segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Feriado atrai turistas para interior do Rio, aponta associação de hotéis do estado

Feriado atrai turistas para interior do Rio, aponta associação de hotéis do estado

Matéria publicada em 6 de setembro de 2017, 21:28 horas

 


Foto: Divulgação/TurisRio Riqueza: Paraty é Patrimônio Histórico Nacional e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos

Riqueza: Paraty é Patrimônio Histórico Nacional e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos (Foto: Divulgação/TurisRio)

Sul Fluminense – O feriado prolongado de 7 de setembro está dando resultados positivos para a hotelaria do interior do estado. Pelo menos é que aponta pesquisa realizada pela Associação de Hotéis do Estado do Rio – ABIH-RJ. De acordo com o levantamento, cidades como Cabo Frio e Vassouras despontam como as preferidas dos turistas registrando, respectivamente, 90% e 95% de ocupação para os quatro dias.

História: Vassouras, famosa pelo Ciclo do Café, é uma das atrações da região Sul Fluminense (Foto: Divulgação)

História: Vassouras, famosa pelo Ciclo do Café, é uma das atrações da região Sul Fluminense (Foto: Divulgação)

Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, a procura pelo interior reforça a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela Setur-RJ/TurisRio na divulgação dos atrativos dessas localidades, inclusive através do nosso guia Rio+3.

– Em períodos curtos, como no caso dos feriadões, as cidades mais próximas da capital são um chamariz para aqueles que gostam de aproveitar os dias de descanso nas cidades turísticas. O interior tem registrado ótimas taxas de ocupação e está plenamente preparado para receber os visitantes.

Já Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, comemora os 60% de ocupação nos hotéis na orla da cidade, do Leme ao Leblon.

– Acreditamos que, num cenário de expansão de mais de 20 mil novos quartos na cidade e um grande festival de música (Rock In Rio), que vai concentrar a vinda dos visitantes nas próximas semanas, o desempenho foi satisfatório na capital, e ainda mais satisfatório no interior, que ultrapassou o resultado da pesquisa anterior – disse.

Petrópolis, por conta da proximidade com a capital e dos inúmeros atrativos culturais e históricos, é sempre um destino muito procurado pelos visitantes. Os hotéis do município já estão com 63% dos quartos ocupados. Para quem decidir se deslocar para a serra, a Cidade Imperial realiza, no sábado, 9, no Palácio de Cristal, o Circuito Imperial de Coros com o Coral das Meninas dos Canarinhos. A apresentação será gratuita e começa às 18h.

Setenta por cento é o percentual registrado em Itatiaia, na região das Agulhas Negras. O Parque Nacional de Itatiaia, a mais antiga unidade de conservação do Brasil, é um passeio imperdível para quem escolheu a cidade. Já na Colônia Finlandesa de Penedo, bairro turístico onde é guardado o material que ajuda a preservar a memória de seus colonizadores, os hotéis registram 65% de ocupação.

Como a previsão de tempo para a maior parte do estado é de sol para os quatro dias os apreciadores de praia, que optarem por Cabo Frio, ainda tem opções para se hospedarem, apesar da procura estar grande. Noventa por cento é a taxa de ocupação da cidade.

O Vale do Café também tem atrações para o feriadão. Trata-se do FLOR Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio. Com o tema “FLOR e Labirinto” o evento aproveita o feriado da Independência para convidar ao passeio e colorir com arte e natureza os municípios de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin. Os meios de hospedagem de Vassouras, apesar de bastante procurados, ainda tem vagas. A ocupação hoteleira, até o momento, é de 95%.

Costa Verde Fluminense

Angra dos Reis e Paraty, localizadas na Costa Verde, segundo a pesquisa da ABIH-RJ, tem 70% da capacidade hoteleira reservada para o feriadão. Angra dos Reis está localizada entre as duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, e é o destino ideal para quem gosta de estar em contato com a natureza e de esportes náuticos. Paraty é Patrimônio Histórico Nacional e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. A cidade fica a 234 km de distância da capital e em apenas 3 horas é possível conhecer a combinação entre o azul marítimo e o verde da Mata Atlântica.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Turistas, um conselho, região de Angra é perigosa, só dá crime.

Untitled Document