quarta-feira, 21 de outubro de 2020 - 07:56 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Neto está perto de ser absolvido e consegue três votos favoráveis do TSE

Neto está perto de ser absolvido e consegue três votos favoráveis do TSE

Matéria publicada em 17 de março de 2015, 18:44 horas

 


Prefeito precisa agora somente de mais um voto a favor; ministro Tarcísio Vieira pediu vista e recurso voltará à pauta do tribunal

(Arquivo)

(Arquivo)

Volta Redonda e Brasília

O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) está bem perto de manter o seu mandato e conseguir a absolvição no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na sessão de hoje à noite do TSE, ele conseguiu três votos favoráveis ao recurso especial eleitoral que mantém seu mandato. Agora, o prefeito precisa de apenas um voto favorável para ganhar o julgamento (são sete votos no total). A definição foi adiada porque o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto pediu vista. A data em que o recurso voltará à pauta não foi marcada.
O ministro João Otávio de Noronha, que havia pedido vista do processo em 11 de dezembro, abriu divergência e discordou da ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo, que havia sido a favor da cassação de Neto.
Noronha afirmou que a punição imposta pelo TRE-RJ a Neto foi desproporcional. Ele enfatizou que a punição se referia a apenas três placas, uma faixa colocada no estádio municipal e uma matéria colocada no sítio da prefeitura, que, segundo o ministro, tem um alcance de audiência limitado, se comparado à televisão.
Além disso, o ministro ressaltou que as placas tinham apenas o brasão da prefeitura e não tinha a foto e nem menção ao prefeito. Noronha afirmou também o público atingido pelas propagandas institucionais foi pequeno, já que Volta Redonda tem 221.619 eleitores.
Noronha lembrou ainda que as placas e a faixa, atendendo determinação da Justiça Eleitoral de Volta Redonda, foram retiradas no dia 11 de setembro de 2012, mais de cinquenta dias antes do segundo e decisivo turno das eleições.
O ministro destacou que o fato de a eleição ter sido decidida em dois turnos, e de as propagandas terem sido retiradas antes ainda da votação em primeiro turno afasta a possibilidade de ter havido desequilíbrio na disputa eleitoral, o que, segundo ele, afasta a punição de perda do mandato.
Noronha decidiu pela imposição de multa a Neto, mantendo o mandato do prefeito.
O prefeito comemorou o voto de Noronha:
— Eu concordo com os argumentos que o ministro Noronha utilizou. Não se pode perder o mandato por fazer campanha para a população doar sangue e leite. Em nenhum momento utilizamos essa campanha para promover nossa candidatura. Lamentavelmente ainda não foi decidido, porque pediram vista, mas o cenário está mais favorável para a gente. Continuo muito confiante de que a justiça será feita — disse Neto.
A ministra Maria Thereza manteve seu voto pela cassação do prefeito.
Dois ministros, Gilmar Mendes e Admar Gonzaga Neto, acompanharam o voto de Noronha, mantendo o mandato de Neto.
Logo depois do voto de Admar, Tarcísio Neto pediu vista do processo, mas o ministro Gilmar Mendes preferiu adiantar seu voto favorável à manutenção do mandato do prefeito.
A situação do julgamento ficou em três votos pela manutenção do mandato do prefeito e um pela sua cassação. Como o TSE é composto por sete ministros, sendo que o presidente, José Antônio Dias Toffoli, só vota em caso de empate, basta que um dos dois ministros que ainda não se posicionaram vote a favor da manutenção do mandato do prefeito para que Neto permaneça à frente da prefeitura.

