quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - 09:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Fim de ano faz procura por serviços de diarista aumentar

Fim de ano faz procura por serviços de diarista aumentar

Matéria publicada em 17 de dezembro de 2016, 15:20 horas

 


Segundo empresa que terceiriza serviços de limpeza em Volta Redonda, nesse período há um aumento de 100%

Volta Redonda – A preocupação das pessoas em deixar a casa mais limpa e organizada para receber parentes e amigos no Natal e Réveillon é um dos principais fatores que contribuem para aumentar a demanda de serviços das empresas terceirizadas de limpeza, como também das diaristas nesta época do ano.

De acordo com Samara Cavalcante, gerente de uma empresa especializada em terceirizar serviços de limpeza em Volta Redonda, durante o período que antecede o Natal e Ano Novo, há um aumento de solicitações de serviços em mais de 100%, incluindo serviços de limpeza em residências e outros tipos de atividades.

– Tanto para limpezas em residências como em outros serviços realizados pela nossa equipe, há uma demanda maior de solicitações neste período. Serviços de limpeza, lavagem de estofados, e limpeza pós-obra, são os mais exigidos pelos nossos clientes neste mês de dezembro. Nesta época a empresa não dá conta de tanta solicitação, acredito que além do fato de as pessoas estarem com mais dinheiro em razão do 13º salário, o calor e a preocupação em deixar a casa pronta para as festas de fim de ano ajudam a aumentar os pedidos de serviços que nos chegam – afirmou Samara.

A gerente diz que para dar conta de tanta solicitação de serviço, a empresa costuma abrir mais horários de atendimento, remanejando os horários dos funcionários para que eles possam atender uma maior demanda de pedidos.

Entre os serviços realizados pela empresa estão a terceirização de mão de obra para lavagem de estofados, limpeza pós-obras, limpeza residencial e comercial e tratamento de piso, entre outros.

– Normalmente o cliente que solicita nossos serviços são casais que não tem filhos, pessoas que trabalham fora o dia inteiro e pessoas solteiras. Em dois anos de atuação em Volta Redonda, tenho observado que as pessoas estão optando mais pelos serviços de mão de obra terceirizada, acredito que em razão da comodidade e praticidade que oferecemos – avaliou a gerente.

Maior demanda exige mais contratações neste período

Quem também está otimista com o aumento na demanda de serviços terceirizados em sua empresa, é o empresário Marcelo Lopes Santana, diretor presidente de uma empresa de terceirização de mão de obra.

Segundo Marcelo, o volume de solicitações começa a aumentar muito a partir da segunda quinzena de dezembro, principalmente para os serviços de limpeza residencial, pequenos reparos de residência (pintura, descarga e parte elétrica) e limpeza de caixa d’água.

– Todo mundo quer deixar a sua casa pronta para o Natal e o Ano Novo, e devido a este aumento na demanda de serviços, registramos um aumento em torno de 15 a 20% nos pedidos de serviços. Em razão disso tivemos que contratar mais 16 funcionários – explicou Marcelo.

O diretor ressalta que o foco principal da empresa é a limpeza, lembrando que ela também atua na parte de pequenos reparos na construção civil, no tratamento de piso, infiltração, troca de telhas, troca de armário, instalação e limpeza de piscina e limpeza de caixa d’água.

– Acredito que este ramo de atividade está crescendo muito em razão da profissionalização do serviço, da rapidez, segurança no trabalho e confiabilidade do trabalho por parte dos clientes. A disponibilidade de mão de obra e um custo melhor em função de todos os benefícios que a empresa oferece, como treinamento e capacitação dos funcionários, é outro fator que tem contribuído muito para aumentar o interesse pela nossa atividade – avalia.

E normalmente quem procura o serviço de terceirizado são pessoas entre 30 e 50 anos que trabalham fora, pessoas que trabalham e tem filhos, solteiros, idosos, profissionais liberais e condomínios, esclarece Marcelo.

– Ao longo de um ano e dois meses trabalhando nesta área, o serviço mais solicitado é o de limpeza de condomínio correspondendo a 70% das solicitações – disse Marcelo.

Limpeza: Empresas estão remanejando horários para atender todos os clientes (Foto: Júlio Amaral)

Limpeza: Empresas estão remanejando horários para atender todos os clientes (Foto: Júlio Amaral)

Procura por diaristas aumenta em até 100%

A necessidade de manter a casa bem limpa para as festas de fim do ano, também contribui para que aumente a demanda de serviços das diaristas autônomas, que se desdobram para dar conta de tantos pedidos de limpezas.

Segundo a diarista Dilcineia dos Santos Pires, já a partir do dia 10 os pedidos, tanto de clientes antigos como de pessoas desconhecidas, começam a crescer, permanecendo até a véspera de Natal e Ano Novo, e causando um aumento de 100% na atividade de diarista.

– Normalmente fazemos uma primeira faxina entre os dez primeiros dias do mês e depois somos solicitadas novamente para o dia 20 ou uma data mais próxima do Natal, para que dessa forma a casa já esteja pronta para as comemorações natalinas. Estes pedidos de limpezas geralmente sempre ocorrem dos clientes antigos, mas também aparecem muitos clientes novos interessados, na maioria indicados pelos meus clientes antigos – confirma.

Neste período que antecede as festas de final de ano é normal a diarista ser solicitada para ajudar na preparação da ceia de Natal e Réveillon, fazendo a limpeza dos talheres, preparação da ceia e fazer a organização da mesa de jantar.

– Para este tipo de serviço, além da cobrança da faxina, costumo cobrar um valor a mais, pois ele sempre é feito na véspera do Natal, dia 24, durante a parte da manhã. No meu caso, eu quase não preparo a ceia completa, apenas a sobremesa. Neste período há um aumento de quase 100% nas solicitações de faxina. A minha média normalmente é de três atendimentos por semana, e neste período do Natal e Ano Novo dobra, passando a fazer todos os dias e geralmente nas semanas que antecedem as festas – afirma.

Como diarista, Dilcineia esclarece que geralmente cobra um pouco mais pela faxina neste período, exigindo além da faxina, a passagem e alimentação.

– Na maior parte dos atendimentos eu trabalho sozinha na residência, pois o cliente costuma estar trabalhando. Também faço faxina quando o cliente está chegando de viagem e é preciso deixar a casa limpa para a sua chegada – finalizou.

 

Por Júlio Amaral

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Qual o telefone para contato ou valor ?

  2. Qual o endereço ou telefone para contato.

  3. Valor por favor

  4. Depois a população reclama dos aumentos pontuais em datas comemorativas. Os próprios trabalhadores autônomos praticam essa imoralidade e depois elas mesmos reclamam das empresas. Isso é Brasil. Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.

  5. Valor da faxina?

Untitled Document