Valor da dívida da CSN com a prefeitura definirá compra do Escritório Central

by Diário do Vale
Sem gastar: Prefeitura trocará dívida da CSN pelo Escritório Central

Sem gastar: Prefeitura trocará parte da dívida da CSN pelo Escritório Central

Volta Redonda – Representantes da prefeitura de Volta Redonda e da CSN se reuniram, nesta quinta-feira (21), no Palácio 17 de Julho, para discutir a aquisição do Escritório Central pelo governo municipal.
O ponto positivo para o negócio acontecer é que há interesse de ambas as partes nas tratativas. A prefeitura quer o prédio e a CSN aceita conversar. O ponto que pode emperrar as discussões: não há concordância de qual seria o montante real da dívida que a empresa teria com os cofres públicos municipais.

Explica-se: a possível aquisição do Escritório Central envolveria a troca de parte desta dívida. A prefeitura abateria o valor do Escritório Central naquilo que a empresa acumulou de débitos ao longo dos anos. No entanto, a diferença entre os valores cobrados pela prefeitura e o que a CSN confirma dever é muito grande.

Nenhuma das partes disse, ao final do encontro desta quinta, qual seria o valor divergente. A equipe da prefeitura foi comandada diretamente pelo prefeito Samuca Silva (Podemos), enquanto a CSN teve o Diretor Corporativo Institucional, Paulo Barreto, e o diretor de produção, Pedro Gutemberg, na linha de frente.

Na retaguarda de ambas as partes estavam integrantes dos departamentos jurídicos, financeiros e patrimoniais. Dois grupos de trabalho serão formados para que se tente chegar a um denominador comum no valor da dívida.

Um dos grupos de trabalho focará a questão tributária da dívida e o outro terá nas questões ambientais o principal tema.  Uma auditoria externa também será contratada para definir o valor do imóvel. Detalhe: nas conversas desta quinta-feira falou-se em algo perto dos R$ 80 milhões. O valor não foi considerado “ruim” por qualquer uma das partes. O que pode mesmo emperrar o negócio, então, é saber de quanto será o montante da dívida a ser descontado o valor.

Além da dívida ainda precisar ser calculada em conjunto, é necessário definir de qual parte destes recursos a prefeitura poderá abrir mão. Por isso, o jurídico também estará atuante durante todo o trabalho. É que parte da dívida está sendo cobrada pela prefeitura na Justiça e ainda não está certo se esse percentual pode entrar nas negociações ou de que forma pode entrar.

Caso o negócio seja concretizado, o Escritório Central passaria em definitivo para as mãos da prefeitura. A única ressalva feita na reunião é que, mesmo com tudo acertado, a transação ainda terá de passar pelo Conselho de Administração da CSN.

Prefeitura emite nota

Em nota enviada aos jornais, o prefeito Samuca Silva se mostrou animado ao final do encontro.  “Estamos muito felizes, pois estamos vendo a disposição da empresa em negociar, com muito diálogo, o Escritório Central com o governo. O setor jurídico da CSN está apurando internamente os valores que acredita que a prefeitura deve à empresa. Assim como nossa Procuradoria Geral do Município está apurando os valores devidos pela CSN”, comentou o prefeito.

De acordo com Samuca Silva, mesmo se não for possível um acordo com a empresa trocando dívidas antigas da siderúrgica com o poder público, a CSN já se mostrou disposta a negociar o prédio através de outras possibilidades.

A intenção da prefeitura é transformar o edifício em um Centro Estratégico Municipal. O local reunirá departamentos da prefeitura, órgãos públicos e empresas interessadas em se instalar em Volta Redonda, além de um Centro de Tecnologia e uma Incubadora de Empresas.

O diretor institucional da CSN, Luiz Paulo Barreto, também na nota enviada pela prefeitura, sugeriu ao prefeito Samuca que, caso a prefeitura e a empresa não consigam negociar o prédio através de encontro de contas, que as negociações avancem em outras frentes. “O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, está disposto a fazer essa parceria. Caso a gente não consiga fazer esse encontro de contas, que possamos avançar em outras frentes, como troca de ativos ou créditos tributários”, acrescentou Luiz Paulo Barreto.

Segundo o diretor Luiz Paulo Barreto, a negociação poderia se concretizar por troca de terrenos, ativos ou até créditos tributários. “Temos a certeza que com a parceria, o Escritório Central será utilizado e isso será muito bom, pois o prédio tem uma importância histórica para a região”, comentou Luiz Paulo.