Recurso de Zoinho é aceito e seu
registro de candidatura é mantido

Já o recurso especial do ex-deputado federal Jorge de Oliveira, o Zoinho (PR), teve julgamento favorável e o seu registro de candidatura foi mantido por unanimidade. Sobre o recurso interposto por Zoinho, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo, considerou que a propaganda feita pelo jornal que atacava o governo Neto e elogiava Zoinho não seria suficiente para justificar a cassação do registro do deputado federal candidato a prefeito.
Noronha, que havia pedido vista do processo, acompanhou o voto da ministra, sendo acompanhado pelos demais magistrados e encerrando o caso. Com isso, a possibilidade de declaração de inelegibilidade do ex-deputado em função desse processo está descartada.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

80 comentários

  1. Avatar

    Neto e o melhor prefeito. Um homem bom de mais só para aturar os cargos comissionados que não produz os puxa. Sacos filhos dos amigos. Os amigos dos amigos um homem muito bom Parabéns pela sua bondade a seu pai deve ter muito orgulho de você seu s verdadeiros amigos são seus familiares abra os olhos o bondade

  2. Avatar

    prefiro .eneias kkkkkkkk

  3. Avatar

    Caramba de que adianta uma votação de 6/0 no TRE, e perder no TSE. Fica a dúvida que tribunal esta com razão. Agora vamos ser realista o NETO nesta mandato não esta fazendo nada, esta parecendo museu vivendo do passado.

  4. Avatar

    realmente volta redonda teve o melhor prefeito do estado no primeiro mandato mais hoje Neto juntou-se com outros politicos de outros partidos de ideias diferentes para conseguir se reeeeeeeeleger. Aquele administrador esta sumido ou melhor sumiu Ex. O LIXO, A NOSSA BEIRA RIO, BURACOS EM QUASE TODAS AS RUAS DA CIDADE GREVES DO PESSOAL DOS POSTOS DE SAUDE. Esta lembrando o prefeito de Caxias o Zito no seu ultimo mandato.

  5. Avatar

    Até agora o placar está em 8X3. Só no TRE-RJ foi de 6X0.

  6. Avatar

    Só reclama de VR quem não a conheceu antes do NETO. Aqueles que reclamam é porque não estão levando vantagem, aqueles que elogiam é porque reconhecem o trabalho dele. NETO esta de parabéns. O que não consigo entender é que vejo pessoas recebendo óculos de graça, dentadura de graça; tratamento odontológico de graça, passeando de graça, e ainda assim reclamando. É como se vc tratasse de um cachorro a vida inteira e derepente ele te morde. ETA POVINHO……..e antes que venham falar que pagam impostos, que não esta fazendo nenhum favor, a esses vão para outra cidade melhor para ver se conseguem metade do que é oferecido a população de volta redonda

  7. Avatar

    e isso ai neto,volta redonda feliz.

  8. Avatar
    BRASIL - O PAÍS DA IMPUNIDADE

    Os escândalos vão se sucedendo no Brasil. Políticos cometem crimes eleitorais e tudo termina em Pizza. Brasil é o paraíso da impunidade.

  9. Avatar
    ELEITORA DE VOLTA REDONDA

    Em 2010/2011 a minha Tia foi diagnosticada pelo Neuro (HOSPITAL RETIRO) Dr. Gustavo Carreira Henriques, com a doença ELA(ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA),como não tinha plano de saúde, pagamos consultas particulares em Volta Redonda e,nenhum dos médicos descobriram a doença.O SUS a encaminhou para o PID (internação em casa).
    Internada em casa ela teve o melhor médico Dr.Jose, acompanhado pela sua excelente equipe, teve acesso a
    todas as medicações, atenção e um final de vida digno que terminou no Hospital São João Batista.

    COM ALGUNS PROBLEMAS QUE TODA CIDADE TEM, NA MINHA OPINIÃO VOLTA REDONDA AINDA É A MELHOR CIDADE DA REGIÃO EM QUALIDADE DE VIDA.

  10. Avatar

    Um pais onde a justiça é corrompida a lei sinaliça para quem da mais. Muito estranho a viagem de uma comitiva em Brasilia semana passada, as vesperas do julgamento.

  11. Avatar

    SE NÃO FOSSE SÉRIO, SERIA MUITO ENGRAÇADO….. O ÚNICO MINISTRO HONESTO ( BARBOSA), METEU O PÉ, OU SIMPLESMENTE, ” METIAM O PÉ NELE ”… PAÍS DOS CORRUPTOS. ISSO SIM…….

