Fábrica da Peugeot Citroën faz 15 anos

by Diário do Vale
PSA

Comemora: Funcionários da PSA Peugeot Citroën comemoram aniversário da fábrica (Foto: Divulgação)

Porto Real – A PSA Peugeot Citroën completa nesta segunda (01) 15 anos de produção de veículos no Brasil. Em 1º de fevereiro de 2001, o Grupo inaugurava oficialmente o Polo Industrial Brasil (PIBR), em Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, passando a produzir no Brasil veículos de suas marcas Peugeot e Citroën. Os dois primeiros modelos produzidos foram o Peugeot 206 e o Citroën Xsara Picasso.

— Nossa história no Brasil nos enche de orgulho e reforça o acerto sobre a escolha que fizemos. Ao longo desses anos, produzimos aqui modelos inovadores, com muita tecnologia e qualidade, demonstrando respeito e foco constante em nossos clientes brasileiros e de outros mercados latino-americanos para onde exportamos nossos produtos — afirmou Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

Em sua história industrial em solo brasileiro, a PSA Peugeot Citroën cresceu junto com a região Sul Fluminense, tendo participado diretamente do desenvolvimento do município de Porto Real, hoje possuidor de um dos maiores PIB per capita do Brasil e um dos principais centros exportadores do Estado. Confirmando esta vocação, em 2015, a PSA recebeu, pela 11ª vez, o Prêmio Rio Export oferecido pela FIRJAN na categoria “Destaque Mercosul” como a maior exportadora do Estado do Rio de Janeiro para a região que integra o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Venezuela.

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, em razão desta importante data, declarou: “Quero parabenizar a PSA Peugeot Citroën pelos seus 15 anos de produção em Porto Real, no Sul Fluminense. O Grupo PSA ajudou a revitalizar a economia do Vale do Paraíba e consolidou o estado como o segundo polo automotivo do Brasil. Investindo em infraestrutura logística, de um lado, e no estímulo para atração de empresas, de outro, criamos as oportunidades para recuperação e diversificação da economia fluminense, muito dependente da produção de petróleo”.

Nestes 15 anos de operação, o Polo Industrial Brasil já fabricou mais de 1,3 milhão de veículos e 1,8 milhão de motores, uma marca realmente invejável. Atualmente, produz os modelos Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3 e Aircross.

A PSA tem investido de forma consistente na fábrica e em seus produtos. Somente no ano passado, foram lançados o Peugeot 2008 e o Novo Citroën Aircross, atingindo o total combinado de R$ 550 milhões. Ambos os modelos foram desenvolvidos pelo Latin America Tech Center, um dos Centros Mundiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Design do Grupo PSA com sede no Brasil. Adicionalmente, também em 2015, a PSA iniciou oficialmente as operações do seu Laboratório de Emissões Veiculares, com um investimento total de quase R$ 30 milhões.

— Mas nossos investimentos vão além de produtos e processos. Continuaremos estimulando o desenvolvimento sustentável da região como um todo, de nossos colaboradores e das comunidades locais através do apoio a projetos sociais e ambientais. Esta política faz parte de nosso compromisso de longo prazo com a região Sul Fluminense, com o Estado do Rio de Janeiro e com o Brasil — completou Carlos Gomes.

A PSA Peugeot Citroën utiliza na fábrica de Porto Real a sua visão de “Fábrica Excelente”, um projeto de excelência operacional da Direção Industrial para que o dispositivo industrial esteja no melhor nível global.

— Hoje, temos em nossa fábrica processos industriais de excelência, que fazem com que estejamos entre as melhores do Grupo PSA no mundo. Prova disso são os altos índices de satisfação do cliente que temos com os produtos que fabricamos, confirmados por pesquisas e comentários de respeitáveis meios de comunicação — afirmou Eduardo Chaves, Diretor do Polo Industrial Brasil.

— Contamos principalmente com colaboradores altamente treinados, engajados e orgulhosos
do que fazem. O fator humano, para nós, sempre fez a grande diferença — completou Chaves.

