Barra do Piraí registra saldo positivo em número de contratações e se destaca na região

by Diário do Vale

Na contramão de várias cidades, Barra do Piraí foi a que se destacou na região, mostrando um saldo positivo de contratações – Foto: Arquivo.

Barra do Piraí- Por conta da pandemia e pelo avanço da Covid-19 em toda região, a divulgação sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) já estava sendo esperada por grande parte dos gestores municipais, e com desânimo.

Mas na contramão de várias cidades, Barra do Piraí foi a que se destacou e, de maneira positiva, registrou saldo de 455 pessoas, na evolução de admissões e demissões em todo o 2020. Os números foram divulgados na quinta passada, 28.

Os números são referentes aos grupamentos (setores ou áreas) ligados à Agropecuária, à Construção Civil, à Indústria, ao Comércio e aos Serviços. Estes dois último foram os dois grandes vilões em Barra do Piraí, com saldo de -7 e -158 respectivamente. Construção e Agro foram modestos, e registraram 65 e 17 respectivamente. Já a grande surpresa para o município foi a Indústria. Puxado pela instalação de duas grandes metalúrgicas, a Mor e Brasilata, o setor teve saldo de 538, e foi o grande responsável pelo destaque barrense.

De acordo com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Wagner Aiex, os números em Barra do Piraí já eram esperados, sobretudo a partir do terceiro trimestre. Aiex ainda ressalta que, em tempos de pandemia, ter este saldo positivo demonstra, sobretudo, que “os municípios precisam buscar pelo planejamento”. Aponta que Barra do Piraí, “com viés pelo comércio, agora se vê inserido no âmbito industrial”, após perdas importantes.

“Estamos, ainda, em uma crise silenciosa, de ordem química, biológica, econômica e social. Não fosse o trabalho desenvolvido em 2019, quando o prefeito Mario Esteves teve a sensibilidade de receber os representantes da Mor e da Brasilata, estaríamos amargando saldo negativo. Este é um dos pontos de resgate de Barra do Piraí, que há muito tempo se viu estagnada, após o fechamento da BR Metals. Com a crise econômica ‘batendo às portas’, vamos torcer e trabalhar firme para que, aqui, ela não entre”, disse Wagner Aiex.

O prefeito Mario Esteves relembrou dos números registrados pela indústria, entre os admitidos, que foram 1.135, contra os demitidos, 597, e falou, especificamente, sobre a Mor. O chefe do Executivo barrense lamentou os dados negativos de cidades de grande porte, como Volta Redonda e Resende, e aponta a respeito do caminho a ser direcionado pelos vizinhos.

“Não devemos viver apenas no papel aquilo que chamamos de Macro ou Microrregião. Quando temos destaques nas cidades ao nosso entorno, acabamos ganhando da mesma forma; apesar de que os gestores de cada uma delas preferem a sua ‘fatia do pão’. E, quando se perde, diminui a capacidade produtiva de todos nós, na mesma proporção. Temos que pensar no amanhã, e isso já passou da hora. Não temos limites geográficos mais quando o assunto é o desemprego. Torço para que saiamos, o mais rápido possível, dessa crise, e, em conjunto, possamos alavancar o Sul Fluminense”, destaca.

 

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996