  12. Avatar

    melhor prefeito de v.r.e o neto.um pai pra volta redonda.nem nao aceita neto como prefeito porq nao quer volta redonda melhor.

  13. Avatar

    neto e o melhor prefeito de volra redonda.neto nao e prefeito e pai de vr.nunca ecistiu um prefeito melhor.

  14. Avatar

    kkkkkkkkkk,neto somos sempre vc

  15. Avatar

    quem fala mau do neto,e porque quer ver vr no buraco.como o brasil esta.cheio de corrupitos.

  16. Avatar

    Senhor prefeito torço para que seu recurso seja aceito, para que o senhor possa realmente cuidar da cidade, que anda meio abandonada, sem pai nem mãe, um monte de gente esta sendo demitidos, não temos coleta de lixo, não temos varios secretarios municipais e vossa unica preocupação é este bendito julgamento… Basta precisamos de seus trabalhos, … Super Neto

  17. Avatar

    eu ja estou de saco cheio …pois ja passou da hora de mudar , vamos colocar pessoas com vontade pois vr merece ser muito melhor , temos recurços pra isso , vamos muda bora……

  18. Avatar
    Ricardo Gomes - Tricolor da Vila Mury

    Tenho 43 anos de vida e de Volta Redonda. Já morei em outro município, em outro estado.
    Posso lhes afirmar, tem coisa errada? Tem problemas? Falta muita coisa? Todas as respostas são afirmativas, porém, desafio alguém a me dizer:
    Qual foi até hoje o cara que mais fez pela nossa cidade, que modernizou nossa querida VR?????
    Mudança, nos moldes que a oposição queria somente iria prejudicar a população. Tomara que a partir de agora, o Neto com a cabeça mais tranquila, possa dar continuidade ao crescimento de nossa cidade. E com todo o respeito: Os incomodados que se mudem.
    Viva Neto.

  19. Avatar

    Gostei por enquanto da decisão do STF. Para que cassação na altura do campeonato? Apesar dos acontecimentos ocorrido na gestão do Prefeito Neto, na minha opinião, ainda é um dos melhores prefeitos que V. Redonda já teve. A cidade está bonita, melhor hospital do SUS (HSJB) do estado do RIO, quiça do Brasil, a violência é mínima, comparado com outras cidades e capitais, cada bairro tem 2 ou 3 colégios, só não estuda quem não quer, postos de saúde, etc. Falo isto, porque já trabalhei em S. Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, é terrivel a saúde, transporte, educação e a violência.

  20. Avatar

    Ficam preocupado com essas besteiras e se esquecem dos recursos da rodovia do contorno que até hoje inacabada colocando a culpa no estado.Dinheiro sumiu e a obra nada.

    • Avatar

      Se VC tem provas ou indícios de que o prefeito se apropriou ou desviou tais recursos, então promova uma ação contra ele! Neto nunca foi acusado de corrupção em sua vida pública, tanto que nas campanhas nunca faz promessas absurdas e eleitoreiras, diferente de seus adversários…

  21. Avatar

    Até agora o placar está em 8X3. Não podemos desconsiderar os 6X0 no TRE-RJ. Se o fizermos estaremos afirmando que os desembargadores do RJ não merecem os seus méritos.

  22. Avatar

    Também entendo ser a decisão do ministro Noronha justa e correta. Houve erros ? Houve. Agora, caçar um mandato eletivo é uma ação muito extremista e desproporcional.

  23. Avatar

    Quanto mais alta a hierarquia da justiça ela se torna mais justa e mais sensata. Por isso isso devemos ser governados por pessoas que pensam grande e tem entendimentos, não por esse povinho que gosta de gritar contra tudo que está dando certo.