Ficha Técnica Polo Industrial Brasil, em Porto Real – RJ

Veículos produzidos:
– Peugeot 208 e 2008
– Citroën C3 e AIRCROSS
Motores produzidos (na Fábrica de Motores – inaugurada em março de 2002):
– 1.4 litro flexfuel e gasolina (para exportação)
– 1.5 litro flexfuel e gasolina (para exportação)
– 1.6 litro flexfuel e gasolina (para exportação)
Peças usinadas (na Unidade de Usinagem de Motores – inaugurada em julho de 2009):
– Blocos de ferro fundido para motores
– Cabeçotes de alumínio para motores

Fatos marcantes sobre o Polo Industrial Brasil, em Porto Real:

– Janeiro de 1998
Assinatura de acordo com o Governo do Rio de Janeiro referente à construção do Polo
Industrial Brasil (PIBR) em Porto Real.
– Janeiro de 1999
Pedra Fundamental da fábrica da Peugeot Citroën do Brasil em Porto Real.
– Dezembro de 2000
Lançamento industrial do Citroën Xsara Picasso.
– 1º de fevereiro de 2001
Inauguração do Polo Industrial Brasil.
– Abril de 2001
Lançamento industrial do Peugeot 206.
– Março de 2002
Inauguração da Fábrica de Motores.
– Abril de 2003
Lançamento industrial do Citroën C3.
– Novembro de 2004
Lançamento industrial do Peugeot 206 SW.
– Junho de 2007
Lançamento industrial do Novo Citroën Xsara Picasso.
– Março de 2008
Marca de 500.000 veículos produzidos.
– Maio de 2008
Lançamento industrial da linha Peugeot 207 (HB, SW e Passion).
– Junho de 2008
Marca de 500.000 motores produzidos.
– Julho de 2009
Inauguração da Unidade Industrial de Usinagem.
– Maio de 2010
Lançamento industrial da picape Peugeot Hoggar.
– Setembro de 2010
Lançamento industrial do Citroën AIRCROSS.
– Abril de 2011
Marca de 1 milhão de motores produzidos.
– Maio de 2011
Lançamento industrial do Citroën C3 Picasso.
– Dezembro de 2011
Lançamento do motor EC5 Flex Start (sem tanquinho)
– Agosto de 2012
Lançamento industrial do Novo Citroën C3.
– Outubro de 2012
Marca de 1 milhão de veículos produzidos.
– Janeiro de 2013
Lançamento industrial do Peugeot 208.
– Março de 2015
Lançamento industrial do Peugeot 2008.
– Novembro de 2015
Inauguração do Laboratório de Emissões Veiculares.
-Novembro de 2015
Lançamento industrial do Novo Citroën AIRCROSS.

You may also like

20 comments

Fonseca 2 de fevereiro de 2016, 10:24h - 10:24

Sou admirador da marca, tecnologia e design e a grande maioria que fala mal jamis teve um, sempre um amigo teve e não gostou, teve problema, um tio,,,,,,,quem ja´teve não tem restrição, sou um deles …206, 207 e 408 hoje um japa, bom também

denise 2 de fevereiro de 2016, 19:24h - 19:24

ai eu ja tive e comprei zero com um ano meio um carro tabela fipe para trocar em outro na concecionaria pagavam menos da medate da tabela fipe entao acorda e olha que era o modelo 2008 top queriam trocar numa laranja nunca mais essas marcas pelo jeito vc so compra usadinho pois ai e baratinho pois ninguem quer

teteia 2 de fevereiro de 2016, 06:52h - 06:52

Só despeito e prepotência, todos donos de suas salas.

heavy metal 1 de fevereiro de 2016, 18:55h - 18:55

Parabéns Porto Real e Peugeot Citroën, Volta Redonda é lixo atômico!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

denise 2 de fevereiro de 2016, 19:21h - 19:21

ai muda pra la ai quando precisar de medico vem ser atendido em VR pois la te dao AMBULANCIA se quiser passear vr tem zoo tem varios chafarizes tem 2 hospitais publicos tudo asfaltado tem estadio para times grandes varios centros medico da melhor idade ate academia tem tem viagem para 3 idade centro alzaimer tem transporte cidadao que o invalido agenda vai um carro adptado a casa do mesmo buscalo e levalo ao medico consulta varios postos medicos so o do bairro 249 e mais que os hospitais das duas cidades as quadras de esportes todas cobertas algumas a maioria com vestiario ou banheiro falta emprego so para a pessoa que nao e especializada e boa de servico porque pra esse geralmente tem e se nao tiver so ir trabalhar em outra cidade ha essas cidades nem concessionarias para vender os carros tem kkkkkk acorda pega um onibus e visite outras cidade ai vc vai dar valor ao que tem

heavy metal 3 de fevereiro de 2016, 06:01h - 06:01

Ate pareçe que volta redonda é grande coisa, eu moro é em barra do piraí sua burra
em breve estou voltando pro meu país INGLATERRA

