quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Entrada da CSN pelo Retiro deve ser reaberta nesta segunda

Entrada da CSN pelo Retiro deve ser reaberta nesta segunda

Matéria publicada em 26 de julho de 2015, 11:06 horas

 


Negociações envolveram Sindicato dos Metalúrgicos e movimentos sociais

Volta Redonda – Depois de ficar fechada por 11 meses durante o período da madrugada, a entrada da Usina Presidente Vargas da CSN pelo bairro Retiro será reaberta nesta segunda-feira, dia 27, às 5 horas da manhã. A informação foi passada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Silvio Campos.

O novo horário de acesso permitirá a entrada e saída dos trabalhadores do turno que fazem os horários “x” e “y”. Numa reunião entre o órgão sindical e a empresa na Gerência Regional do Trabalho (GRT), ficou estabelecido que o horário de fechamento passará a ser de 1h às 5h da manhã – antes era das 23 às 7 horas.

“O sindicato foi à reunião em busca da liberação total de horário de acesso dos trabalhadores. Mas, apesar da resistência da empresa em manter o horário atual, o mediador conseguiu estabelecer um consenso entre as partes, fixando um horário que vai atender aos funcionários da CSN que estavam sendo prejudicados”, afirma Silvio Campos.

Desde que a CSN restringiu o horário de uso de entrada e saída dos trabalhadores pelo Retiro, o sindicato vem lutando para que a empresa volte atrás em sua decisão. A instituição sindical procurou o Ministério do Trabalho, Ministério Público Federal, prefeitura de Volta Redonda (SUSER), vereadores, até que conseguiu uma reunião com o Ministério do Trabalho que aconteceu em final de maio.

“Há alguns meses, quando a empresa tomou a medida, foram vários os prejuízos. Além de afetar os trabalhadores, causou o aumento no fluxo de carros e, consequentemente, o índice de poluição da cidade”, diz Silvio Campos.

O vereador José Jerônimo Telles (PSC), que também atuou pela reabertura, destacou a importância da união de todos os grupos em torno da causa dos metalúrgicos. “O sindicato conseguiu um grande feito, com apoio dos movimentos sociais como MEP-VR, Comissão Ambiental Sul e a Câmara Municipal. Que essa união se mantenha firme em futuras causas também”, disse.

 

Confira a cronologia dos fatos:

 

Set./2013 – CSN anuncia, pela primeira vez, o fechamento permanente da passagem do Retiro. O sindicato se posiciona contra e a empresa volta atrás.

 

Set./2014 – A CSN anunciou o fechamento parcial (23h às 7h) da entrada do bairro Retiro. O sindicato repudiou a decisão, autoritária e unilateral da empresa. O sindicato, juntamente com o MEP, apresenta denúncia ao Ministério Público.

 

Out/2014 – Dia 1º:Acontece a primeira audiência no Ministério Público Federal, onde foram ouvidas as partes. Dia 17: Nova reunião, em que o Ministério Público Federal encaminhou o caso ao Ministério do Trabalho.

 

Dez/14 – Sindicato exige agilidade na decisão por parte do poder público.

 

Abril/15 acontece uma audiência pública na Câmara Municipal de Volta Redonda onde, novamente, o Sindicato dos Metalúrgicos denuncia a atitude autoritária da empresa e houve a exigência da reabertura da passagem do Retiro.

 

Maio/15: CSN e Sindicato decidem pelo novo horário de abertura da entrada


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Avatar

    pronto já está fechado o acordo coletivo deste ano, ”OS METALURGICOS GANHARAM A ABERTURA DA PASSAGEM DO RETIRO” que legal não precisa nem de repor o inpc, parabéns ao sindicato e aos trabalhadores da maior empresa da america latina. Que merda hein!

