sexta-feira, 18 de setembro de 2020 - 03:36 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Federação afirma que comércio de Volta Redonda é um dos poucos fechados no estado

Federação afirma que comércio de Volta Redonda é um dos poucos fechados no estado

Matéria publicada em 10 de julho de 2020, 12:49 horas

 


Volta  Redonda – Volta Redonda é uma das poucas cidades do Estado do Rio de Janeiro a manter o comércio fechado na última semana, segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro (FCDL-RJ). A entidade pede a reabertura imediata do comércio com base na redução da ocupação dos leitos de UTI, divulgada ontem pelo Governo Municipal, retorno dos pacientes para o Hospital Regional e prevenção para evitar falência das empresas. Em nota divulgada hoje pela manhã (10), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ) manifestou apoio à reabertura do comércio em Volta Redonda, na forma do que estabelece os protocolos de saúde pública e em respeito ao consumidor, aos trabalhadores e aos empreendedores. No próximo domingo (12), o comércio da cidade deve voltar a funcionar, já que o motivo do fechamento (aumento no percentual de leitos de UTI ocupados na cidade, que faz parte de uma decisão judicial) foi solucionado.
“Não é admissível que a cidade de Volta Redonda, um dos mais importantes centros comerciais do Estado do Rio de Janeiro, se veja hoje na condição de um dos únicos municípios fluminenses a ser impedido de retomar suas atividades, principalmente, por reunir as condições sanitárias e médico hospitalares. Registra-se que o comércio de Volta Redonda, com apoio da CDL da cidade, está preparado para o retorno do funcionamento seguindo as normas sanitárias vigentes, com campanha permanente de orientação sobre cuidados como uso de máscaras, álcool gel, entre outras medidas necessárias”, assina, o presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida.
O comércio de Volta Redonda tem cerca de 10 mil estabelecimentos comerciais e o principal gerador de empregos do município. Antes da pandemia gerava em torno de 40 mil postos de trabalho, com o fechamento do comércio, esse número sofreu uma queda em torno de 20%, segundo os últimos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado).
A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) é de que pelo menos 200 empresas tenham fechado as portas definitivamente. “O comércio de Volta Redonda tem sido o único punido durante essa pandemia com esse acordo, mesmo cumprindo as medidas preventivas desde o início da flexibilização”, afirmou. Para Gilson, a economia caminha para a falência se houver mais algum fechamento.
“Pelo menos 80% das empresas são micro e pequenas empresas que já não têm condições de pagar aluguel, impostos, salários e outras despesas por estarem sem vender por tanto tempo como tem sido. Sem economia não há como gerar empregos e sem empregos não há como proteger vidas, se cria o caos’, afirmou.
Para a CDL-VR, a abertura do comércio precisa ter horário livre, para que se evite aglomerações. “Como temos falado desde o início, limitar horário é colocar as pessoas num mesmo período nas ruas. Quanto mais tempo as lojas funcionarem, mais espaçado, as pessoas irão ao comércio”, avaliou”.
Gilson lembrou que somando todo os dias que o comércio ficou fechado são quase 70 dias de portas fechadas e muitas empresas não têm estrutura para trabalhar apenas com delivery. Além disso, esse tipo de serviço, segundo ele, não representa nem 30% do faturamento da maioria das lojas que apostaram nesse atendimento para não ficar sem vender.
“Não há como sobreviver tanto tempo de portas fechadas. Precisamos mudar esses eixos, principalmente, o de casos suspeitos, porque a maioria não se confirma como Covid-19 e estamos no inverno, quando se aumenta o número de doenças respiratórias. O município também não pode ficar à mercê do Estado, tendo um hospital como o antigo Santa Margarida, com 40 leitos de alta complexidade, que estava sendo preparado para receber pacientes com o novo coronavírus, como foi anunciado pelo Poder Público, em abril deste ano. O município precisa investir em prevenção e em capacidade de atendimento da rede municipal de saúde”, afirmou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. Avatar

    Vamos nos lembrar na hora do voto!

  2. Avatar
    Cadê a mulher do Queiróz.?

    Ora, ora… Temos aqui um bando de coxinhas sem noção que agora, por interesse próprio ou mandado por espertalhões, reclamam do prefeito que elegeram, com os seus votos descabeçados. Assim como elegeram um boçal para presidente, o mundialmente famoso “capitã corona”, o corrupto e fanfarrão Wintzel, o miliciano formador de quadrilha e lavador de dinheiro público, Flavinho Chocolate, chefe do laranja Queiróz, o delegadozinho anti-trabalhador. E eram fãs do agora “comunista” ratazana Moro. Ou seja, fizeram cagada e agora reclamam. Vão reclamar para o Papa ( ou para o Pastor), CAMBADA DE IDIOTAS.

