Volta Redonda terá hoje ‘Dia D’ de combate à dengue

by Diário do Vale

Volta Redonda – A secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira o Dia D de Mobilização Nacional para Combate a Dengue. Agentes de endemias da Vigilância Ambiental farão diversas ações de educação preventiva. Os moradores vão ser orientados sobre a importância de se eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya e o vírus zika.

As ações este ano, segundo orientações do Ministério da Saúde, terão como objetivo principal a eliminação de possíveis criadouros do mosquito em prédios públicos, entre eles, as Unidades de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família. Os agentes se dedicarão ainda a atividades educativas em salas de espera, com a finalidade de reforçar junto à população a necessidade de manter as ações de combate ao Aedes aegypti.

Com a chegada do calor e, especialmente, as chuvas, período propício a maior reprodução do mosquito, a Vigilância Ambiental voltará a convidar a população à aderir a Campanha 10 Minutos contra a Dengue, quando moradores são orientados a destinar parte desse tempo na limpeza e remoção de utensílios que podem se tornar criadouros do mosquito em residências.

Além diss,o agentes de endemias concentram as atividades no bairro Mariana Torres para eliminação dos criadouros do Aedes aegypti na localidade, apontada como uma das regiões no município com maior índice de infestação do mosquito, segundo o último levantamento (LIRAa).

– O cuidado tem que começar dentro da nossa casa, onde precisamos zelar deste espaço com muita atenção, adotando medidas simples, como identificar e eliminar objetos que possam acumular água, vindo a se transformar em criadouro do Aedes aegypti – ressaltou a secretária de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do Aedes aegypti.

Números

Dados do Setor de Epidemiologia apontam que, entre janeiro a novembro deste ano, o município registrou 3.823 casos notificados, sendo 466 confirmados e um óbito. Embora este número seja inferior aos dados registrados no mesmo período, do ano passado, quando foram notificados 4011 casos de dengue, sendo 1176, confirmados para a doença, as ações da SMS não param.

Assim como números de pessoas infectadas pelo mosquito são acompanhados de perto pela secretaria, a Vigilância Ambiental, tem como apoio na luta contra a dengue dados apresentados pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizados há cada trimestre, e que em outubro deste ano atingiu índice de 0,8% – considerado de Baixo Risco pelo Ministério da Saúde.

You may also like

2 comments

Banguela 1 de dezembro de 2016, 22:52h - 22:52

Matéria incompleta. Qual o telefone do disk- dengue? A piscina do meu vizinho parece um pântano.

Indignada 1 de dezembro de 2016, 20:10h - 20:10

Aproveitem e dêem uma passada nessa vergonha desse hospital São José aqui no Retiro abandonado e que está colocando a saúde e a vida de seus vizinhos em risco. Já estou cansada de reclamar e te tentar tomar providências mas está difícil

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996