  2. Avatar

    nossa que noticia bombastica! ”CSN VAI REABRIR PASSAGEM DO RETIRO”será que o DV está sem materia para a capa, coloca uma assim ”METALURGICOS ESTÃO SEM AUMENTO SALARIAL HÁ 3 MESES”

  3. Avatar

    POIS É PAULINHO, A PRIVATIZAÇÃO ACABOU COM AS TETAS E A BOA VIDA DE DONOS DE TRANSPORTADORAS, FIRMAS DE CALDEIRARIA E USINAGEM E DE UM MONTE DE ENCARREGADO DESSA EMPRESA DESUMANA QUE LEVAVAM VIDA DE MAGNATA AS CUSTAS DA GALERA DA BOCA DE FORNO, NUNCA TRABALHEI AI, SOU MUITO QUALIFICADO GRAÇAS A DEUS….ALIAS MUITO FILHINHO DESSES PAPAIS DEVEM TER USADO BASTANTE SEU TAXI, NAS BALADAS E HJ EM DIA TA RUIM ATE P ELES.

    SE LIGA RAPAZ, PREOCUPE-SE COM O UBER, ANTES DE CRITICAR ALGO DESSE TIPO.

    OU COMO VC ACHA Q SERIA A CSN HJ, COM ESSES PETRALHAS A 12 ANOS QUEBRANDO O BRASIL?

  4. Avatar

    Isso só acontece hoje na empresa pq ela foi privatizada(doada) pelo sr. FHC do PSDB. E ainda tem gente que quer esse partidinho sem vergonha no poder novamente ! psdb NUNCA MAIS !

    • Avatar

      paulinho do táxi quem privatizou a CSN foi o itamar franco e nao o FHC alias o ministro da fazenda da época era o ciro gomes que hoje é diretor do grupo CSN com salario de mais de 150 mil reais ,pra você ter uma ideia só na expançao forao gastos mais de 3 bilhoes de dolares e a privatizarão leia se doarão por 800 milhoes, sou a favor das privatizações mas sou contra as doações.

  5. Avatar

    Bem … Se o que se pode esperar de uma empresa , onde , tem o seguinte lema : ” SE PODEMOS COMPLICAR,DIFICULTAR, PRA QUE FACILITAR !!! E enquanto os trabalhadores acatarem… Vai ser daí pra pior… Cada um que escreva a sua história , e não acate esse salários mediocres….

  6. Avatar

    Amigo, é seguinte: palavras do meu chefe: ” pra vcs que reclamam tem mais de 20 currículos pra entrar.”

    • Avatar

      Paga pau !!! Fique sentado, acomodado e esperando valorização e reconhecimento do seu patrão. Aliás, vc deve ser medroso e covarde justamente por ser incompetente e mediocre tecnicamente, vc deve ser daqueles que QUALQUER UM DOS 20 curriculos na fila de espera servem pra te substituir, eu teria vergonha de existir se fosse vc. Pobre infeliz !!!

    • Avatar

      SEU CHEFE É IGUALZINHO A VC POR ISSO DIZ ESSAS COISAS.SE FOSSE QUALIFICADO JÁ TERIA METIDO O PÉ DESSE GATO SAFADO.E DIGA-SE DE PASSAGEM CURRÍCULO NA CSN É PREENCHIDO À MÃO EM PAPEL DE PÃO.

    • Avatar

      EM UMA EMPRESA DE VERDADE CURRÍCULO É ANALISADO PELO RH. NA CSN É POR SUPERVISOR ORELHA SECA kkkkkkkkk!!!!!!!!ATÉ EM LOJA DE R$1,99 É DIFERENTE!!!!!A QUE PONTO CHEGARAM.

  7. Avatar

    Nada me surpreende mas,siderúrgica grande, pensamentos pequenos, pior que seus funcionários se deixam levar por superiores baba ovo,conselho de amigo ,ficam um tempo até pegar uma boa experiência e partem pra outra, csa,votorantim,e outras empresas pagam no mínimo que essa gata safada…

  8. Avatar

    A bronca da CSN com seus colaboradores é pq ela tem quem pagar salários pra eles todos os meses.
    afinal de contas são chamados “colaboradores”.

  9. Avatar

    A bronca da CSN com seus colaboradores é pq ela tem quem pagar salários pra eles todos os meses.
    afinal de contas são chamados “colaboradores”.

