Cultura mineira rende bons negócios em Barra Mansa

by Diário do Vale
Sem crise: Lojas que vendem especialidades de Minas Gerais vêm crescendo em Barra Mansa

Sem crise: Lojas que vendem especialidades de Minas Gerais vêm crescendo em Barra Mansa

Barra Mansa – Quem já esteve em alguma cidade mineira certamente voltou para casa com produtos característicos da região como, pão de queijo, cachaça, queijo, doces, linguiças, entre outros que fazem sucesso em Minas Gerais. Pensando nesse público, que não resiste a culinária e as tradições mineiras, empresários do município investiram em negócios que oferecem ao cliente todos esses produtos. O resultado, conforme afirmam, tem sido o melhor possível.

A empresária Bianca Santiago, há sete meses montou um café, no bairro Vila Nova, onde toda decoração e os produtos comercializados levam o consumidor a um breve passeio às terras mineiras. Ela, que após vários passeios a Bom Jardim passou a ter um vínculo com a cidade, começou a vender doces, queijos e outros produtos da roça de porta em porta. Com o sucesso, ela e o então sócio, na época, resolveram apostar na loja física.

– Escolhemos o bairro Vila Nova para montar a loja, estrategicamente por ser um bairro grande, mas também por ser uma localidade com muitos descendentes de mineiros. Como forma de fazermos uma homenagem a Minas, criamos na época promoção “Envie a sua Foto e Faça Parte da Nossa História”, na nossa página de uma rede social, e a ideia deu super certo. Nessa promoção, os clientes mandaram fotos, principalmente tiradas em Minas Gerais, e nós criamos um mural dentro da loja com essas fotos. Hoje, quem entre na loja, se sente familiarizado com Minas Gerais – conta a empresária.

De acordo com ela, além de ter venda garantida de produtos como cachaças, queijos, tortas, broas, café e doces, o carro chefe da loja, hoje em dia, é a broa de canjica, feita com um fubá especial que ela traz toda semana de Bom Jardim. tradicional queijo minas, que já tem a clientela fixa, toda semana, também é sucesso.

– O retorno dos clientes está sendo maravilhoso. Eles dão um feedback de que o lugar é aconchegante e que os fazem, realmente, se sentirem em Minas. E isso é muito gratificante porque, por meio do retorno deles, temos a certeza de que alcançamos o nosso objetivo: vender os produtos e trazer Minas para pertinho dos nossos clientes – enfatizou Bianca, que ainda mantém as vendas por meio de entregas.

Vendas aceleradas

O empresário Walmir Alves investiu em um empório direcionado a produtos mineiros há dez meses. A prova de que o empreendimento deu certo é que nesse período ele se viu obrigado a alugar uma loja com mais espaço para receber seus clientes. Atendendo no Ano Bom, ele garante que as vendas cresceram em mais de 100%, nos últimos meses. Entre os produtos comercializados estão manteiga da roça, queijos, pão de queijo, cachaças de sabores, vinhos, doces de leite, goiabada, diferentes tipos de café, chouriço, defumados e até as famosas trutas da Serra da Mantiqueira.

– Somado a todos esses produtos eu lancei, ao inaugurar a loja, o queijo minas trufado, que pode ser recheado com goiabada, doce de leite, requeijão ou Nutella. Postei a foto do produto na nossa página, na internet, e o negócio viralizou. O queijo, recheado com goiabada, hoje é o nosso grande carro chefe e vendemos para o Brasil inteiro – disse o empresário.

Segundo o empresário, seria impossível não associar o sucesso do seu empreendimento a grande ligação e influência que Minas Gerais tem com os moradores de Barra Mansa. E foi pensando nisso, que ele também explorou a cultura mineira em toda a decoração da loja que é composta por movei rústicos e muito material artesanal.

– Impressiona como as pessoas de Barra Mansa gostam da culinária, cultura e artigos mineiros. Mas isso acaba sendo compreensível porque muitos pessoas, que moram aqui, têm parentes ou são descendentes de mineiros. Eu, por exemplo, sou um deles: meu pai é de Barbacena e a minha mãe de São Vicente de Minas. Investir nos produtos típicos de lá foi um ótimo negócio e o retorno está sendo muito positivo – afirmou Alves.

Ligação histórica com Minas Gerais

Conforme destaca o professor de história, Nikson Salem, presidente  da Academia Barramansense de História, por trás dessa influência mineira na cultura e culinária dos barramansenses existe uma explicação: De acordo com ele, os moradores da cidade estão intimamente  ligados ao povo e aos costumes provenientes de Minas Gerais desde a fundação da cidade.

O primeiro promotor do êxodo de famílias mineiras para Barra Mansa foi Custódio Ferreira Leite, considerado o fundador da cidade, que chegou ao município por volta de 1820, onde incentivou o plantio do café e doou terras para os colonos, ocasionando a chegada de numerosos membros de sua família, nativos da região de São João Del Rei.

“Entre os membros de sua família podemos citar o grande benfeitor de Barra Mansa, Joaquim Leite Ribeiro de Almeida”, comentou o historiador, ao ressaltar que outros fatores também contribuíram para a chegada dos mineiros. Com a decadência do café no fim do século XIX, o valor das propriedades rurais chegou a preços irrisórios, atraindo a chegada de famílias oriundas da região de Liberdade, Andrelândia e Passa Vinte. “Foram eles os responsáveis pela introdução da pecuária leiteira no município”, completa Salem.

Já mais tarde, a ligação de Barra Mansa com cidades mineiras se deu pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, e a instalação de grandes indústrias  na década de 30 e 40, que atraiu um número ainda maior de pessoas daquela região que chegaram em busca de trabalho.

– Hoje, estimasse que 70% da população barramansense têm descendência mineira. E esse é o principal fator que contribui para que a cultura mineira esteja muito presente no nosso dia a dia – finalizou o historiador.

 

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

11 comments

bianca santiago 11 de julho de 2016, 10:21h - 10:21

Será um prazer imenso recebê-lo no Café da Bi

Rua: Arthur Oscar, 342 – Vila Nova

Ao lado da escola Henrique Zamith

Iludida 10 de julho de 2016, 14:11h - 14:11

Aonde e essa deliciasss ??!!!

José Carlos Viana 10 de julho de 2016, 12:14h - 12:14

Essa brôa, feita com fubá ispeciar, deve de sê um trem bão dimais,Uai…

José Carlos Viana 10 de julho de 2016, 12:06h - 12:06

Um leitim quentin com um pedas de broa de fubá de muin dágua, é bão dimais….

Junior 10 de julho de 2016, 10:10h - 10:10

costumo comprar aquelas aguardentes de Minas …….. vou visitar….

Antonio 9 de julho de 2016, 23:33h - 23:33

Uai bao mesmo

Antonio 9 de julho de 2016, 23:32h - 23:32

Uai so gostei disso vou la compra uns trem !!!!!!!!!

iludida 9 de julho de 2016, 22:37h - 22:37

Tambem quero saber aonde é essa delicia de loja.

Thiago 9 de julho de 2016, 19:32h - 19:32

Aonde é a loja no Ano Bom?

Cauteloso 10 de julho de 2016, 09:34h - 09:34

Nem leu a matéria. Preguiçoso!!!!!! Vila Nova.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996