
Fotos: Felipe Vieira (celular) / Divulgação (modelos virtuais)
Mensagens devem conter elementos que garantam a sua autenticidade
Barra Mansa – A Gerência de Dívida Ativa de Barra Mansa está implantando modelos-padrão para a notificação das pendências tributárias. As comunicações oficiais serão realizadas através do envio de mensagens via e-mail, SMS e WhatsApp.
Os novos modelos de notificação serão utilizados para informar os contribuintes sobre inscrição em dívida ativa, parcelamento em atraso e protesto/execução fiscal. As mensagens devem conter elementos que garantam a sua autenticidade, como CPF do contribuinte (com parte dos dígitos oculta), identificação da Prefeitura, da Secretaria de Finanças, da SARA (assistente virtual que realiza atendimentos por meio do WhatsApp) e o e-mail da Gerência de Dívida Ativa ([email protected]) como remetente das mensagens enviadas nesse formato.
Todas as mensagens passarão por um acompanhamento por parte da equipe, desde o agendamento do envio até a confirmação de recebimento. Através dos indicadores, será possível também determinar quais os principais públicos foram alcançados pela interação.
O gerente de Dívida Ativa, Pascoal Cardozo dos Santos, explicou que a iniciativa visa garantir maior efetividade na comunicação com a população. “Muitas vezes os contribuintes recebem a notificação e não se manifestam, demonstrando falta de intenção de resolver a situação. Então, tivemos essa ideia de modernizar o serviço da Gerência de Dívida Ativa por meio dos canais virtuais. Essas ferramentas permitirão uma interação mais direta, facilitando para que o contribuinte esteja ciente de sua dívida e consiga quitá-la com o município”, destacou Pascoal, informando ainda que nenhum boleto ou guia de pagamento será enviado por mensagem.
O secretário municipal de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, ressaltou que a padronização traz maior segurança para o contribuinte. “Como as mensagens serão padronizadas quanto ao conteúdo e à identidade visual, a pessoa saberá a quem recorrer. Além da praticidade dos recursos virtuais, conseguimos garantir economia aos cofres públicos, já que não será mais necessário enviar cartas. Outro benefício aos contribuintes é que eles não precisarão se deslocar até a Prefeitura, sobretudo neste período de temperaturas tão altas”, expressou Leonardo.
Para outros esclarecimentos sobre o assunto, o contribuinte pode entrar em contato com a SARA pelo WhatsApp: (24) 2106-3400. Também é possível obter informações através do e-mail da Gerência de Dívida Ativa: [email protected].