  24. Avatar

    Tó aqui pra defender o Neto gente quanta ingratidão, ou são dimenores, oposição politica ou recentes chegados a V.R., pra falar mal do prefeito, so quem le jornais acompanha os noticiario da tv, e conhece V.R. desde as estradas de chão e caminhos, desde que foi municipio de B.M. que conheceu os varios Prefeitos que tivemos pode fazer comentarios a respeito, tivemos bons e porcaria o Neto seguramente é o melhor.

  25. Avatar

    Tó aqui pra defender o Neto gente quanta ingratidão, ou são dimenores, oposição politica ou recentes chegados a V.R., pra falar mal do prefeito, so quem le jornais acompanha os noticiario da tv, e conhece V.R. desde as estradas de chão e caminhos, desde que foi municipio de B.M. que conheceu os varios Prefeitos que tivemos pode fazer comentarios a respeito, tivemos bons e porcaria o Neto seguramente é o melhor.

  26. Avatar

    E continua faltando remédios na farmácia de dispensação. Agora, dinheiro para Petra Gil, festinhas e outros circos tem. Acorda VR.

    • Avatar

      O que tem isso a ver com o assunto, com a reportagem em tela ? Quer comentar ? Comente. Mas mantenha no mínimo o bom senso de não fugir ao tema.

    • Avatar

      Cantinflas, realmente você é bem limitado, estamos falando de política meu caro, realmente sua visão é bem limitada.

    • Avatar

      Remédios são responsabilidade do estado e da União, não do município. Neto mesmo já disse que tem que tirar de seu orçamento uma obrigação que não é dele… Por essas e outras sou favorável ao pacto federativo. O município é o ente mais cobrado porém o que menos tem verba…

  27. Avatar

    Já passou da hora de Volta Redonda mudar entra ano e sai ano tudo na mesma a cidade esta parada e só andar pela beira rio já passou da hora de acordar tem que mudar !

  28. Avatar

    Neto sempre foi um pai para Volta Redonda.

  29. Avatar

    Trabalho em Angra a 10 anos e moro em Volta Redonda. Conheço bem Barra Mansa e demais cidades do interior. Ta reclamando de Volta Redonda? Vai morar em Angra ou qualquer outra cidade grande a nível de interior pra vocês verem o que é prefeito ruim. Ai vocês teriam razão em reclamar.

    • Avatar

      Se Angra, BM ou outra cidade tivesse o orçamento de 1 bilhão por ano e um território menor, com certeza estaria bem melhor do que VR.

    • Avatar

      O orçamento de Angra é maior que o de Volta Redonda. Procura se informar.

    • Avatar

      Porto Real tem orçamento per capita muito maior que VR, território menor e população minuscula, mas nem por isso é uma cidade melhor. Resende, Macaé, Campos, Cabo Frio e várias outras, nenhuma tem a estrutura de VR. Qual cidade do tamanho de VR tem 2 hospitais municipais e 5 postos de urgência 24h? Isso se chama tino administrativo, coisa que Neto tem de sobra, embora peque no quesito empreendedor…

    • Avatar

      Outra coisa sem sentido é dizer que tamanho do território dificulta administração. Duvido muito que o gigantesco Amazonas seja mais custoso para se manter do que o diminuto RJ… Cidades populosas são sempre as mais difíceis, não importa o tamanho da área territorial…

  30. Avatar

    E pessoal de de VR,gosta de reclamar né,Neto foi e sempre será o melhor prefeito.SP a maiior cidade do Brasil vai consultar pelo sus la,RJ,vai consultar em hospital público lá..Gente VR da de goleada nessas cidades..A populaçao das cidades vizinhas inveja de vcs morar numa cidade bem cuidada como VR..Pense antes de reclamar viage mais para conhecer outrad cidades depois reclama….

  31. Avatar

    Gostaria de saber qual o melhor candidato a prefeito de volta redonda é o melhor para vcs para 2016? Pois os vereadores que estão aí nenhum deles são ou forma melhor que o prefeito atual. Hoje vcs cospem no prato que comem esperem e amargaram o dia que entrar outro prefeito e dirão! Éramos felizes e não sabíamos. O neto tem seu mérito pode até estar inerte devido a essa liminar mas é o melhor…. Parabéns prefeito ajustiça está sendo feita !!!!!