  3. Avatar

    Pq os grandes empresários não ajudam em vez de reclamarem. Façam uma parceria publivo- privada com o município. Ajudem a reformar o Santa Margarida e depois recebam incentivos ou renúncias fiscais. Mas o lucro sempre na frente de vidas. Palhaçada. Estamos vivendo um momento atípico e gravíssimo, é hora de sacrifícios de todos. Viver como se nada estivesse acontecendo só irá perpetuar essa pandemia.

  4. Avatar

    Esse prefeito de VR já está nojento, é um covarde e gosta de aparecer.

    • Avatar

      Quarentena é a solução, visto que somos um país rico e não temos pessoas necessitadas e a distribuição de renda é igualitária! #Chapadodeoregano

  5. Avatar

    Parabens samuca pelo seu bom senso em parcela em duas parcela o nosso salario segue abaixo seu bom senso subsecretario 2 parcela de 4mil total 8 mil. Funcionario de carreira 1mil e quarenta e cinco reais 2 parcela de de 525.00 reais muito bom seu bom senso fora samuca voce e um dos pior prefeito que ja passou por volta redonda

  6. Avatar

    Minha opinião é ou fecha por 1 mês seguido ou reabre e as pessoas se conscientizam,saindo apenas qdo precisar,assim não haverá aglomerações, e as pessoas tomam as medidas necessárias como máscara e álcool gel…pq fica abrindo e fechando não tá ajudando em nada…deveria haver uma decisão mais precisa…é outra coisa que não concordo,país e mães de família desempregados pq estão morrendo mtos idosos,fácil resolver,os idosos ficam em casa,pq eles já tem a aposentadoria garantida,e as multas ficam valendo para os idosos que sair,pq assim eles não sai de casa…precisei sair segunha, questão de problemas bancários, e tinha idosós a toa na praça da prefeitura, daí o comercio fechado,daí morre a culpà é dos outros?não, é deles que tá na rua andando a toa

  7. Avatar

    Parabéns prefeito se o Sr não tivesse pulso forte Volta Redonda já teria mais de 500 mortes por covid, Talvez de alguém que está reclamando das atitudes tomadas pra conter a doença. Meus sentimentos às famílias enlutadas que são quase 100. Muita gente sofrendo; inclusive sem trabalho e renda que é dever do incompetente governo federal prover e ajuda pras pequenas empresas também.

  8. Avatar

    Que o bom senso prevaleça.

  9. Avatar

    isso mesmo Samuca aproveite seu últimos dias de política sua mamata está chegando ao fim , as cidades vizinhas por onde eu ando está tudo funcionando, só aqui essa palhaçada ,os donos de restaurante falindo e vc tá nem ai

    • Avatar

      Enquanto houver mercado funcionando direto , não vai diminuir a covid pois as.pessoas vão ao mercado todos os dia e muitas das.vezes pra andar atoa é não compram nada , na minha opinião teria que.funcionar somente na metade.do dia.pois eu trabalho no mercado e vejo várias pessoas indo pra lá e ficam batendo papo na praça do mercado e nas lanchonetes das.ruas.,se é pra ir ao mercado ou na farmácia ou seja compra o que tem que comprar é.vai pra casa ,mas não fica na rua andando.pra lá.e pra cá sem necessidade pegando covid ,principalmente pessoas idosas estão direto nas ruas ,tem mais pessoas idosas.que tudo andando nas ruas

  10. Avatar

    Samuca é muleque, adora chamar quem não concorda com a loucura dele de incompetentes mas todos estão vendo aonde vai parar VR…

  11. Avatar

    Óbvio… A qtd de gente IGNORANTe que não estão fazendo as coisas corretamente… Saindo as ruas pra nada.. fazendo aglomerações…
    MTS óbitos na cidade…
    Tinha mesmo que fechar…
    Pior são aqueles que não conseguem ver o pior acontecendo.
    Luto estou pelas pessoas que estão morrendo.
    Será que vale a pena vc ganhar 1.000 por mês e morrer com o vírus e deixar toda a família desamparada… Ou todos se juntarem para um bem maior e ninguém morrer de fome…

    • Avatar

      Ou você é o único sustento da sua casa e aqueles R$ 1000,00 paga a comida da família. E sem ele acaba morrendo de fome ou alguma doença relacionada a desnutrição.
      É fácil falar quando a sua família não depende do dinheiro do comércio para sobreviver.

    • Avatar

      Parabéns para você que não precisa trabalhar. Continue emcasa. Alguém deve estar correndo o risco por você.
      Mas não atrapalhe quem precisa estar expisto para sobreviver nem julgue os outros semsaber os motivos.

  12. Avatar

    Parabéns prefeitinho e até nunca mais.

Untitled Document