Atualização de dados do bolsa família e BPC está terminando, em Resende

by Diário do Vale

Beneficiários do Bolsa Família precisam atualizar os dados imediatamente no CRAS do bairro
(Foto: Carina Rocha/ Divulgação)

Resende – Cerca de 400 beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e mais 2.075 do Bolsa Família, moradores de Resende, poderão perder seus benefícios sociais em 2019, caso não cumpram as exigências do Governo Federal. Para que isso não aconteça, os beneficiários do Bolsa Família precisam apresentar, imediatamente, no CRAS de referência de seu bairro, o CPF ou o Título de Eleitor, até a próxima sexta-feira, dia 14, para se registrarem no CadÚnico.

São necessários pelo menos um dos documentos constantes do Bloco 5 do Formulário Principal: a Certidão de Nascimento ou de Casamento, CPF, Carteira de Identidade – RG, Carteira de Trabalho e Previdência – CTPS ou Título de Eleitor. Embora a exigência seja a da apresentação de ao menos um documento para registrar as informações, é importante ter em mãos todos os documentos que cada pessoa possuir. Quanto mais completa e qualificada for a identificação das pessoas registradas no Cadastro Único, maior é a possibilidade de fazer a correta identificação e, com isso, implementar as ações específicas voltadas para essas famílias ou pessoas nele inseridas
É recomendável também solicitar que o Responsável Financeiro apresente algum documento da escola (comprovante de matrícula, declaração da escola, boletim etc) para cada componente da família que frequenta a escola. A apresentação desse documento facilita o registro correto do nome da instituição, do curso e do ano/série escolar da pessoa.

Pago mensalmente pelo Governo Federal, o BPC é um benefício, no valor de um salário mínimo, concedido a deficientes de qualquer idade, ou idosos com mais de 65 anos, com renda per capta de até 25% do salário mínimo e, por isso, incapazes de prover seu sustento. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, responsável pela gestão do Cadúnico em Resende, a partir de novembro de 2017, quando o Governo Federal publicou o decreto 8.805/2016, todas as pessoas que recebem o BPC ficaram obrigadas a se registrar no Cadúnico.

O cadastramento deve ser feito no CRAS de referência do beneficiário, ou seja, o mais próximo de sua casa. O atendimento no local é feito de segunda a sexta feira, das 8h às 17h. Para fazer o registro, os beneficiários devem apresentar todos os documentos exigidos (ver relação abaixo), de todos os moradores da casa. Quem não ser registrar no Cadastro Único poderá ter o pagamento suspenso em 2019.

Já quem recebe o Bolsa Família, mas está com o benefício sob Averiguação e Revisão Cadastral, precisa atualizar seus dados imediatamente, ou também corre o risco de perder o benefício. A atualização deve ser feita no CRAS de referência, onde o beneficiário deverá apresentar todos os documentos exigidos (ver relação abaixo), de todas as pessoas que moram na residência.

Condicionalidade de Saúde

Outra importante convocação da gestão do Cadúnico de Resende é para a segunda chamada da Condicionalidade de Saúde do programa Bolsa Família. A condicionalidade é um dos compromissos que a família tem que cumprir para continuar recebendo o benefício. Para isso, os responsáveis precisam comparecer, na próxima sexta-feira, dia 14, a um dos três postos de saúde do município que estão fazendo este atendimento, levando seus filhos menores de sete anos para pesar, além do cartão de vacina e do cartão de pré-natal, caso haja alguma gestante na família.

Serviço

Postos responsáveis pelo atendimento
Posto de Saúde Resende – De 8h às 11h e das 13h às 16h
Posto de Saúde Manejo – De 10h às 15h
Posto de Saúde Cidade Alegria (DPO) – De 8h às 11h e das 13h às 16h

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996