Banco Central lança assistente virtual de atendimento ao cidadão

by Diário do Vale

Brasília – O Banco Central (BC) lançou hoje (24/1) um assistente virtual de atendimento ao cidadão chamado Din. A versão inicial vai auxiliar na consultar a relatórios sobre dívidas, operações de câmbio, contas e outros relacionamentos que possui com instituições financeiras. Segundo o BC, o Din evoluirá “em breve” para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC.

A versão inicial da ferramenta também ajuda o cidadão a consultar a certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras, servindo para comprovar, por exemplo, hipossuficiência financeira, necessária para receber financiamento estudantil e para ter acesso gratuito à Justiça.

Cerca de um terço dos pedidos de informação encaminhados ao BC são sobre os relatórios disponíveis no Registrato, sistema que permite acesso pela internet a relatórios contendo informações sobre relacionamentos de clientes com as instituições financeiras e sobre operações de crédito.

Segundo o BC, o novo canal de comunicação tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão aos próprios dados. “A vantagem do assistente virtual é que a interação pode ser feita a qualquer momento, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, e a resposta é imediata”, acrescentou o BC.

O BC informou que o Din funciona mediante conversa guiada, utilizando tecnologias de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina). Caso o usuário ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato com os canais de atendimento tradicionais do Banco Central, por meio do telefone 145 ou pelo site da instituição, em “Fale conosco”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996