quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 - 10:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / UBM toma posse no Conselho Consultivo do Parque do Itatiaia

UBM toma posse no Conselho Consultivo do Parque do Itatiaia

Matéria publicada em 11 de outubro de 2016, 22:29 horas

 


Instituição representará o setor de Ensino e Pesquisa no grupo que debate a gestão do espaço

Montanha: Parque Nacional do Itatiaia conta com atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras (Foto: Divulgação ICMBio/Adriana Mattoso)

Montanha: Parque Nacional do Itatiaia conta com atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras (Foto: Divulgação ICMBio/Adriana Mattoso)

Itatiaia – O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – tomou posse no Conselho Consultivo do Parque Nacional do Itatiaia (CCPNI). A indicação inclui a instituição como uma das representantes do setor de Ensino e Pesquisa.

Como membro que representará o Centro Universitário, o assessor da mantenedora, Rafael Cruz, aponta a oportunidade como um caminho para a troca de experiência em práticas de conservação e conscientização ambiental.

– Nossa presença no conselho consultivo do Parque Nacional do Itatiaia facilitará um diálogo e permitirá trazer as experiências e as estratégias de preservação e educação ambiental para dentro da instituição, para nossos bosques, tanto de Barra Mansa quanto da Cicuta. Além disso, podemos perceber as demandas de trocas de informações e levar nossos alunos, tanto do UBM quanto do colégio, para os projetos que o parque desenvolve – afirmou Cruz.

Na suplência, está a professora Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves.

O CCPNI foi criado pela Portaria do Ibama Nº 96, de 6 de agosto de 2002, com sede junto a unidade de conservação, no município de Itatiaia, é uma entidade voltada para a orientação e planejamento das atividades do parque e sua área de entorno.

– Essa é uma forma da sociedade participar da gestão do parque ajudando e colaborando com ideias. Já temos muitos projetos executados por membros do conselho e por suas Câmaras Temáticas – comentou o presidente do conselho e diretor do parque, Gustavo Tomzhinski.

O conselho se organiza em quatro reuniões ordinárias durante o ano e, eventualmente, também podem acontecer encontros extraordinários.
– Tratamos dos principais pontos relevantes para a gestão do parque e, paralelamente, temos as Câmaras Temáticas que se reúnem mensalmente para tratarem de assuntos específicos. A maioria das ações concretas é realizada através dessas câmaras que são ligadas ao conselho – explicou Tomzhinski.

A próxima assembleia ordinária está prevista para acontecer no dia 8 de dezembro. Para acompanhar as atividades e decisões realizadas pelo conselho os interessados podem acessar (www.icmbio.gov.br).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Liberdade e Propriedade

    A título de informação, a foto foi feita da lado resendense do Parque e retrata a face resendense do pico.

Untitled Document