>
sábado, 2 de julho de 2022 - 09:11 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Conta de energia elétrica deve ficar mais barata a partir de hoje

Conta de energia elétrica deve ficar mais barata a partir de hoje

Matéria publicada em 1 de abril de 2016, 14:50 horas

 


Consumidores em todo o Brasil, que mantiverem o nível de gasto de energia elétrica, deverão ter uma redução na conta de luz em abril. É que a partir desta sexta-feira (1º), o custo para produzir energia ficará menor, quando passa a vigorar a bandeira tarifária verde, sem cobrança extra na conta do consumidor para cobrir o custo maior de geração. As informações são da Agência Brasil.

A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que a redução média na conta de luz fique entre 6% e 7%.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária é uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, no reajuste tarifário anual das distribuidoras. A cor da bandeira indica o custo da energia para mais ou para menos, em função das condições de geração de eletricidade.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, de janeiro de 2015 até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela.

O aumento de chuva neste ano melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas e, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses. Com a alta dos reservatórios, foi possível fazer o desligamento – em março – das usinas termelétricas, que têm custo de geração mais alto. Isso  também colaborou para a mudança da bandeira tarifária.

A bandeira em vigor neste mês foi decidida esta semana em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A mudança foi possível diante da simulação dos custos de geração e distribuição de energia elétrica e do superavit acumulado nos últimos meses nas contas do sistema de bandeiras.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Muita mentira, pois o preço unitário não vai alterar em nada…

  2. >>>>>>> PARECE DAR CERTO…… A VASTA ESTENSAO DE TERRA ENTRE MUNICIPIOS DE JAPERI ENGENHEIRO PEDEIRA ITAGUAI QUEIMADOS PARACAMBI MAIS ….. TUDO NO RJ….. E A GRANDE PROPAGAÇAO DE VENTOS NESTES MUNICIPIOS QUAIS OS VENTOS SOPRAM QUASE O DIA E NOITE TODA ESPALHAR PELOS ALUDIDO MUNICIPIOS GERADORES DE ENERGIA EOLICA EM BAIXO PLANTAÇAO DE ARROZ DE QUALIDADE SUPERIOR E CRIAÇAO DE PEIXES…. ENTAO TEREMOS PEIXES BARATOS ENERGIA BEM BARATA E ARROZ DE QUALIDADE SOMENTE SABER EXPLORAR O TUDO QUE A MAE NATUREZA NOS DEIXOU!!!!!!!!

  3. PEGADINHAAA!!!
    1 De Abril!!!
    Shuashuashua

Untitled Document