Fim de ano: Roteiros turísticos da região têm expectativa de mais de 90% de ocupação

by Diário do Vale

Costa Verde, além de receber milhares de turistas por vias terrestres, está com previsão de 42 escalas de cruzeiros para esta temporada
(Foto: Wagner Gusmão)

Sul Fluminense- Já estamos em dezembro. Muitos já se prepararam antecipadamente e sabem como vão curtir as festas de Natal e Réveillon, outros ainda estão em busca das melhores opções. A região tem uma série de destinos que agradam todos, desde aqueles que querem sossego até os que preferem uma agitação. A expectativa da maioria das cidades é que a ocupação hoteleira supere 90%. Entre os principais destinos estão Angra dos Reis, Paraty, a região das Agulhas Negras e o Vale do Café.
Em Angra as atividades começam neste domingo (08), com a abertura da Vila Noel, montada na Praça General Osório, próximo à Igreja do Carmo, na Rua do Comércio, vai trazer a magia do Natal para a cidade. A vila vai poder ser visitada durante todo o dia, até o dia 06 de janeiro, mas a casa do Papai Noel será aberta ao público a partir das 17h. Excepcionalmente, na véspera de Natal, dia 24, o bom velhinho estará no local pela manhã e, depois, retornará no dia 26 a partir das 17h. Para o réveillon a programação conta com a tradicional procissão marítima, shows de Michel Teló, Claudia Leitte e mais atrações que ainda estão aguardando definição.
Mas se engana que as festividades em Angra se encerram no Réveillon, a cidade emenda até o dia 04 de janeiro, quando comemora 518 anos. De acordo com a TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis) a expectativa é de 95% na taxa de ocupação no período. Além disso, a cidade está na rota de diversos cruzeiros, com a previsão de 42 escalas para esta temporada, sendo a maioria delas na Vila do Abraão, Ilha Grande.
Com relação a segurança, a TurisAngra informa que serão realizadas diversas ações de ordenamento e fiscalização nos cais da cidade e também nos acessos pela estrada para controle da entrada de ônibus de turismo. Outro ponto abordado pela Fundação é a respeito do policiamento, que terá seu efetivo aumentado pela Polícia Militar. Além é claro de alterações no trânsito que serão devidamente sinalizadas e orientadas.
Outro destino bastante badalado nesta época é Paraty, a cidade deve receber pelo menos 100 mil turistas neste período, divididos entre os polos turísticos (o que inclui Trindade). A rede hoteleira já trabalha com uma ocupação superior a 90% para o período de fim de ano.
A principal forma de acesso é o carro, mas também é grande o fluxo de visitantes por meio das agências de turismo que operam no próprio município, em parceria com a rede hoteleira.
Com esse fluxo grande de turistas, a cidade também se prepara na questão de segurança, prefeitura tem hoje o programa Proeis, que é o pagamento de policiais militares em horários de folga para reforçar o policiamento. Este programa hoje está direcionado para ações de policiamento no centro histórico e no seu entorno, em conjunto com a Guarda Municipal, e deve ser ampliado no período de fim de ano. Além disso, a prefeitura tem um sistema de monitoramento em todas as entradas da cidade e estas imagens são compartilhadas com a polícia.
O transito também é outra preocupação, para isso haverá uma operação especial de orientação do trânsito no período do fim de ano, com fiscalização de estacionamento irregular e vistoria de veículos. Além disso, durante o Réveillon, serão feitas campanhas para incentivar que os turistas evitem o uso do carro, optando por circular a pé no entorno do centro histórico.
A Secretaria de Turismo está finalizando a programação de Réveillon, mas haverá show e a tradicional queima de fogos na praia do Pontal, além de palcos e programação especial na Jabaquara e na Praça da Matriz.
Turistas que visitam a cidade neste período poderão se informar sobre passeios e roteiros disponíveis no Centro de Informações Turísticas, que funciona na Praça do Chafariz. Entre as atrações, há opções de passeios de barco e escuna pela baía de Paraty e roteiros pelas cachoeiras, em passeios de jipe.

