quarta-feira, 16 de junho de 2021 - 14:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Empresários adaptam-se à crise para manter clientes

Empresários adaptam-se à crise para manter clientes

Matéria publicada em 16 de maio de 2015, 12:27 horas

 


Volta Redonda – Controlar os gastos, participar de oficinas e realizar cursos e capacitações, são algumas das atitudes tomadas por dirigentes e empresários em Volta Redonda. Além destes, a adaptação ao momento é citada por alguns profissionais, como fator importante para driblar o momento de crise.
De acordo com Rafael Vidigal de Moraes, dono de duas lojas de moda feminina é preciso saber se adaptar à crise realizando capacitações e inovando cada vez mais para superar o momento de dificuldade.
– A partir do momento em que você sabe o custo fixo e variável para trabalhar o valor do produto, você sabe até onde é possível dar descontos, e saber o valor mínimo para venda lucrativa. No meu caso, estou trabalhando a redução do custo fixo, economizando no consumo de luz, aluguel, porcentagem do cartão, que é pago para a operadora, para assim reduzir ainda mais o custo. Procuro trabalhar para aumentar as vendas em escala, mesmo tendo um lucro menor, e também negociar com o fornecedor, um desconto à vista e um prazo maior de pagamento.
Outra dica do empresário é procurar capacitações, em Volta Redonda, ou até mesmo fora da cidade em cursos direcionados para o varejo, como curso de gestão de empresas, administração e gestão de logística.
Quem também está usando a crise para dar a volta por cima, é a empresária, Quênia Braga, proprietária de um pet shop com farmácia veterinária e boutique. Ela optou por usar muita criatividade e planejamento e muita capacitação para superar difícil momento.
– Na crise o segredo é se planejar e se capacitar. Eu e minha equipe estamos fazendo diversas especializações. Trabalho com cinco funcionários e não pretendo demitir nenhum e tenho como meta, crescer na crise. Por isso estou me capacitando cada vez mais através de diversos cursos que são disponibilizados pela CDL, Sebrae, Aciap e Instituto Ideal. E não só em cursos no setor de vendas, como também nas áreas de relacionamento interpessoal, liderança e ‘como ser um líder motivador’ – afirma.
Usando a criatividade para aumentar as vendas, a empresária está investindo na divulgação da higiene bucal dos pets, além de fazer parcerias com distribuidoras, possibilitando mais promoções e distribuições de amostras. A empresária ressalta que também tem procurado melhorar o atendimento.
– No caso dos medicamentos em caixas, procuro vender em cartelas ou displays para assim diminuir os custos. Também tenho investido através das redes sociais na divulgação de animais de estimação abandonados sensibilizando os clientes – opina.

Inovar para crescer

O empresário Rodolfo Pombo Menezes também faz parte do time dos otimistas neste momento de crise. Pensando sempre em inovar, participou do programa Sebrae Startup realizado no ano passado.
– Startup é uma ‘ideia’ ou empresa nova ligada à pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras. Antes de participar do programa de startup, já tínhamos criado nossa própria startup com mais dois empresários. Dado este passo, fomos selecionados para participar da Campus Party, evento de empreendedorismo e tecnologia em São Paulo. O Sebrae de Volta Redonda, sabendo de nossa participação, nos convidou para o programa ‘Startup Sebrae no Rio’ juntamente com mais 13 empresários, sendo os únicos representantes do Sul Fluminense – diz.
O empresário percebe que na crise, as empresas têm que se mexer de alguma forma, seja inovando, facilitando algum processo para reduzir custos ou se dedicar para atração de novos clientes.
– Nós como prestadores de serviço do Sebrae, trabalhamos e ajudamos como parceiros, as empresas a inovarem, principalmente na parte de comunicação com o público. Em um momento de crise, as pessoas têm que descobrir formas de atingir novos mercados e novos clientes – conclui.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document