;
domingo, 29 de novembro de 2020 - 19:43 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Antiga estação vai abrigar ponto turístico em Engenheiro Passos

Antiga estação vai abrigar ponto turístico em Engenheiro Passos

Matéria publicada em 2 de junho de 2019, 16:21 horas

 


 

Modelo de como ficará a estação foi apresentado durante assinatura de parceira
Foto: Divulgação

Resende- As obras de reforma e revitalização da antiga Estação Ferroviária de Engenheiro Passos serão iniciadas nesta semana. A intervenção é uma antiga reivindicação da população do distrito e é fruto de uma parceria entre a prefeitura, o Ministério Público Federal, o Iphan-RJ (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a empresa de logística MRS e a Secretaria de Estado de Transportes.

Na tarde da última sexta-feira, dia 31 de maio, uma vistoria preliminar às obras foi efetuada e contou com a presença do secretário de estado de Transporte, Delmo Pinho, do Secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo, Tiago Diniz e do prefeito Diogo Balieiro Diniz. O encontro significou o pontapé inicial pra a realização das obras.

– É uma situação que se arrastava há anos e a atual gestão se comprometeu a resolver. Já na próxima semana as obras serão iniciadas e em breve teremos um novo ponto turístico para a região, que irá beneficiar tanto os moradores de Engenheiro Passos, quanto nosso município em gera – disse o prefeito.

Em 2018, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, assumindo o compromisso de reformar o local. Inicialmente, a intervenção estava prevista para acontecer no galpão, que fica localizado ao lado da estação do Trenzinho. No entanto, a localização do galpão se tornou um problema, já que ele fica entre os trilhos, o que inviabiliza a utilização do espaço.

Com o TAC, a reforma foi transferida para a estação abandonada de Engenheiro Passos, que fica na beira da Dutra e vai poder ser utilizada como um local para oferecer artesanato, produtos locais, além de uma estrutura para estacionamento. Apesar da reforma geral, toda a arquitetura do ponto turístico será preservada conforme o modelo original.

De acordo com as frentes envolvidas na intervenção, a Estação Ferroviária de Engenheiro Passos totalmente reformada e novinha em folha será entregue à população no primeiro semestre de 2020.

História e Importância

Inaugurada há quase um século e meio, em 1873, a estação teve como primeiro nome “Estação de Boa Vista”. Através de uma homenagem ao diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil e ex-prefeito do Rio de Janeiro, o engenheiro Francisco Pereira Passos, a estação ganhou um novo nome, consolidado até hoje.

Em seus primeiros anos de funcionamento, foi uma estação de grande importância para a região, uma vez que nela se concentrava o escoamento de matérias primas, como café, fumo e cereais para os polos exportadores (Rio de Janeiro e São Paulo). A estação é a última do ramal em território fluminense e está a aproximadamente três quilômetros do estado de São Paulo.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document