Agulhas Negras

Já Itatiaia e Resende são destinos para quem busca um pouco de tranquilidade, a região tem como atrativos Penedo, o Parque Nacional, a Serrinha do Alambari, Visconde de Mauá, Maromba e muito mais. Em Itatiaia, a secretaria de turismo informa que a ocupação hoteleira para o Natal a procura está em uma média de 50% por ser um período em que as pessoas procuram comemorar em família. Com relação ao réveillon, até o momento está em 80% podendo aumentar com a proximidade da festa, a expectativa é que entre 20 a 25 mil pessoas visitem o município durante o fim de ano.
Já em Resende, a ocupação hoteleira para a área central da cidade está em torno de 50%, sendo que para o maior destino turísticos que é a região de Visconde de Mauá em torno de 80%.
– A expectativa é muito boa tendo em vista que a divulgação dos destinos turísticos da cidade e região está sendo intensificada e ampliada nas redes sociais, pela da Prefeitura, os hotéis e pousadas da região – disse o secretário de turismo, Tiago Diniz.
Ainda segundo o secretário, no período das férias aumenta o fluxo de turista em nos destinos turísticos como Visconde de Mauá e Serrinha do Alambari.
– A prefeitura está organizando para este período a Operação Verão que tem como objetivo organizar e realizar um trabalho de conscientização junto aos visitantes com relação ao uso dos poços e cachoeiras destas regiões citadas – citou.
Na questão da segurança, o secretário afirmou que a polícia vem aumentando o policiamento ostensivo nas ruas da cidade em conjunto com a Guarda Municipal, que também estará atuando em nos destinos turísticos com maior efetivo no período de férias.
Entre as atrações para o período, a cidade contará com boas opções de eventos como exibição de peças de teatro no Espaço Z e exposição no Museu de Arte Moderna. Na área central da cidade tem o passeio pelo Centro Histórico; saltos de paraquedas e voos panorâmicos no aeroporto. Em Visconde de Mauá diversas opções de trilhas como a subida da Pedra Selada e banhos de cachoeiras. Além da excelente gastronomia. A Serrinha do Alambari destaca-se pelas suas cachoeiras e a observação de aves. E ainda tem Engenheiro Passos, onde está situada parte do Parque Nacional do Itatiaia com trilhas para as principais montanhas da região como o Pico das Agulhas Negras, Prateleiras e Morro do Couto.

No Vale do Café

As cidades de Vassouras, Miguel Pereira, Rio das Flores, Barra do Piraí e Paulo de Frontin, que compõem a região do Vale do Café, terão programação para o ano novo com queima de fogos e shows. Em Vassouras, a vista mais bonita da cidade será um dos locais preferidos para a virada. O mirante ficará totalmente iluminado para a festa de fim de ano, com queima de fogos e trucks de cervejas e sanduíches. Já Miguel Pereira terá queima de fogos perto do Lago do Javary. Grande parte dos hotéis de todo o Vale já trabalham com número menor de reservas, pois já estão com 70% de ocupação para o período.

Por Amanda Teixeira

You may also like

2 comments

Kennedy 8 de dezembro de 2019, 19:14h - 19:14

Recentemente estava em Penedo num sábado comum meio do mês, e resolvi dormir em um hotel para voltar no domingo . Para minha surpresa nenhum dos três hotéis que me dirigi aceitou me hospedar apenas por uma noite.Só aceitavam com duas diárias. Fui embora para minha casa.E O.PIOR é que tinham vagas mas alegaram que FDS só trabalham com duas diárias.Em tempos bicudos como os de hoje ainda acontecem coisas desse tipo. SERÁ QUE A EMBRATUR concorda com isso?

VAI VENDO 8 de dezembro de 2019, 17:50h - 17:50

Há anos que não vou para a Costa verde com a família. Angra dos Reis nem pensar. VAI VENDO encontramos tiroteios entre policiais e traficantes (que o governador juiz garantiu ter acabado com a morte de alguns), VAI VENDO encontramos o prefeito e o governador juiz ou juiz governador de helicóptero sobrevoando na minha cabeça atirando com metralhadora.

Agora estou indo para mais perto, ou seja, para estas cidades mencionadas. Mangaratiba é uma boa esticada para quem gosta de praia.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996