Conta de energia elétrica deve ficar mais barata a partir de hoje

by Diário do Vale

Consumidores em todo o Brasil, que mantiverem o nível de gasto de energia elétrica, deverão ter uma redução na conta de luz em abril. É que a partir desta sexta-feira (1º), o custo para produzir energia ficará menor, quando passa a vigorar a bandeira tarifária verde, sem cobrança extra na conta do consumidor para cobrir o custo maior de geração. As informações são da Agência Brasil.

A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que a redução média na conta de luz fique entre 6% e 7%.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária é uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, no reajuste tarifário anual das distribuidoras. A cor da bandeira indica o custo da energia para mais ou para menos, em função das condições de geração de eletricidade.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, de janeiro de 2015 até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela.

O aumento de chuva neste ano melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas e, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses. Com a alta dos reservatórios, foi possível fazer o desligamento – em março – das usinas termelétricas, que têm custo de geração mais alto. Isso  também colaborou para a mudança da bandeira tarifária.

A bandeira em vigor neste mês foi decidida esta semana em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A mudança foi possível diante da simulação dos custos de geração e distribuição de energia elétrica e do superavit acumulado nos últimos meses nas contas do sistema de bandeiras.

You may also like

3 comments

Bruno Silva 2 de abril de 2016, 08:54h - 08:54

Muita mentira, pois o preço unitário não vai alterar em nada…

LUIZ MOREIRA 1 de abril de 2016, 19:14h - 19:14

>>>>>>> PARECE DAR CERTO…… A VASTA ESTENSAO DE TERRA ENTRE MUNICIPIOS DE JAPERI ENGENHEIRO PEDEIRA ITAGUAI QUEIMADOS PARACAMBI MAIS ….. TUDO NO RJ….. E A GRANDE PROPAGAÇAO DE VENTOS NESTES MUNICIPIOS QUAIS OS VENTOS SOPRAM QUASE O DIA E NOITE TODA ESPALHAR PELOS ALUDIDO MUNICIPIOS GERADORES DE ENERGIA EOLICA EM BAIXO PLANTAÇAO DE ARROZ DE QUALIDADE SUPERIOR E CRIAÇAO DE PEIXES…. ENTAO TEREMOS PEIXES BARATOS ENERGIA BEM BARATA E ARROZ DE QUALIDADE SOMENTE SABER EXPLORAR O TUDO QUE A MAE NATUREZA NOS DEIXOU!!!!!!!!

1 De Abril 1 de abril de 2016, 16:21h - 16:21

PEGADINHAAA!!!
1 De Abril!!!
Shuashuashua

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996