‘Beco das bicicletas’, uma opção de compra que resiste ao tempo

by Diário do Vale
Foto Beco da bicicleta-17-06 (5)

Em alta: Segundo comerciantes, bicicletas esportivas são as que mais se vendem atualmente
(Foto: Júlio Amaral)

Volta Redonda- Até mesmo quem não é morador de Volta Redonda já ouviu falar do ‘Beco das bicicletas’, localizado na travessa Joaquim Tavares, no Aterrado. Há mais de 45 anos em funcionamento, o local é uma referência para quem quer comprar uma bicicleta ou qualquer acessório do gênero na cidade. Na opinião de André Vallin, comerciante que possui uma bicicletaria há 45 anos na travessa, a concentração de comerciantes de um mesmo segmento traz benefícios para todos, pois acaba servindo de referência para quem gosta de bicicleta.
– O meu pai Paulo Duarte Vallin foi o pioneiro deste local, e o primeiro a abrir uma loja de bicicleta no beco. Em termos de mercado de bicicleta este local é o maior da cidade, e atualmente concentra 15 lojas especializadas na venda de artigos para bicicletas. Até os representantes de produtos e acessórios para bike ficam impressionados com a variedade de opções neste local. E aqui se encontra bicicletas para todos os gostos como elétricas, esportivas, importadas, infantis, triciclos e para cargas – destaca André.
Segundo o comerciante, as esportivas são as que mais se vendem atualmente. A preocupação com a saúde também tem levado segundo André a alavancar as vendas. “Já a média de preço é em torno de R$ 450 por uma mountain bike, com marcha, que é o carro chefe e a que mais se vende no momento, mas também temos bicicletas importadas de fibra de carbono e muito avançada ao preço de R$ 11 mil”, explica.
A concorrência até ajuda destaca André, pois o cliente pode fazer a pesquisa de preço e optar por onde se sente mais seguro e vantajoso. O engenheiro aposentado Anselmo do Nascimento diz ser freguês antigo do local e sempre que precisa comprar algum acessório para sua bicicleta vai à travessa.
– Este local já virou tradição para quem tem bicicleta, há muitos anos que o frequento porque aqui você encontra tudo relacionado à bicicleta e com preços variados – opina.
A proprietária de uma loja de artigos para bicicletas e que também conserta e vende o produto, Sueli Moraes de Souza, já trabalha há mais de 20 anos no Beco das bicicletas.
Segundo ela, o fato de existir um local com várias lojas comercializando um mesmo tipo de produto acaba ajudando nas vendas, pois o local acaba virando uma referência para o comércio de bicicletas.
– Tenho clientes de outras cidades que vem a Volta Redonda atrás dos produtos do Beco apenas pela facilidade de aqui poder encontrar qualquer acessório ou modelo de bicicleta. No nosso caso vendemos bicicletas e todo tipo de acessórios – destaca Sueli.
A comerciante também é da opinião que a concorrência não atrapalha, pelo contrário, só ajuda.
– Observamos ao longo do tempo que o fato de existir várias lojas juntas nos serviu de referência não só para Volta Redonda como também para outras cidades. Penso que o diferencial de cada lojista está na qualidade de seu atendimento. Se ele for bom e de qualidade, o cliente irá optar por aquela loja que o atendeu bem – opina.
Quem também confirma que o ‘Beco das bicicletas’ já virou referência para quem busca acessório ou uma boa bicicleta é a vendedora Vilma Maria do Nascimento.
– Como o local já existe a muitos anos comercializando acessórios e bicicletas de diversas marcas e modelos, acabamos nos tornando bem conhecidos dos consumidores que compram bicicletas. Muitos de nossos clientes já vieram aqui com seus pais para comprar uma bicicleta e agora trazem seus filhos. Com isso ficamos bem conhecidos ao longo dos anos e hoje somos temos clientes até de outros municípios – afirma.

Por Julio Amaral
([email protected])

You may also like

8 comments

Querosene 29 de junho de 2017, 11:32h - 11:32

ainda chamo de Beco do Mercado, essa história de beco das bicicletas não pegou na minha opinião.

Mineiro 28 de junho de 2017, 21:24h - 21:24

Esse beco sempre foi famoso, e merecia uma revitalização. Em 1963 comprei minha primeira bicicleta lá. Tinha também o bar do Haroldo.

David 28 de junho de 2017, 10:27h - 10:27

Tô ficando velho. No meu tempo era beco do mercado.

Eli 26 de junho de 2017, 12:05h - 12:05

se prestar atenção verá que vende outras coisas além de bikes!

Luana 26 de junho de 2017, 08:31h - 08:31

Referência em Volta Redonda e região , aqueles prédios mereciam uma.reforma, uma revitalização completa no local!

carlos 25 de junho de 2017, 16:05h - 16:05

Trabalhei no beco há 45 anos atrás e ainda não era o beco das bicicletas. Tinha a bicibras que vendia bicicletas. Mas não só isso. Tinha depósito de cigarro, sapataria, loja de roupas, barbearias, bares, armazém. Era o mercado da cidade com quitandas, casa de santo , açougues, etc.

Biruta 25 de junho de 2017, 17:07h - 17:07

Não era cicle Bras e sim Cicle Brasil ,hoje funciona com outro nome…

Biruta 25 de junho de 2017, 14:51h - 14:51

Paulo Duarte Vallim está com 92 anos de idade , lá no beco firme e forte.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996