Liberdade e Propriedade 1 de fevereiro de 2016, 17:49h - 17:49

Não fazem mais carros com a mesma superioridade que 206 e 307 tiveram sobre seus concorrentes em seu tempo, e detalhe eram mais baratos.

Segurança 1 de fevereiro de 2016, 16:20h - 16:20

Quem tem um Peugeot Citroen é mesma coisa que um sapato velho.

Al Fatah 1 de fevereiro de 2016, 14:40h - 14:40

Bonitinho, mas ordinário. Tipo uma cortesã parisiense…

CIVIC 1 de fevereiro de 2016, 12:40h - 12:40

QUEM DIRIGI UM HONDA SABE O QUE É CARRO. O RESTO É RESTO.

Al Fatah 1 de fevereiro de 2016, 14:44h - 14:44

Já dirigiste Mitsubishi, BMW, Land Rover?… Honda é melhor que a média, mas há muitos outros tão bons quanto ou melhores…

Fonseca 2 de fevereiro de 2016, 09:54h - 09:54

Amigo, realmente um bom carro mas faça a conta pelo preço que pedem nele, e voce paga, se vale a pena….estas sendo enganado…..nos USA custa o mesmo que qualquer outro da mesma categoria, alias lá o Sentra é o grande concorrente do Civic, Honda fora do Brasil é referencia na fabricação de motos…as japas Toyota e Nissan andam na frente
Os franceses custam menos, tem tecnologia e garanto que nos primeiros 5 anos dão tanto o u menos trabalho que as outras carroças que vendem aqui….VW, Ford, GM, Fiat e assim vai….

denise 2 de fevereiro de 2016, 19:13h - 19:13

kkkk so rindo pelo jeito nao conhece carro hrv so esse o top tem so 4 airbag kkkkkkk nao que seja melhor mas a eco esport tem 7 so louco

Cesar 2 de fevereiro de 2016, 20:11h - 20:11

Eu andei em um civic semana passada e que painel pobre e mal acabado. Entra em um Peugeot 408 ou em um C4 Lounge e preste atenção na diferença. Ande em um desses dois e sinta a diferença de rodar confortável. Durabilidade? Posso afirmar que é igual, pois eu tenho Peugeot e em minha casa tem Citroen.

Segurança 1 de fevereiro de 2016, 08:56h - 08:56

Não tem compromisso com os funcionários!

Fonseca 1 de fevereiro de 2016, 08:06h - 08:06

Revolucionaram o mercado automotivo, após a PSA o brasileiro passou a ter um padrão diferente de comparação, as carroças que nos empurraram por muito tempo e nos enganavam com confiabilidade da mecanica???!!!……..pena que não cuidaram do pós venda com o carinho que merece, estão tentando arrumar, tomara que não seja tarde…….já tive 206, 207 e 408, não fiquei com saudade de nenhum outro carro (já tive de todas, hoje estou com um japa).

Al Fatah 1 de fevereiro de 2016, 14:47h - 14:47

Confiabilidade mecânica nunca foi o forte dos franceses, mas sim a sofisticação e o requinte. Só a Renault que sempre foi uma companhia das “massas”, assim como a Volks e a GM, priorizando a robustez…

denise 2 de fevereiro de 2016, 19:10h - 19:10

so que esses vc tem que dar para alguem pois ninguem compra usado e quando compra e a preco de banana

denise 1 de fevereiro de 2016, 06:47h - 06:47

deus me livre nunca mais nenhum dos dois pois nem eles paga um valor rasuavel no carros deles mesmo quando vc troca em um novo e ninguem quer essas marcas usados

Cesar 2 de fevereiro de 2016, 20:08h - 20:08

“Razoável” seria você fazer um curso de português, antes de escrever tanta besteira. Tenho Peugeot desde 2003 e nenhum deles (hoje tenho um 308) me deu qualquer problema anormal, que outros carros também tem.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996