Associação de processadores de aço comenta retomada de crescimento no setor

by Paulo Moreira

Foto: Divulgação
Gallo afirma que Aproaço é importante na retomada do crescimento do setor

Sul Fluminense – Durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (6), em Volta Redonda, a diretoria da Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro (Aproaço), fez um balanço das ações do segmento, após o Instituto Aço Brasil divulgar nesta semana as projeções de crescimento da indústria siderúrgica no país em 2022.

De acordo com o instituto, a produção de aço saltou 10,1% em março na comparação com fevereiro. Já as vendas internas aumentaram 20,2% no mesmo período. No balanço geral, há a estimativa de alta de 2,2% na produção brasileira de aço bruto este ano, além do crescimento em 2,5% das vendas no mercado interno.

Segundo o vice-presidente da Aproaço, José Valentin Gallo, os dados indicam um importante movimento de recuperação do segmento neste momento, aliado à organização das empresas para debater e propor ações que discutam a retomada do crescimento da indústria fluminense.

— Estamos vivendo um momento importante, de projeções positivas na produção e comercialização do aço. Um fator que também precisa ser destacado foi a recuperação dos postos de trabalho, fechados durante o auge da pandemia. Somente o setor do aço gera cerca de 10 mil empregos e forma direta e indireta no estado, trazendo um impacto econômico e social relevante nas cidades onde as indústrias do aço estão localizadas. Isso nos mostra o quanto é importante que as empresas se organizem, discutam juntas as pautas buscando propostas e medidas que fortaleçam o setor — explicou.

Fundada em agosto de 2021, a Aproaço reúne cerca de 20 empresas produtoras de aço no estado. E a organização da associação levou as empresas a debater pautas importantes junto a Alerj e ao Governo do Estado, como a regulamentação da lei estadual 6.979, que busca dar segurança jurídica às empresas, além da apresentação de projetos de leis que visem aperfeiçoar e atualizar a legislação no estado.

— O balanço das nossas ações é muito positivo. Em menos de um ano, com organização e o comprometimento das empresas sérias, que trabalham em conjunto pelo desenvolvimento econômico do estado, conseguimos pautar com o legislativo e o executivo temas de suma importância para o fortalecimento do setor do aço. Através do diálogo e identificando os gatilhos para destravar o setor, a Aproaço tem ganho voz e se mostrado peça importante nessa engrenagem da retomada do crescimento — finalizou José Valentim Gallo.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996