  32. Avatar

    Vamos ser sinceros, o prefeito neto é o melhor prefeito que volta redonda já teve e além domais o que está no processo não é motivo para cassação, acredito que ele ainda vai recuperar seu prestígio e tenho certeza que vcs não sabem o que estão dizendo venham para rio das ostras e venham precisar de serviço público pricipalmente saúde.

  33. Avatar

    Wnquanto isso a saúde de volta redonda continua um caos, aqui no psf do jardim cidade do aço a varios dias que não tem medico, uma pouca vergonha.Fora Neto.

    • Avatar

      Não procede a reclamação do Sr. Fabio quando diz que não tem médico na Unidade do Jardim Cidade do aço.
      Ele terá que se informar melhor. Para de falar mal do prefeito, pelo visto não sabe de nada. Parabéns Dr. Vinicius e Drª Ana Paula ( médicos da UBSF do Jardim Cidade do Aço) pelos ótimos serviços prestados.

  34. Avatar

    VISTA NO PROCESSO PARA VERIFICAR O VALOR DAS MULTAS,ISTO E’ JUSTO EM UM MOMENTO QUE DETRAN TAMBEM MULTA TANTO!!!!

  35. Avatar

    Volta Redonda precisa respirar novos ares, porém uma mudança assim já na parte final do mandato seria péssima para o município quem quer mudança torne isso possível nas urnas e não nos tribunais

  36. Avatar

    O Neto foi e continua sendo o melhor prefeito que Volta Redonda ja teve, mas algumas pessoas, não conseguem ver isto. ficam com estas picuinhas.

  37. Avatar

    Que o brasileiro é burro nas urnas isso é nitido, mas além de ter vergonha de ser brasileiro ;tenho muito mais vergonha de viver “na cidade que sonhei em ter uma família. Tenha memória povinho esculachado pelo governo e pelos empresários

  38. Avatar

    Na verdade não vi nada de grave passível de tamanha punição, acredito também que uma mudança a essa altura seria prejudicial à cidade

  39. Avatar
    CALUDINEI DE SOUZA

    Qualquer coisa é melhor do que o Zoinho de volta…..

  40. Avatar

    Volta Redonda, não tem mais prefeito eleito pelo voto. Sim por liminar.
    Que vergonha…

    • Avatar

      Quer dizer então que Neto não foi eleito pelo povo nas urnas? Vergonha é ser eleito pelos tribunais… Melhor ler isso que ser cego…

    • Avatar

      Não meu caro. Neto foi eleito em dois turnos de eleição. Ao contrário do des-governo da Presidente Dilma que, ao que tudo indica, está sim envolvida nestes horríveis desvios de recursos públicos e merece ser afastada, o prefeito Neto apenas errou em pequenas faltas eleitorais. Mas foi eleito pelos votos dos cidadãos.

  41. Avatar
    E OS CONCURSADOS DA PMVR 2014

    É PAI DE FAMILIA DESESPERADO TAVA NA CARA QUE ESSE CONCURSO NÃO ERA SERIO POIS É O UNICO CONCURSO MUNICIPAL QUE A PROPIA PREFEITURA ORGANIZA, MAS A ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE NÉ, ENTÃO VAMOS PROTESTAR LA EM FRENTE A PREFEITURA GALERA #PARTIU PROTESTA

    • Avatar

      CUIDADO CONCURSO , QUE TERMINA COM MP SEMPRE , DIZENDO QUE NÃO É VALIDO DEPOIS DE SE TRABALHAR 15 ANOS, 20 ANOS…….FICA ESPERTO……..