Por Rafael de Paiva

 

You may also like

27 comments

Arthur 25 de dezembro de 2017, 11:55h - 11:55

Muito barato esse imovel oitenta mlhōes seria o valor de só os dois primeiros pavimentos

santos 22 de dezembro de 2017, 15:51h - 15:51

ai pega o dinheiro e paga os precatórios assim a prefeitura ficara sem dividas se estimativa deste predio e de 80 milhões voce ja pagou 2 prestações de 1800,00 milhão somando da 3.600 milhoes ai pegando os 80 ainda tera lucro e não pagara juros e multas .mais tarde tera dinheiro em caixa ou negociar a compra de outro jeito.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 22 de dezembro de 2017, 11:04h - 11:04

Samuca parece que foi eleito pelos os empresários, Nunca vi prefeito agradar empresários assim !!!! Se a gestão da CSN não tem competência para operar o escritório central, Quê devolva para o governo federal. Não á privatização , Não á putaria , Não o fim dos empregos , Não o fim dos salários, Um governo golpista , Já no fim , Está querendo fazer o quê ???? Vai cassar sua turma. …

zé fuleragem 22 de dezembro de 2017, 09:50h - 09:50

E a novela continua e o judeu doido pra ficar livre do elefante que já não é mais branco. Aquilo hoje não serve pra mais nada 80 milhões mais uns 40 na reforma em um lugar que não tem espaço pra estacionar sequer uma bicicleta. Pede área do Aero, área fazenda Santa Cecilia, área Casa de Pedra e tantas outras no município mais o judeu bate o pé, só escritório central esse homem é esperto demais e lembrem-se ele nunca joga pra perder.

FranciscoJFLacerda 23 de dezembro de 2017, 14:05h - 14:05

Aquela área em frente onde existe um estacionamento pertence também à CSN. Tempos atrás a própria CSN e a CBS previdência anunciaram um projeto para construção de um edifício garagem no local e depois não se falou mais nisso. Agora eles poderiam incluir aquele mesmo terreno no pacote de troca das dívidas com a Prefeitura de Volta Redonda Há outras opções de estacionamento em terrenos próximos, também pertencentes a companhia caso se concretize o negócio!

Pagador de impostos 22 de dezembro de 2017, 09:36h - 09:36

Será preciso envolver uma consultoria independente, aceita pelas partes, para fazer um levantamento da real situação do edifício. Orçar os reparos necessários para a sua utilização. Incluir isso na pauta de negociação. Caso contrário, o que poderia parecer vantajoso para a PMVR e para a sua população, acabará sendo um mico. As questões envolvendo logística de estacionamento e deslocamento de pessoal se resolvem mais facilmente. A ideia de se discutir a inclusão das terras do Aero para a construção de um grande parque, como alguém comentou, também é boa. Só não pode deixar virar favela, ou ocupação, se quiserem usar o termo politicamente correto.

Cidadão pagador de impostos 22 de dezembro de 2017, 00:41h - 00:41

Parabéns ao prefeito Samuca, existe o passivo e deve ser recuperado, patrimônio público nunca é demais, o escritório central será de grande valia, abrigará todas as secretarias e autarquias públicas, será um cartão de visita que a cidade merece, e com certeza a população irá se orgulhar deste grande feito. A conciliação é o melhor caminho, brigas com a CSN é coisa do passado, e passado ruim não deve ser lembrado. Será emocionante ver as pessoas subirem e descerem aquelas escadarias novamente, lembraremos do passado bom, onde milhares saíam às 12:15 HS para almoçar. Êta saudades…

Delcio Pinto 21 de dezembro de 2017, 23:46h - 23:46

80 milhões nesse elefante branco? Este governo está gostando é de encher os bolsos de empresários “amigos da cidade” quá quá quá…principalmente num país que não investe em educação…ou ele faz um mega hospital ?kkkkkkk

Brasil : Aguarde, Carregando.... 21 de dezembro de 2017, 22:38h - 22:38

Olha sem desmerecer o atual prefeito.

Mas SAMUCA x BEIJAMIN eu acho que está arriscado a CSN continuar com o Escritório Central e ainda levar o Palácio 17 de Julho de troco…

Ney 21 de dezembro de 2017, 21:22h - 21:22

Falar que o Edifício do antigo Esc. Central, está acabado, é BURRICE ou MÁ FÉ. Para os ignorantes de plantão, posso informar que as construções de hoje é que são porcaria. O projeto desse prédio veio de Brasilia, e foi construído com muita grana e material de primeiríssima qualidade, e mão de obra civil, elétrica e eletrônica de primeiro mundo. Os elevadores não perdem nada para os novos de hj em dia. A PMVR paga alugueis altíssimos pela cidade toda. Centralizando ali todos os serviços, Municipais, Estaduais e Federais, mais bancos, etc. Quanto a logística, não vejo problemas, pois HOJE todas as linhas de ônibus passam pela VILA. Estacionamento para automóveis ? É só utilizar ás áreas hoje ocupadas pelos barracos abandonados ao longo da BR, com o ROTATIVO que está em vias de implantação. HOJE 80 % não paga o estacionamento e fica por isso mesmo. Só para esclarecer não sou, nunca fui e nem pretendo ocupar cargo na PMVR, pois sou Engenheiro Civil aposentado.

