Rio de Janeiro – A região Sul Fluminense esteve representada na Feira do Empreendedor do Sebrae-RJ através do painel “Inclusão: o caminho do Empreendedor”. Baseado no “Manual de Atendimento às Pessoas com Deficiência”, redigido pela jornalista e consultora do Sebrae, Renata Alarcão, a partir da iniciativa do escritório Médio Paraíba, coordenado por Paola Tenchini, e da analista responsável pelo projeto, Cristiana Lima. Construído de forma coletiva realizada entre o poder legislativo – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, a Aciap-BM, a APAE-BM e o SEBRAE.
Durante a apresentação, no painel “Inclusão: o caminho do Empreendedor”, Renata Alarcão abordou a necessidade das empresas verem a pessoa com deficiência como um consumidor em potencial, o que não acontece hoje. “Ela ainda é vista como aquela pessoa que recebe ajuda, assistência, e nunca como sujeito ativo, que tem renda, que pode comprar e quer comprar. Saber lidar com as diferenças é fundamental para uma sociedade mais inclusiva.15% da população tem algum tipo de deficiência e estes encontram empecilhos na comunicação e nas estruturas físicas e digitais”.
Além de Renata Alarcão, participaram do painel “Inclusão: o caminho do empreendedorismo”, o advogado Matheus Gattás, presidente da ACIAP-BM; a vereadora Luciana Alves, a jornalista da Aciap-BM Ana Augusta Carvalho e Jaquelina Reis, psicopedagoga, especialista em Educação Especial e no Atendimento Educacional Especializado e diretora da APAE de Barra Mansa.