Volta Redonda prepara rede municipal para retorno às salas de aula em setembro

by Diário do Vale

Volta Redonda – As escolas da rede municipal começaram a ser preparadas para o retorno presencial das aulas, com previsão para 13 de setembro, após a conclusão da vacinação contra a Covid-19 em professores e profissionais da Educação. O retorno ocorrerá de forma híbrida, aulas presenciais e online, respeitando a decisão dos pais e responsáveis dos alunos. No caso dos maiores de idade e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), eles poderão optar pelo espaço físico ou virtual de ensino. Os que decidirem retomarem aà aulas presenciais assinarão um termo de compromisso. As aulas remotas continuarão somente para aqueles que não aderirem ao modelo presencial.

No caso dos estudantes que não têm acesso à internet, a Secretaria de Educação seguirá providenciando o material impresso a eles. A estimativa da  prefeitura é que dos 36 mil alunos matriculados na rede municipal de Volta Redonda, aproximadamente 21 mil voltem ao ensino presencial.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Augusta Coelho, um plano de retorno foi elaborado para a Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), tendo em vista todos os protocolos de sanitários e de saúde.

Além da melhoria na estrutura física, as escolas, incluindo creches, receberão tapetes sanitizantes, dispensers com álcool em gel (70%), que ficarão instalados em vários ambientes como salas de aula, refeitórios e outros. Máscaras foram adquiridas para servirem de estoque nas escolas, caso algum aluno chegue à unidade sem a proteção facial. Todos também terão a temperatura corporal aferida.

Pesquisa de opinião

A diretora do Departamento Pedagógico lembrou que uma pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Educação para saber a opinião dos pais e alunos sobre o retorno presencial das aulas, mas adiantou que a maioria já sinalizou que quer a volta do ensino presencial.

“Na Educação Infantil, onde estão inseridas as creches, 70% quer a volta do presencial. Isso porque muitas mães precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos. No EJA, por exemplo, muitos alunos trabalham, alguns são idosos e precisam deste contato. Por isso estamos tomando todas as precauções e seguindo os protocolos necessários para resgatar a presença física nas escolas efetivamente”, comentou Valéria.

A secretária de Educação de Volta Redonda, Therezinha Gonçalves, a Tetê, destacou que o governo municipal tem se preparado para garantir um retorno seguro às aulas presenciais.

“Estamos terminando esta pesquisa para saber quantos alunos voltarão online e quantos de forma presencial. Com isso poderemos nos organizar junto com os diretores das unidades escolares. As escolas compraram os itens necessários, através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), e a Secretaria também fez compra para reforçar o estoque. Tudo para garantirmos um retorno às aulas com segurança”, destacou Tetê.

Enquanto a pesquisa não é finalizada, os profissionais da Educação estão passando por um treinamento, a fim de se capacitarem no cumprimento dos protocolos de segurança sanitária. A ideia é que eles se tornem multiplicadores de ações de prevenção ao vírus em toda a comunidade escolar.

You may also like

12 comments

Ana 19 de julho de 2021, 19:50h - 19:50

E quando esse prefeito vai pagar o que deve aos professores Reda da Fevre?

Morador 19 de julho de 2021, 16:57h - 16:57

A mulher reclamando que mora longe no parque do contorno não tem nada. Eu moro no Roma bem longe… Ainda bem que tem escola aqui rsrsrs.

Jogo duro 19 de julho de 2021, 16:47h - 16:47

Coisa de doido , será eles tem filhos , todo dia tem variantes no país , qual será a desculpa se alimentar os casos. E brincar de médico , e pacientes

Vacina para todos!!!! 19 de julho de 2021, 19:14h - 19:14

Pfizer tá liberada para maiores de 12 anos, RIO e São Paulo começam em agosto e VR quando começa?????

Alguém 19 de julho de 2021, 12:50h - 12:50

Eles aferem temperatura errado em todos os lugares, tem que ser na cabeça, aferem no pulso, a minha sempre dá 33 nas lojas e shoppings ou estou morta e não estou sabendo.

Jogo duro 19 de julho de 2021, 16:51h - 16:51

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a minha também tem uns , segurança que nem olha os aparelhos , está na metade do ano , será que está faltando infernos nos hospitais ,deve ser isso que quer que as aulas está voltando .

Revoltada 19 de julho de 2021, 11:52h - 11:52

Alguém que more no retiro, aterrado ou volta grande quer trocar de casa comigo? Moro no parque do contorno. Meu marido antes de comprar casa aqui esqueceu que temos filho e não temos carro! Ele acha que a escola é logo ali!

Bone 19 de julho de 2021, 20:39h - 20:39

Pare de reclamar de barriga cheia.
Dureza é sair de Queimados e trabalhar em Niterói ou sair de Santa Cruz e trabalhar em Ipanema. Volta Redonda é um ovo. Tudo é perto.

Só rindo ainda mais 19 de julho de 2021, 11:48h - 11:48

Pra quem mora perto da escola é uma maravilha, mas pra quem mora nesse fim de mundo chamado parque do contorno levar filho para escola é uma viagem!

Universitário 19 de julho de 2021, 12:17h - 12:17

Kkkkkkkkkk. Tenho uma tia que comprou casa aí. É meio longinho mesmo.

Cabeleireira 19 de julho de 2021, 12:20h - 12:20

Quase que eu comprei casa aí na segunda fase. Deixa eu quietinha aqui mesmo na siderlândia. Queria morar no retiro mas o valor de uma casa lá só ganhando na loteria rsrsrs.

Só rindo 19 de julho de 2021, 11:46h - 11:46

Está tão bom aulas on-line. Nesse bairro fim de mundo chamado parque do contorno não tem nada! Vou ter que levar meu filho para escola de ônibus. Onde fui amarrar minha égua? Kkkkkkk. Só rindo para não chorar!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996