>
quinta-feira, 19 de maio de 2022 - 15:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Angra dos Reis terá Inventário de Oferta Turística

Angra dos Reis terá Inventário de Oferta Turística

Matéria publicada em 25 de outubro de 2015, 12:00 horas

 


Convênio vai mapear atrativos turísticos, infraestrutura e o trade dos 23 principais destinos do Estado

Turismo

Presenças: Conceição e Klauber Valente em evento que firmou convênio para execução de projeto (Foto: Divulgação)

Angra dos Reis – O município terá um novo Inventário da Oferta Turística (IOT), importante instrumento para auxiliar na elaboração de políticas públicas para o turismo. O projeto será coordenado pela secretaria de Estado de Turismo do Rio, com apoio da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/RJ).
A pesquisa e todas as etapas do levantamento serão feitas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT foi oficializado na segunda-feira (19) no auditório do Campus da Praia Vermelha da UFF, em Niterói. A prefeita Conceição Rabha (PT) e o presidente da Fundação TurisAngra, Klauber Valente, assinaram um termo de compromisso confirmando a participação do município no IOT e autorizando a realização das pesquisas.
Também serão contempladas as cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Valença e Vassouras.
O Inventário da Oferta Turística irá mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos, serviços e cadeia produtiva dos destinos, por meio de uma ampla pesquisa de campo. O desenvolvimento das atividades do IOT poderá ser acompanhado através do site www.inventarioturistico.uff.br e pelas redes sociais (Instagram, Flickr e Facebook).
Segundo Klauber Valente, o relatório final do IOT irá nortear o planejamento das ações futuras da TurisAngra e contribuir no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.
– O Inventário da Oferta Turística é de fundamental importância para municípios que buscam desenvolver o turismo sustentável. Com ele, Angra poderá planejar os investimentos e criar políticas amplas e eficientes. Políticas que fortaleçam o setor e fomentem o desenvolvimento econômico da atividade no município. Vamos contribuir com a Setur/RJ e com a UFF para que a pesquisa seja realizada da melhor maneira possível e que tenhamos de fato um mapeamento que mostre a real situação do turismo em Angra dos Reis – garantiu Klauber Valente, que crê que o trabalho estará concluído no primeiro semestre do ano que vem.
Conceição Rabha, que foi convidada pelo secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix, para compor a mesa da solenidade, afirmou que o OIT atenda à uma solicitação antiga dos prefeitos das cidades turísticas.
– Essa ação da Setur é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade turística no interior do Rio de Janeiro. É com imensa satisfação e alegria que assinamos esse termo de compromisso com a Setur e a UFF. Todos os prefeitos dessas 23 cidades aguardavam há anos do Governo do Estado iniciativas com esta e já estamos com a expectativa de termos em mãos o resultado desse inventário – disse Conceição Rabha.
Licitado pela Secretaria Estadual de Turismo, o trabalho será desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT-RJ contará com a participação de mais de 100 profissionais e apresentará o resultado final no prazo estabelecido de 10 meses. Em Angra o trabalho será iniciado imediatamente e a pesquisa de campo será realizada em janeiro/2016.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document