Angra dos Reis – Entidades e especialistas enviaram nesta sexta-feira (14), uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacando a relevância da usina nuclear Angra 3 e os benefícios do Programa Nuclear Brasileiro. O documento foi encaminhado em um momento estratégico, antes da reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que discutirá o futuro da obra.
A carta rebate informações divulgadas recentemente na imprensa e reforça a segurança da tecnologia nuclear. Entre os principais pontos abordados, está a importância da medicina nuclear no tratamento de doenças como o câncer, além da produção de radioisótopos e radiofármacos, essenciais para exames e terapias.
O documento também ressalta que Angra 3 terá capacidade de gerar 1,4 gigawatts de energia limpa, suficiente para abastecer cerca de 4,5 milhões de pessoas, sem emissão de gases poluentes. Além disso, esclarece que os recursos para a construção da usina virão de financiamentos bancários, sem impacto nos cofres públicos.
Outro aspecto abordado é a segurança das usinas nucleares brasileiras, que seguem protocolos rigorosos de monitoramento. A carta também destaca a posição estratégica do Brasil na mineração de urânio, sendo um dos poucos países do mundo que detêm o ciclo completo do combustível nuclear.
Os signatários reforçam, ainda, a importância da energia nuclear na luta contra as mudanças climáticas e na ampliação da matriz energética com fontes seguras e sustentáveis.
O documento é assinado pelo presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Carlos Henrique Silva Seixas, e conta com o apoio de instituições como a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), Instituto de Engenharia, Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, Secretaria de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Programa e Departamento de Engenharia Nuclear da UFRJ, Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, além dos deputados federais Julio Lopes, presidente da Frente Parlamentar Mista da Tecnologia e Atividades Nucleares, e Hugo Leal, entre outros especialistas e órgãos.
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996