Rio – Em estudo recente, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) defendeu a necessidade de se discutir a concessão de subsídio ao transporte público como forma de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Segundo a associação, os sistemas são mantidos basicamente com a tarifa paga pelo usuário. “Transporte público de qualidade custa caro em qualquer lugar do mundo, mas esse custo não precisa recair todo sobre quem o utiliza. É preciso um novo modelo de financiamento, baseado em outra lógica, com outras fontes além da tarifa, a exemplo do que ocorre em outros países, que contam com subsídios públicos significativos”, diz trecho do estudo.
Com o nome de “Como ter um Transporte Público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”, o documento mostra que em países da Europa, por exemplo, é comum governos bancarem a quase totalidade destes valores. Nesses casos, para não mexer em verbas de outras áreas, como educação e saúde, busca-se diferentes alternativas para financiar o serviço. A França, por exemplo, cobra uma taxa de transporte das empresas. Barcelona e Nova York destinam parte dos impostos sobre propriedades para o financiamento do transporte público. E há outros lugares no mundo em que as taxações de combustíveis fósseis ou arrecadações com o licenciamento dos veículos são destinadas à mobilidade urbana. “Parte dos recursos é proveniente de fontes extratarifárias como pedágios urbanos e tributação diferenciada para o transporte individual; transferir recursos do transporte individual para o coletivo é, inclusive, um instrumento de gestão da mobilidade previsto em lei e um fator de estímulo à sustentabilidade, que ajuda a racionalizar o uso do transporte individual e otimizar a rede de transporte público”.
Segundo a ANTP, no modelo de contratação dos serviços de transporte público vigente na maioria das cidades, o poder público estabelece qual serviço será ofertado à população em função da demanda de passageiros prevista, da localização das linhas e quadros de horários ao número e tipos de veículo a serem usados, calculando então a tarifa pública que vai remunerar as empresas operadoras de acordo com os custos projetados. Esse modelo, no qual o serviço é remunerado pela tarifa paga pelos passageiros, está ultrapassado e gera vários desequilíbrios, que se refletem negativamente na qualidade dos serviços. A solução, segundo apresenta o documento, seria a adoção de um novo modelo de contratação, que garantiria a manutenção dos serviços conforme a qualidade, frequência e regularidade contratadas pelo poder público. “Além disso, não haveria risco de interrupção ou redução da oferta, nem desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos com as operadoras, e o poder público poderia estabelecer as gratuidades que desejar. Se houvesse aumento da demanda (o que é esperado, com o aumento da qualidade), a receita adicional fica com o poder público. Por outro lado, em caso de queda de demanda o poder público deveria cobrir eventuais diferenças entre receita e custo do sistema”.
Desde 2015, a mobilidade é considerada um Direito Social pela Constituição. Apesar disso, ao contrário de outros segmentos, o transporte coletivo – em sua grande maioria no Brasil – não conta com recursos do poder público, como acontece com o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.
5 comments
QUANDO ESTÃO POR CIMA NÃO FAZEM NADA PELO POVO MAS QUANDO ESTÃO NA MERDA FICAM CHORANDO ASSIM SÃO OS POLITICOS E EMPRESARIOS DESSA FAVELA CHAMADA BRASIL.
PEDE PARA SAIR, LARGA O OSSO…COM CERTEZA APARECE OUTRA COM MELHOR QUALIDADE E ATENDIMENTO.
Acostumado a bancar políticos e órgãos fiscalizador,para aumento de tarifa,hoje eles não estão no poder.pisaram tanto nos Rodoviários.ta na hora de novas empresas
Que gracinha…. Querem mamar no governo!!!!
Já ouviram falar em concorrência? Só os melhores sobrevivem!!!!!
Se não teem competência, saiam que outro toma o lugar, sem querer auxílio de governo!
Estão preparando a população para aumentar mais nossos impostos. Com os seis meses que trabalhamos para pagar impostos, nosso transporte público deveria ser o melhor do mundo, e de graça.
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