nossos cooperados têm contato direto com objetos capazes de provocar cortes e outros ferimentos, como alumínio e prego, é extremamente importante a aplicação das vacinas. Inclusive, dos 32 cooperados ativos que temos hoje, interna e externamente, a condição para o início do trabalho é estar em dia com o calendário de vacinação”, explicou.

Outra questão ressaltada por Fabiana diz respeito à leptospirose. “Existe a possibilidade de alguns dos materiais recolhidos, entre eles papelão e plástico, conterem resíduos de urina de rato. Por isto é tão imprescindível que os trabalhadores usem luvas e estejam imunizados”, comentou. A equipe da secretaria municipal de Saúde vai retornar à CoopCat no dia 27 de maio para aplicar a segunda e terceira doses das vacinas.

A CoopCat funciona em Barra Mansa desde 2006, gerando alternativa de renda a 32 pessoas e ajudando a minimizar o impacto dos recicláveis no ambiente. Mensalmente, são recolhidas, em média, 90 toneladas de materiais recicláveis. Até hoje, não houve nenhum registro de hepatite B ou tétano entre os trabalhadores da unidade.

Tétano – O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e nas fezes de animais. A infecção por tétano começa quando os esporos da bactéria transmissora entram no corpo por meio de uma ferida ou um ferimento, onde liberam bactérias que se espalham pela corrente sanguínea e produzem um veneno chamado tetanospasmina. Esse veneno bloqueia os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, causando espasmos musculares intensos. Os espasmos podem ser tão fortes que rompem os músculos ou causam fraturas na coluna.

Hepatite B – A hepatite B, também conhecida como amarelão, é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado.  É causada por vírus, que uma vez dentro do organismo humano, ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996