Barra Mansa – Os próximos dias prometem ser de saldo positivo para comerciantes da região, que apostam no Dia das Mães a oportunidade de melhor fase de vendas, até o momento, neste ano de 2017. Considerada pelo setor varejista como a segunda melhor data comemorativa para negócios, ficando atrás apenas do Natal, o Dia das Mães (14 de maio), segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Barra Mansa deve garantir um aumento de 5% nas vendas, se comparado ao ano passado.
A previsão é de do ticket médio para presentes seja em torno de R$ 150,00. O presidente da CDL, empresário Xisto Neto, destaca que em todo o calendário comercial, o Dia das Mães é o que gera mais expectativa para o comércio no primeiro semestre, no entanto, em alguns setores a data também já começa e ser comparada ao Dia dos Namorados que tem se fortalecendo cada vez. Ou seja, além de maio, os lojistas também já podem preparar o estoque para o dia 12 de junho.
Segundo Xisto, o que a entidade vem percebendo é que cada empresário acaba encontrando a melhor forma de fazer com que essa oportunidade seja garantida. Basicamente, muitos trabalham com promoções ou montagens de kits com produtos específicos para presentear as mães.
– O trabalho de fidelização e divulgação direta com o cliente também é muito importante nesse período. Mas uma vitrine que remeta à data e desperte o interesse no consumidor a conhecer o que tem na loja também faz toda a diferença – destacou o presidente, ao acrescentar que, mesmo com o atual cenário econômico, pesquisas apontam que os produtos tecnológicos, roupas, calçados e acessórios serão os mais procurados.
Melhora no cenário
Empresário no ramo de calçados, vestuário e acessórios, o comerciante Luiz Antônio Feres está otimista com a chegada do Dia das Mães. Ele afirma que o setor de moda, confecção e vestuário talvez tenha sido o que mais sofreu nesses três anos de crise, mas que a data tem tudo para melhorar o cenário. Prova disso é que ele aposta um crescimento de até 15% nas vendas.
– Nos últimos anos o setor sofreu muito porque a roupa e o sapato, por exemplo, mesmo não sendo supérfluos, muitos consumidores deixaram de comprar, em meio à crise, e optarem por reformar, consertar, evitando as compras. Mas, neste Dia das Mães, somado a chegada do frio e o fato de que muitas pessoas estão na expectativa de reformar o guarda roupa, estamos apostando no crescimento das vendas – comentou o empresário, que já está com sua decoradas em comemoração à data.
Gerente de uma loja de calçados, o comerciário Jonas da Silva Torres, também prevê uma semana de vendas positivas. Segundo ele, nos últimos dias já foi grande o movimento de pessoas fazendo pesquisas de preços e opções de presente, o que segundo ele acaba se tornando um termômetro sobre como serão as vendas para o Dia das Mães.
– Os dois últimos anos a situação estava muito difícil e as pessoas acabaram presenteando com lembrancinhas. Neste ano, acho que os filhos e maridos resolveram se redimir e pelo visto estão dispostos a gastar mais um pouquinho. Como a nossa loja dispõe de bolsas e calçados, que é tudo que mulher gosta, esperamos vender uns 10% a mais do que ano passado – enfatizou o gerente.
Fotos na praça
Conforme adianta o presidente da CDL, para movimentar o Dia das Mães serão instaladas duas cabines fotográficas na Praça da Liberdade, no sábado, dia 13 de maio, na véspera do Dia das Mães. Durante toda a manhã, mães e filhos poderão fazer fotos que serão impressas e entregues na hora, como uma lembrança do comércio da cidade.
– A CDL mais uma vez também promove gratuitamente aos seus associados a Campanha de Marketing do Dia das Mães que esse ano trouxe o tema “Presente para o maior amor do mundo. Quando colocamos em nossas vitrines essas artes fazemos a divulgação e a gerar essa comunicação em uma data tão importante para o varejo – explica Xisto.

Mãe: Comércio espera aumento de vendas em uma das datas mais especiais do calendário (Foto: Paulo Dimas)
Feira do Artesanato oferece opções de presentes em Barra Mansa
Como acontece tradicionalmente, a prefeitura de Barra Mansa em ação conjunta entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Cultura, promoverá uma Feira de Artesanato, com edição especial voltada para o Dia das Mães. Na semana passada foi realizado o cadastramento dos artesãos que vão expor seus produtos nos dias 12 e 13 de maio, durante a feira que será realizada na Praça da Liberdade. Os produtos da feira prometem ser uma opção de presente diferenciado e com preços acessíveis para os consumidores.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, a prefeitura pretende desenvolver condições de trabalho para os artesãos. “Nossa tarefa é receber todos os artesão e darmos condições de trabalho para criarmos uma marca do artesanato de Barra Mansa. A feira nas vésperas do Dia das Mães, uma das melhores épocas para o comércio, será a primeira de muitas atividades”, revelou, acrescentando que o setor terá destaque na Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense), que acontecerá em agosto
A gerente de Turismo da prefeitura, Bhella Santos, destacou que esta feira do Dia das Mães é para artesãos de toda a cidade, inclusive dos distritos. “Nossa intenção é reunir todos os artesãos do município nesta feira, que terá uma infraestrutura com tendas, banheiros químicos, além de uma parceria com o UBM, que vai oferecer músicos do curso de música. Já realizamos cerca de 40 recadastramentos de artesão e ainda pretendemos recadastrar mais”, revelou, informando ainda que o horário da feira não foi decidido, mas que deve acompanhar o horário do fechamento do comércio.
Por Roze Martins
(Especial para o DIÁRIO DO VALE)