Bancários prosseguem com greve no Sul Fluminense

by Diário do Vale
Agência no bairro Aterrado, em Volta Redonda, permaneceu lotada com fila até a calçada (Foto: Franciele Bueno)

Agência no bairro Aterrado, em Volta Redonda, permaneceu lotada com fila até a calçada (Foto: Franciele Bueno)

Sul Fluminense – Bancários de todo o país deram início à greve na manhã de ontem por tempo indeterminado. Quem saiu de casa para pagar contas precisou esperar por horas em filas. Quem precisou resolver outras questões nas agências voltou para casa sem solução. Apenas os caixas eletrônicos seguiram funcionando normalmente e para alívio dos aposentados, alguns bancários permaneceram auxiliando os idosos nas operações.

Em uma agência bancária, no bairro Aterrado, a fila chegou até a calçada da rua. Em outro banco, na Vila Santa Cecília, o cenário foi o mesmo: filas enormes e muitas pessoas impacientes. Devido às filas nas agências bancárias muitos optaram por pagar as contas nas casas lotéricas que também ficaram lotadas.

Os bancários rejeitaram a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As reivindicações incluem reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira.

A categoria ainda rejeitou o abono oferecido:

– Além do Imposto de Renda incidir sobre o valor, o abono não acresce nas contribuições para os fundos de pensões, prejudicando o valor das aposentadorias. O percentual de 6,5% oferecido pela Federação não repõe sequer a inflação dos últimos meses, projetada em 9,57. Ao contrário representa perda real de 2,8% – analisou o presidente do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, Péricles Lameira, o Cabral.

Consumidores devem procurar alternativas para pagar contas

Com a greve dos bancários por tempo indeterminado, os consumidores devem procurar meios alternativos para pagar suas contas. Segundo a Proteste Associação de Consumidores, a greve não pode ser motivo para protelar pagamentos. As informações são da Agência Brasil.

Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato com o banco, por telefone, e solicitar uma alternativa, orienta a associação.

Quem movimenta a conta pela internet ou nos caixas eletrônicos não deve ser afetado pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente.

Para as pessoas que têm contas a pagar de tarifas públicas, como água, telefone e energia, é aconselhável ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. A Proteste lembra que essas contas podem ser quitadas em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas (se já tiver vencido a data de pagamento) é acordado com a própria empresa que presta o serviço.

O serviço de compensação bancária é considerado atividade essencial pela legislação brasileira e não pode sofrer qualquer paralisação. Portanto, cheques e DOCs devem ter a compensação nos prazos normais.

A Proteste lembra que o consumidor está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor para responsabilizar o estabelecimento, caso seja penalizado com cobrança de multa e juros se não tiver, de forma alguma, como fazer o pagamento em consequência da greve. Nesse caso, o cliente deve formalizar a reclamação por meio de uma carta ao banco, aos cuidados do gerente, relatando os fatos e requerendo as providências cabíveis. Além disso, acrescenta a Proteste, o consumidor poderá registrar uma queixa no Banco Central e procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Por Franciele Bueno, com Agência Brasil

 

You may also like

8 comments

Bancario 8 de setembro de 2016, 22:59h - 22:59

Enquanto vocês brigam, amanhã tô de novo na praia… Abraços, um bancário…. :))))

Perito 7 de setembro de 2016, 22:14h - 22:14

Essa greve foi orquestrada para tentar desestabilizar o governo, com um único objetivo pelos sindicatos, que é continuar a mamar na tetas do governo(nosso dinheiro). Muitos criticam a greve mas apoiam as manifestações(diga-se de passagem, bem fraquinhas, pois a mortadela acabou), que prejudicam justamente aqueles que as defendem. Quando se bloqueia uma estrada ou uma rua, os únicos prejudicados são os próprios trabalhadores, ou vcs acham que os grandes políticos andam de ônibus? fazem arruaças, sujam a sua rua, picham muros, quebram pontos de ônibus, vidraças etc, e quem são os UNICOS prejudicados? vc mesmo que tanto osdefende kkkkkk é ser muito estupido kkkk. Onde estavam os sindicatos da região quando o PT mudou as regras do seguro-desemprego, deixando milhares de trabalhadores desamparados, justamente quando mais precisaram? e tem trouxa que defende kkkkk

Geraldo Claret Plauska 7 de setembro de 2016, 18:36h - 18:36

Essa tal de Proteste deve ser aliada dos banqueiros e empresários.Ela acha que o povão , que não é culpado pelos bancários, a maioria coxinha, serem mal remunerados, tem todo o tempo do mundo para fazer cartas, conversar com gerentes, etc,etc… Cai na real, oooo Proteste. A quem você representa ? Com certeza, não é ao povão.

Perito 7 de setembro de 2016, 22:19h - 22:19

Com certeza a maioria é de coxinhas, se fosse da turma da mortadela, todo dia o banco seria assaltado kkkk Sem falar que a turma da mortadela só deve saber contar até 13, pois foram doutrinados a aprender até ai, caso contrário se tornariam pessoas pensantes, e isso o 13 não quer não é mesmo?

BERNARDO 7 de setembro de 2016, 13:52h - 13:52

poxa essa e a melhor greve do pais , so quem leva a pior o brasileiro mais uma fez , vão pagar contas com multas e ai banqueiros mais ricos , e os engraçadinhos dos funcionarios fazem greve sim mais la dentro trabalhando pergunta a eles q os empresarios ficam sem movimentar , entao e so o pequeno q leva te novo ,greve na minha opinião e parar tudo assim sim , fecha ate as caixas eletonica parece que os banqueiros q manda fazer greve

Anonymous 7 de setembro de 2016, 18:08h - 18:08

se fechar os caixas eletrônicos seu burro aonde a população vai tirar o dinheiro do colchão?

BERNARDO 7 de setembro de 2016, 20:28h - 20:28

Anonymous acorta vc q tem q lagar ter ser burro , vc paga pra ter uma conta no banco , mais nao sou contra a greve nao so acho q tem q parar tudo mesmo, vc so pensa em vc tem muita gente q nao tem conta e precisa pagar na boca do caixa , e alem do mais os bamqueiros nao estão nem ai pra greve , greve pra mim para tudo ,

Rivaldinha 6 de setembro de 2016, 23:40h - 23:40

Todo ano é a mesma historinha. Na verdade, com internet e tecnologia, os bancários são importantes para ajudar os velhinhos e aposentados nos caixas eletrônicos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996