UPA de Angra é fechada e atendimentos são transferidos para Hospital da Japuíba

by Diário do Vale
Saúde pública: Ontem foi o primeiro dia de atendimentos após a transferência dos serviços da UPA para o Hospital da Japuíba (Foto: Divulgação PMAR/Felipe de Souza)

Saúde pública: Ontem foi o primeiro dia de atendimentos após a transferência dos serviços da UPA para o Hospital da Japuíba (Foto: Divulgação PMAR/Felipe de Souza)

Angra dos Reis – Depois do fechamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Japuíba, ocorrida na última terça-feira (8), os serviços foram transferidos para o Hospital Geral da Japuíba (HGJ). A medida foi tomada, segundo a prefeitura, porque o Governo do Estado deve R$ 4,4 milhões de repasse ao município pelos serviços prestados na UPA. O valor seria para a manutenção das atividades no hospital.

O membro do Conselho Diretor do Hospital Geral da Japuíba, Honório Vargas, destacou que a unidade de saúde tem totais condições de realizar os serviços da UPA.

– As pessoas estão entendendo que o objetivo maior é atender a todos e, aqui no HGJ, temos uma estrutura até mais confortável em relação à UPA. Temos mais capacidades de exames e podemos realizar um atendimento mais completo. Como toda mudança, alguns ajustes são necessários, porém estamos aqui trabalhando para que tudo ocorra da melhor forma – afirmou Honório Vargas.

Segundo a prefeitura, os serviços médicos serão integrados, incluindo os equipamentos de última geração do HGJ e os serviços de Pronto Atendimento. Além disso, a mudança resultou numa diminuição de mais de três mil horas extras da folha salarial da Secretaria de Saúde.

– Foi necessário tomarmos essa medida para que o atendimento não fosse encerrado. Seguramos a UPA, mesmo sem o repasse do estado, até onde suportamos. Toda mudança causa um certo transtorno e entendemos isso, mas temos certeza que o prédio do Hospital da Japuíba tem capacidade e estrutura para receber e realizar os atendimentos que antes eram feitos na UPA – declarou o secretário adjunto de Saúde, Eduardo Louzada.

O primeiro dia de atendimento no Hospital Geral da Japuíba foi problemático, e muitas pessoas reclamaram da demora e da falta de informações.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que está trabalhando junto a Secretaria de Fazenda para regularizar a situação no atraso de repasses. E afirmou também que as responsabilidades por manter as unidades abertas são dos municípios, que recebem recursos do Governo Federal, Estadual, além dos próprios municipais.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996