FranciscoJFLacerda 23 de dezembro de 2017, 14:07h - 14:07

Isso aí, comentário de quem não quer passar vergonha ou tem vergonha na cara, com conhecimento de causa, coisa que poucos aqui possuem ou a memória já foi pro beleléu! kkkk

Certo 21 de dezembro de 2017, 21:21h - 21:21

Ali dá pra fazer um centro administrativo economizando com alugueis e até para implantar outras coisas na área de saúde, seria uma ótima aquisição, sem falar que a localização é excepcional, ao contrário daquela “coisa” ali no aterrado que se parece mais com um necrotério do que um centro administrativo, aliás faça dali um necrotério seria ideal.

Chico bala 21 de dezembro de 2017, 20:56h - 20:56

Prefake almofadinha por favor pare de jogar pra platéia…. Todos sabemos que o Judeu só joga pra ganhar…..Larga de ser esse adolescente mimado,… Vai ter que descascar o abacaxi depois….

luiz carlos melh coutinho 21 de dezembro de 2017, 20:34h - 20:34

Parabéns prefeito não de ouvidos a mensagem enviadas a mando de seu inimigos políticos e pessoas retrógradas

luiz carlos melh coutinho 21 de dezembro de 2017, 20:29h - 20:29

Parabéns prefeito não de ouvidos a mensagens que são enviadas por ordens de seus inimigos políticos

Chanceler do Qatar 21 de dezembro de 2017, 19:34h - 19:34

Lugar de elefante branco é no zoo, prefake.

Marcio Lemos 21 de dezembro de 2017, 19:21h - 19:21

Se for fechado este negócio terá que ter onibus 0800 pra vila, pois todos os orgãos da PMVR concentrado em um lugar que não há vagas de estacionamento, putz…

Jhony Walker 21 de dezembro de 2017, 21:13h - 21:13

Agora sim um ponto bem interessante funcionários publicos recebem passagem e por que estão usando carro próprio pra ir para o serviço ou usando caronas? Está na hora de tirar os sanguessugas do cofre de VR FLAGRANTE NELES E REMOÇÃO DO BENEFÍCIO

coerente 21 de dezembro de 2017, 18:32h - 18:32

Prefeitura tá comprando tudo que estava parado. Isso pra cidade é bom. Falta agora comprar o hospital S. José e o edifício redondo.

Rodrigo Sabe 21 de dezembro de 2017, 18:32h - 18:32

Samuca da Silva, pega o dinheiro e invista no que a prefeitura já tem, amigo gestor, vc só está comprando prédios acabados, quero ver o depois, honra seu discurso amigo, administre a cidade, vc está parecendo criança mimada que quer tudo que vê…agorinha vc vai comprar a própria CSN…

fabio 21 de dezembro de 2017, 20:25h - 20:25

Concordo, antigo escritório central é muito velho e o valor de reforma é altíssimo.
Faça a CSN pagar seus dividas ou coloque em penhora os terrenos que ela possui…

Brasil : Aguarde, Carregando.... 21 de dezembro de 2017, 22:44h - 22:44

SAMUCA x BEIJAMIN : Eu acho que está arriscado a CSN continuar com o Escritório Central, ficar sem dívidas, e ainda levar o Palácio 17 de Julho de troco…

Eduardo 21 de dezembro de 2017, 17:16h - 17:16

Meu ponto de vista, seria melhor receber esse valor devido e acabar as obras na cidade e utilizar também esse dinheiro para fazer compras de material para saúde e educação, essa aquisição é prejuizo para prefeitura devido o alto custo de manutenção desse prédio.

FranciscoJFLacerda 21 de dezembro de 2017, 18:37h - 18:37

E o predio ficar anos e anos sem uma definição se deteriorando, se especulando aquele espaço maravilhoso? Já são 14 anos de muito pouca, ou quase nenhuma utilização do escritório Central.

Alex 22 de dezembro de 2017, 01:22h - 01:22

O problema , é que a csn nao paga! Ou pega o que ela tem, ou continua sem receber.

Roberto 21 de dezembro de 2017, 17:14h - 17:14

Espero que a PMVR já tenha previsto quanto vai gastar na recuperação do prédio e depois para a conservação e manutenção. E é preciso planejar sobre o impacto no trânsito e nos estacionamentos do bairro, considerando-se que muitos departamentos da prefeitura vão mudar para lá.

Escanca 21 de dezembro de 2017, 17:11h - 17:11

Que absurdo a prefeitura nem sabe o quanto a CSN deve. Até o Zé da padaria tem um caderninho com a dívida de cada pão de cada cliente e a PMVR não sabe o valor de uma dívida milionária.
Pelo jeito esse prédio velho será trocado a preço de banana. Se o Samuca fosse mais visionário incluiria também o terreno do Aero para fazer o nosso parque ambiental como o Ibirapuera gerando lazer, turismo e qualidade de vida.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996