Barragem da Cimento Tupi terá atividades encerradas

by Diário do Vale

Anúncio foi feito durante uma reunião
(Foto: Chico de Assis- Secom PMBM)

Barra Mansa- Em reunião realizada na noite desta quarta-feira (07), com moradores de Floriano e da Vila dos Remédios, o gerente Industrial e coordenador do Plano de Ação de Emergência para Barragens da Cimento Tupi SA, Gil Augusto de Carvalho, e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, anunciaram o encerramento definitivo das atividades da barragem da empresa, localizada em Quatis. O encontro foi realizado na Escola Bartolomeu Anacleto, na Vila dos Remédios, um dos locais possivelmente mais afetados em caso de rompimento da barragem de rejeitos.

No decorrer do encontro, Beleza disse do alívio que a notícia trouxe para os moradores.

– Em fevereiro, logo após o acidente de Brumadinho, nos reunimos com o gerente da empresa e o geólogo responsável pela elaboração do Plano de Emergência a fim de buscar esclarecimentos sobre os riscos de rompimento da barragem. Na ocasião, foi explicado que a barragem não recebia rejeitos há cerca de cinco anos e era classificada junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral como de baixo risco, mas mesmo assim existia um temor da população. Com o tamponamento da barragem, a população local fica mais aliviada – disse o secretário, esclarecendo que o encerramento da barragem exigirá a realização de outros serviços, como a compactação do solo e a drenagem de líquidos.

Na avaliação do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), Vinicius Azevedo, a decisão da empresa foi extremamente importante para os moradores.

– Admiro a atitude tomada pela Cimento Tupi e pela prefeitura de Barra Mansa, que reduz a zero a possibilidade de acidente no local – disse.

Também houve otimismo entre os representantes da população local. O presidente da Associação de Moradores do distrito de Floriano, Anderson Ferreira, mostrou-se satisfeito e agradeceu os responsáveis pelo trabalho de tamponamento da barragem. A vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Vila dos Remédios, Maria Luiza Rodrigues, também se mostrou entusiasmada com a realização do trabalho.

– O medo de acidentes era tão grande que chegamos a cogitar a possibilidade de vender nossas casas. Mas agora o cenário é outro, estamos contentes com o trabalho que está sendo feito e agradeço a todos pelo esclarecimento e preocupação com o nosso povo – disse.

Na barragem, de 19 metros de altura, estão armazenados resíduos de exploração de quartzo, minério não tóxico, utilizado na fabricação de vidros. A total desativação da barragem está prevista para setembro deste ano.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996