Em meio à crise, e-commerce continua crescendo no Brasil

by Diário do Vale

São Paulo – Mesmo com a intensificação da crise econômica nos últimos meses, os brasileiros não deixaram de consumir, principalmente, os produtos e serviços comercializados pelas lojas virtuais. O aumento das vendas mesmo no período de recessão acontece devido a popularização do acesso à internet no país e a chegada dos tablets e smartphones a boa parte da sociedade.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a tendência é que as vendas dos e-commerces cresçam ainda mais, chegando a atingir R$ 56,9 bilhões neste ano, e, em 2019, a estimativa é de R$ 87,2 bilhões.

O aumento das vendas em lojas virtuais no país também se dá aos novos hábitos de consumo da população. A pesquisa realizada pela consultoria A.T. Kearney em 10 países, apontou que, no Brasil, 64% dos entrevistados afirmaram que preferem comprar online do que em lojas físicas.

Esse é o caso do fotógrafo e especialista em Mídias Sociais, Diogo França, que compra regularmente equipamentos de fotografia pela internet. “A minha experiência de compra pela internet sempre foi muito boa, apenas é preciso tomar alguns cuidados de segurança e sempre buscar por lojas de confiança. Minha última aquisição online foi uma DSLR Canon 7D, com lentes objetivas. Também aproveitei para comprar outros acessórios importantes para o meu trabalho, como bateria extra e controle remoto. Pretendo continuar usando as lojas online sempre que eu precisar de um novo equipamento”, conclui.

O segredo do sucesso

Dentro desse negócio promissor, alguns segmentos se destacam, sendo recordes de vendas, como vestuário, pet e eletrônicos. Mas, para alcançar o sucesso, as lojas virtuais precisam unir bom preço, produtos de qualidade, segurança e usabilidade. Além disso, muitas empresas também estão investindo em conteúdo personalizado para o seu público-alvo, afim de esclarecer dúvidas, dar dicas de uso, apresentar as novidades da empresa e engajar os consumidores.

Seguindo todas essas tendências que garantem bons resultados aos comércios eletrônicos brasileiros, a loja online de Câmeras Fotográficas, Equipamentos fotográficos e de filmagem, a eMania – Foto e Vídeo , se destaca. Com um novo layout lançado na terça-feira (22), a loja conta com mais de 5 mil produtos, grande parte de importação exclusiva, trazendo um dos mais completos acervos de equipamentos de fotografia e vídeo a preços líderes de mercado. Além disso, a loja foca boa parte de seus esforços para oferecer aos seus clientes serviços de qualidade e com excelência no atendimento.

Online: Aumento das vendas mesmo no período de recessão acontece devido a popularização do acesso à internet no país (Foto: Marcos Santos/ USP Imagens)

Online: Aumento das vendas mesmo no período de recessão acontece devido a popularização do acesso à internet no país (Foto: Marcos Santos/ USP Imagens)

Diferenças entre o e-commerce brasileiro e o estrangeiro

O e-commerce é um dos setores que continuam prósperos no país. Mas para cair nas graças dos mais de 60 milhões de consumidores, tanto lojas virtuais estrangeiras que iniciam as operações no Brasil quanto os fornecedores de tecnologia precisam se adaptar a algumas características do país, conheça as principais particularidades brasileiras,
De acordo com a e-Marketer, cerca de 3% dos visitantes de e-commerces norte-americanos chegam a concluir uma compra. Se o índice parece baixo, no Brasil ele é ainda menor: corresponde à metade, com média de 1,5%, segundo o e-Bit. Para que a taxa de conversão aumente, as lojas devem investir em tecnologias que ofereçam diferentes meios de pagamento, como a compra em um clique, e credenciamento para aceitar o maior número de bandeiras de cartões.

*Pagamento parcelado
Comprar a prestações é um costume que o brasileiro adquiriu no varejo físico há muito tempo e que migrou naturalmente para o e-commerce nacional, mas que não existe no mercado estrangeiro. Se o pagamento parcelado sem juros traz comodidade ao consumidor, para os lojistas, a conta é salgada com 30 dias para o recebimento da primeira parcela e 30 dias a mais para o valor de cada parcela concedida. Além do custo, lojistas dependem de uma solução de conciliação eficaz para manter o controle de caixa.

*Concentração em grandes players
No Brasil, 70% das compras online são realizadas nos 10 principais varejistas, sendo 41,7% nos dois maiores, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Lá fora, o mercado é mais democrático. No Reino Unido, por exemplo, a Amazon tem cerca de 16% de marketshare, seguida por Tesco (9%) e e-Bay (8%), de acordo com dados do B2C European Report.

*Pagamento transparente
Para proporcionar uma experiência de compra mais rápida para o consumidor, o varejo abre mão de uma etapa que garante a segurança. A autenticação do comprador por meio do Internet Banking (conhecida como Verified by Visa ou MasterCard SecureCode) é um recurso importante e eficiente para eliminar o risco de fraudes antes da conclusão da venda. A funcionalidade também protege o comerciante de eventuais charge backs, estornos que ficam sob responsabilidade dos bancos emissores dos cartões.

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