Volta Redonda –
A cooperativa de crédito Sicredi iniciou hoje suas atividades no município, em uma agência com 136 metros quadrados, no térreo da sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda, que dá apoio à instituição. A cooperativa já começa suas atividades com cerca de quinhentos associados, proveniente da Coopcred, cooperativa de crédito local que foi absorvida pela Sicredi.
O presidente da Sicredi, Luiz Hoflinger, disse que o cenário econômico conturbado não é obstáculo para a expansão das atividades da cooperativa.
— A maioria das cooperativas de crédito iniciou suas atividades em momentos de dificuldades econômicas. Podemos dizer que as cooperativas foram constituídas em cima da dificuldade — afirmou.
O que diferencia a cooperativa de crédito de um banco tradicional, segundo Hoflinger, é a forma de relacionamento com o cliente:
— Na cooperativa, o cliente não é apenas um correntista. Ele é um dos donos, e recebe tratamento diferenciado — disse.
Além disso, a cooperativa tem uma política diferenciada de tarifas e taxas de juros, que, segundo o executivo, “são mais justas”.
De acordo com o gerente da cooperativa em Volta Redonda, Diogo Perondi, qualquer pessoa pode se associar à cooperativa, adquirindo uma cota mínima de R$ 100, no caso de pessoa física, ou R$ 200, no caso de empresa. Além disso, eles podem fazer depósitos comuns em uma conta poupança. Os proprietários das cotas são remunerados anualmente, de acordo com os resultados da instituição.
As cotas podem ser retiradas quando o associado completa 65 anos ou antes, em caso de necessidade comprovada. Além disso, o associado também pode pedir empréstimos à cooperativa.
“Tendo a Associação como parceira na instalação da Unidade vamos trabalhar para que o cooperativismo de crédito possa contribuir com o crescimento e fortalecimento de Volta Redonda e região”, enfatiza o gerente, que tem como meta conseguir mais quatrocentos associados até o fim do ano .
Ainda esse ano será instalada uma Unidade de Atendimento em Resende.