sábado, 19 de setembro de 2020 - 18:38 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / EUA, Japão e mais 10 países assinam acordo histórico de livre comércio

EUA, Japão e mais 10 países assinam acordo histórico de livre comércio

Matéria publicada em 5 de outubro de 2015, 16:46 horas

 


Washington – Após quase cinco anos de negociação, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura, Estados Unidos e Vietnã anunciaram nesta segunda-feira (5) o chamado Tratado Transpacífico de Comércio Livre (TPP, sigla em inglês). O acordo já é considerado o maior tratado de livre comércio celebrado na história mundial e reúne 40% das riquezas do mundo.

A imprensa norte-americana informou, inicialmente, que o acordo havia sido celebrado por meio de uma fonte da área econômica do governo, mas a assinatura do documento foi confirmada pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Na prática, quando o tratado entrar em vigor, os países irão eliminar tarifas de comercialização de bens e serviços.

A assinatura do acordo é considerada a maior conquista econômica da gestão do presidente Barack Obama. Após a confirmação do assinatura, ele afirmou que o tratado representa “valores americanos” e disse que as empresas norte-americanas serão beneficiadas, porque poderão vender mais produtos e serviços para o mundo.

A negociação do acordo foi feita de maneira discreta e bastante criticada, porque outros blocos econômicos consideram o TPP uma ameaça às economias regionais e ainda a algumas multinacionais e grupos de interesse como empresas automobilísticas e empresas do agronegócio.

Paraque o tratado  entre em vigor, os Congressos dos países signatários precisam autorizar a transação. O Congresso dos Estados Unidos, por exemplo, hoje de maioria republicana, deve ratificar as regras do acordo para que o TPP entrar em vigor no país.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Prezado brega. Tenha consciência na hora de fazer colocações. A coisa é muito mais podre do que você imagina. Acha que o problema do Brasil é o PT? Tolinho você em acreditar que temos opção na política.

  2. Avatar

    que tratado mais fuleiro. o nosso grande estrategista marco aurélio top top garcia, assessor especial designado pelo grande estadista mister cachaça, já estruturou um tratado agregando ao mercosul, potências econômicas como: nicaragua, guatemala, equador, bolívia, cuba e mais um grupo de potências africanas…. é para chorar! os males provocados por essa cambada de petistas corruptos ainda provocarão muitos anos de aflição econômica. se bobear, eles conseguiram detonar o país.

Untitled Document