Escolas inovam na forma de negociar com pais

by Diário do Vale

Volta Redonda – Como forma de tentar encontrar meios para negociar com os pais inadimplentes, algumas escolas particulares de Volta Redonda estão inovando. Entre as opções para renegociações, as unidades oferecem troca de serviços e mercadorias. Ou seja, as dívidas são abatidas mediante serviços prestados pelos pais.

De acordo com Maria Marques, diretora de uma escola particular do bairro Santo Agostinho, em tempos de alta da inflação, aumento do desemprego e endividamento das famílias, muitos pais acabaram atrasando as mensalidades. Em razão disso, a escola está oferecendo diversas opções para manter seus alunos.

– Preocupados com a possibilidade de perder nossos alunos em razão da inadimplência, estamos isentando os devedores da cobrança de juros das mensalidades em aberto. Também estamos fazendo uma troca de serviços com esses pais. Se a escola estiver precisando de um ar refrigerado ou qualquer outro produto, o pai compra algo para a escola e é feito um desconto em cima da dívida. Até que o índice de inadimplência não está tão alto este ano – comenta Maria.

Segundo a diretora, não tem como renovar a matrícula com dívidas pendentes. “A escola também acha importante renegociar, pois o aluno acaba sendo o maior prejudicado nesta história. Por isso, tento facilitar e buscar uma forma de solucionar este problema”, diz a diretora.

Escambo: Negociações são feitas diretamente entre pais e escolas (Foto: Divulgação)

Escambo: Negociações são feitas diretamente entre pais e escolas (Foto: Divulgação)

Uma funcionária do setor financeiro de uma escola particular no bairro Voldac confirma a tendência.

– Normalmente, optamos por renegociar as dívidas em atraso, parcelando no cartão e diminuindo os juros. Para o caso dos alunos que irão continuar, parcelamos em até seis vezes no cartão. Grande parte dos pais inadimplentes se queixam do desemprego, de problemas de saúde e até separação. Temos bastante casos de inadimplência em que o pai está separado e é o responsável pela dívida. Uma das formas encontradas pela escola foi oferecer a opção da troca de serviços, e quando o pai tem um negócio próprio ele dá alguma coisa em troca. Como exemplo, temos o caso de um pai dono de uma floricultura que optou por esta negociação – destaca.

Segundo ela, a escola não realiza a matrícula do aluno enquanto tiver dívida pendente, mas faz todo o possível para entrar em acordo e manter esse aluno estudando. “Cerca de 80% dos pais inadimplentes conseguem renegociar suas dívidas”, afirma a funcionária.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996