  10. Avatar

    A bronca de seus colaboradores é pq ela tem quem pagar salários pra eles todos os meses.
    afinal de contas são chamados “colaboradores”.

  11. Avatar

    Tenho absoluta certeza que toda essa celeuma ambiental que deixou a CSN na berlinda foi um importante fator motivador para que essa passagem fosse reaberta, afinal uma atitude simpática sempre conta pontos…

    • Avatar

      Exatamente porém micro-simpática perto do que é necessário ser feito para que a população tenha credibilidade por essa empresa. Aliás compromisso ambiental e social não são pautas do Benjamim que prefere deixar predios apodrecendo como o Centro de Puericultura do que ceder para um centro cultural municipal, prefere especular com o terreno do Aero do que pagar a dívida ambiental histórica com a cidade cedendo aquele local para se tornar um parque ecológico e de lazer para todas as classes sociais e idades…e por aí vai. Virou uma empresa odiada pelos funcionários, odiada pela cidade e odiada pelo órgão ambiental

  12. Avatar

    Pronto, agora não precisa mais ter a correção salarial…eita sindicato competente… Agora vamos falar da data base e do acordo de turno

  13. Avatar

    A CSN MANDOU CORTAR COMIDA NOS REFEITÓRIOS ESTÃO SERVINDO SALSICHA(DA MAIS BARATA) PRA SUBSTITUIR A CARNE DO ALMOÇO.O QUE PODE SE ESPERAR DE BOM DESSAS PESSOAS?TOMARA QUE UM DIA A CSN SEJA VENDIDA PRA PESSOAS MAIS HUMANAS.

    • Avatar

      ninguém é obrigado a trabalhar na CSN, tá ruim, procure melhor.
      Ou voce é acomodado?
      Ou incompetente ?

    • Avatar

      Ninguém é obrigado a ser “bucha” de empresa que tem conduta da era da 1ª Rev. Industrial, ninguém é obrigado a ficar calado diante da exploração e estupidez, ninguém é obrigado a sair com o “rabinho entre as pernas” de uma empresa que tem deveres institucionais e deveria ter responsabilidades sociais e trabalhistas com seus funcionários atrás de empresa fora de seu municipio de residência. é direito e dever sim de um trabalhador consicente, inteligente e politizado pôr a boca no trambone e reclamar mesmo, caso vc discorde vá pro Exército, que aliás condiz bem com seu rizivel condinome “Vai à luta”, afinal quem “vai a luta” é soldadinho ou lutador troglodita. Parabéns Operário pela sua postura.

    • Avatar

      “Vai à Luta”, essa tua mentalidade é a de um povo derrotado e subdesenvolvido. Seguindo tua linha de raciocínio, é mais fácil e lucrativo para a empresa demitir trabalhadores que ganham bem e admitir outros que façam o mesmo por um prato de lentilhas. Se todas as empresas resolverem fazer igual à CSN por verem nisso uma vantagem competitiva, amanhã vc poderá estar batendo na porta de um ex-colega de trabalho, pedindo ajuda para comprar arroz e feijão para seus filhos, em nome do bondoso Deus… É um pensamento resignado e derrotista que não combina capitalismo com o desenvolvimento sustentável preconizado por todas as corporações na administração moderna…

      Mão de obra que se sujeita é ferramenta da opressão e sinal de uma categoria rachada, com pouca coesão. Ninguém deve aceitar deterioração das condições de trabalho, seja para si ou para outrem, porque o efeito “boomerang” é certo…

  14. Avatar

    ALGUÉM QUER APOSTAR QUE ELES VÃO ENCONTRAR UM JEITINHO DE SACANEAR E NÃO REABRIR AMANHÃ?EU GOSTARIA DE SABER PORQUE A CSN TEM TANTO ÓDIO DOS SEUS EMPREGADOS SERÁ QUE PENSAM QUE SOMOS ALEMÃES?CARA! É IMPRESSIONANTE A CRIATIVIDADE DELES QUANDO SE TRATA DE FAZER ALGUM MAL AOS SEUS FUNCIONÁRIOS.

Untitled Document