Medida contempla Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias

Foto: Divulgação
Vassouras – A Prefeitura de Vassouras reajustou, em 56%, o salário dos Agentes de Combate à Endemias e Agente Comunitário de Saúde. A medida contempla 109 profissionais da saúde – sendo 83 Agentes Comunitários e 23 Agentes de Endemias – cujos vencimentos passam de que passam de R$ 1.550 para R$ 2.424.
A medida, autorizada pelo prefeito Severino Dias, ocorre em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde, nº 2.109, de 30 de Junho deste ano, que estabelece o piso desses profissionais.
“È um reajuste mais do que merecido. Sabemos a importância desses profissionais no dia a dia da nossa comunidade. Nosso governo tem com foco melhorar a cada dia a qualidade de vida dos vassourenses e de todos que trabalham para alcançar esse objetivo. Acolher essa categoria é nossa responsabilidade e fico muito satisfeito em poder conceder um aumento que realmente fará a diferença no bolso dos colaboradores”, ressaltou o prefeito.
Na decisão do MS a importância da criação do programa de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias também ganhou destaque. O órgão lembra que esses profissionais são legados do Sistema Único de Saúde, com a implantação de políticas públicas que possibilitam o acesso à saúde por parte da população mais carente e vulnerável, bem como informações sobre riscos de doenças e epidemias.
A vice-prefeita, Rosi Silva, também exaltou a medida para valorização dos profissionais e ressaltou os avanços da saúde no município.
“A saúde de Vassouras é referência na região e temos que agradecer a cada um que contribui para que isso seja possível. Nossos agentes fazem um trabalho excepcional e merecem esse reajuste. Ao lado do prefeito Severino, estamos realizando um governo que tem avançando na estrutura física da saúde municipal e ampliando os atendimentos para a população”, disse Rosi.
A importância da atuação desses profissionais e a proximidade deles com a população foi ainda destacada pela secretária de Saúde, Larissa Vieira. A secretária enfatizou a atuação desses profissionais junto a comunidade.
“Os agentes prestam serviços importantes e essenciais a população, são esses profissionais que mais conhecem a saúde do povo, com ações de prevenção de doenças e promoção de saúde. Eles são atores importantes para a obtenção de resultados positivos na saúde da população”, concluiu.
Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Só falta Volta Redonda né, vamos pressionar.
De fato os Agentes de Combate a Endemias prestam um serviço excepcional à população.
Não são como os Auxiliares e Técnicos de enfermagem por exemplo, cujo serviço não tem relevância alguma.