Barra Mansa discute implantação de entreposto de grãos

by Diário do Vale

Envolvidos irão se reencontrar ainda neste mês de abril e devem contar com a participação de de membros da Conab. (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – Com principal objetivo discutir a implantação de um entreposto de grãos em Barra Mansa, representantes de entidades empresariais e autoridades se reuniram na tarde da última sexta-feira (12), no auditório da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa).
O entreposto de grãos, de acordo com o presidente do Codec BM BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), Arivaldo Corrêa Mattos, é um projeto antigo de Barra Mansa e que vem ganhando força.

– A implantação de um entreposto é extremamente importante para a economia do nosso município e região e já vem sendo discutida há anos. Com o apoio das autoridades e o empenho das entidades empresariais esperamos que, em breve, o projeto se concretize – almejou Arivaldo.

Para colocar o projeto em prática, o prefeito Rodrigo Drable sugeriu alguns locais para abrigar o entreposto e ressaltou que está negociando com investidores chineses.
– O que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) exige é uma área de 5 mil metros quadrados e bem estruturada. Temos alguns espaços para abrigar o negócio: uma área na localidade de Anízio Braz e outra dentro do antigo imóvel da Edimetal. Mas todas precisam ser mais estudadas, considerando que precisamos pensar em questões de custos e logísticas – afirmou o prefeito.

O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) comentou a respeito de uma recente conversa que teve com o diretor-presidente da Conab, Newton Araújo Júnior, em Brasília.
– De imediato, nosso pedido foi pela instalação de um balcão direto de venda de produtos. Enquanto isso, o estudo de viabilidade do entreposto vai sendo realizado. Vamos continuar os esforços para tirar esse projeto do papel – garantiu o deputado.

Aproveitando a fala de Serfiotis, o presidente da empresa Rica Alimentos, Alexandre Igayara, comentou sobre o processo que seria mais benéfico para os produtores agrícolas.
– A venda de grãos em sacas não seria eficaz. Para o grande produtor, o ideal seria o silo graneleiro, com distribuição dos grãos pela malha ferroviária – disse o empresário.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, concordou que a melhor forma de transportar os grãos seria usando os trens.

– O modal de transporte realmente é a ferrovia. O estado do Rio de Janeiro tem grande potencial no agronegócio, mas, atualmente, importamos muito mais do que exportamos produtos agrícolas. Por isso vamos nos empenhar para tornar o entreposto da Conab em Barra Mansa uma realidade – ressaltou.
– Barra Mansa oferece toda condição logística para abrigar o projeto. A ACIAP se coloca à disposição para auxiliar nesse assunto no que for possível – reforçou a presidente da ACIAP BM, Denyse Singulani.

A reunião contou com a participação da presidente da ACIAP BM, Denyse Singulani; do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable; do presidente do Codec BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), Arivaldo Corrêa Mattos; do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes; dos deputados federais Antônio Furtado e Alexandre Serfiotis; do subsecretário estadual de Saúde, Bruno Marini; e do chefe de gabinete do deputado federal Hugo Leal, além de produtores rurais do município.

Para dar continuidade aos trabalhos, foi formado um grupo com representantes dos governos municipal, estadual e federal e de entidades empresariais. A equipe terá o compromisso de estudar os detalhes do projeto de implantação do entreposto. A próxima reunião está pré-agendada para o dia 26 de abril e deve contar com a participação de membros da Conab.

You may also like

1 comment

CADE INVESTIMENTO PREFEITO? 15 de abril de 2019, 12:57h - 12:57

É meu povo de BM, nosso prefeito continua fazendo reunioes de blábláblá, que não saíram do papel como as outras reuniões. E ser sair do papel, não sabemos o que isso acrescentara de bom para nossa cidade. Uma coisa é certa, “investimento para o crescimente nossa cidade, não teremos com essa turma que esta lá não”. Tem que sobrar dinheiro no caixa. Pra que? vcs imaginam ai!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996