  42. Avatar

    Será que o Neto vai virar nos acréscimos da prorrogação?… Era tudo o que ele precisava para sacudir o marasmo de seu governo, o homem está governando igual técnico interino, talvez já vislumbrando a derrota…

    Diga-se de passagem, nada aconteceu de tão grave a ponto de influenciar no resultado de uma eleição…

  43. Avatar

    talvez precizamos, nos conformar,ate com nossas contradições, pois esse e o sistema, quando pensamos
    em um mundo de igualdade, estamos oposto ao sistema democratico, pois ademocracias e aristocracia, andam
    juntas, não vamos nos condenar, pois estamos lutando por igualdade em um sistema que combate a igualdade
    sempre, mas iremos juntos,pouco a pouco, enchergar cada vez mais longe. e brigar contra essa democracia,
    que escravisa os negros e pobres, de nosso mundo.

  44. Avatar

    eu sei qdo isso vai acabar, em outubro de 2016…ate cego enxerga que vão empurrar isso ate nas eleições e ai tanto faz se ele é cassado ou não … ja fez tudo que queria fazer nesse mandato…

  45. Avatar
    pai de familia desesperado

    E o concurso?como fica? Os únicos prejudicados somos nós q aguardamos a convocação… Tem muitas mães e país q estão dependendo desta convocação…. Tem pai e mae q pediram conta do serviço anterior por achar q este concurso seria um concurso serio…mais oq parece foi só para enfeitar o pavão… M

  46. Avatar

    3×1 pro gordinho, mais 1 voto ele leva a parada.

  47. Avatar

    Pois é tudo acaba em pizza… a populacao esta apenas colhendo o que votou.
    Cadê os concursos públicos nivel medio e superior do municipio? o ultimo que teve ja caducou. Tem muito puxa saco ganhado dinheiro a toa, e quem realmente quer trabalhar nao tem oportunidade pq nao tem padrinho.

  48. Avatar

    VERGONHA!!!

  49. Avatar

    NETO NETO NETO…O MELHOR DA HISTÓRIA. AGORA SO RESTA SABER QUEM SAI HOJE DO BBB…CESAR OU RAFAEL

  50. Avatar

    Esse Neto tem costa quente mesmo…
    Ta difícil derrubar esse homem.
    Água mole pedra dura tanto bate até que fura.

  51. Avatar
    E OS CONCURSADOS DA PMVR 2014

    ISSO SO VAI ACABAR EM 2016 NAS URNAS, SERA O QUE ACABA PRIMEIRO ESSE JULGAMENTO OU A CONVOCAÇAO DOS APROVADOS DO CUNCURSO PUBLICO DA PMVR 2014? VOU FAZER UM BOLÃO KKKKK

  52. Avatar

    Pelo o que estou acompanhando ao vivo na internet, o ministro responsável disse aos outros ministros que julguem os processos pensando o seguinte: mudar alguma coisa atualmente sendo que terá eleição municipal em 2016 mais iria prejudicar o município do que ajudar.

  53. Avatar

    e o neto sai ou nao

  54. Avatar
    Rodinei Octavio Barbosa

    Eu sabia que a justiça era cega, mais que era surda eu não sabia kkkkkkkk… isso não vai dar em nada, o neto irá continuar… espero que um dia a justiça abra um pouco os olhos e esculte a verdade, por que ai o povo terá de fato bons exemplos a seguir, pois o país esta passando por esses problemas todos por conta das impunidades, isso revolta o povo é faz com que ninguém respeite nada, esta conduta realmente e um atraso, falta de respeito, faz com que a nossa sociedade fique desacreditada em relação ao nosso Estado Democrático de Direito.

  55. Avatar

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk o julgamento foi interrompido por pedido de vistas, mas a votação está em 3 a 1 contra a cassação. a oposição raivosa foi derrotada novamente!

  56. Avatar

    ATÉ QUE ENFIM UMA MATÉRIA A RESPEITO DO JULGAMENTO….

  57. Avatar

    Neto ou Zoinho? Prefiro uma nova eleição. Quanto tempo após a cassação dos dois para os voltarredondenses votarem para um novo prefeito?

Untitled Document