
Novos gestores comandarão a CDL-VR no biênio 2025/2026 – Divulgação
Volta Redonda – O empresário Giovane Freitas Ferreira foi eleito, na segunda-feira (25), o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR). Ele terá como vice-presidentes, no biênio 2025/2026, os empresários José Luiz Vidigal Fagundes Costa, atualmente diretor administrativo e de Patrimônio, e Leonardo Almeida, atual presidente.
A eleição aconteceu na sede da CDL-VR, no Aterrado. Pela primeira vez, o Conselho Consultivo, formado pelos ex-presidentes, também terá um presidente. Quem assume o cargo é o empresário César Fernando Alves Abrantes. A posse administrativa da nova Diretoria Executiva será em janeiro.
Giovane assume o cargo após ter sido diretor e vice-presidente, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, focando ainda mais na capacitação do comércio e trazendo mais inovação e modernização para a entidade. Ele tem 53 anos, é casado e tem dois filhos. Empresário há 35 anos no setor de telefonia, é dono do Grupo Cronológica, que conta com 40 lojas no interior do Rio de Janeiro e São Paulo. “Comecei a trabalhar muito cedo, com oito anos já era empreendedor e, aos 18, abri a minha primeira loja e nunca mais parei de empreender”, contou.
Segundo Giovane a CDL-VR é uma entidade importante para o desenvolvimento econômico da cidade e um exemplo para outras instituições empresariais, por ser atuante na capacitação do setor produtivo, principalmente dos segmentos de varejo e serviços, criando oportunidades de crescimento para as empresas.
“É uma entidade preocupada em oferecer serviços de qualidade, cursos, palestras, campanhas, eventos e atividades que agregam conhecimento no dia a dia das empresas, além de ter parcerias e convênios que otimizam custos e geram resultados para os associados”, acrescentou.
O gestor eleito, ressaltou ainda que a CDL-VR também é uma instituição com representatividade forte junto ao Poder Público, sempre lutando pelos interesses da classe lojista e de prestação de serviços. “Vejo a CDL como uma grande interlocutora da nossa classe, sempre defendendo o setor produtivo, buscando um diálogo saudável para o desenvolvimento econômico e social. Vamos manter esse caminho de união, não só com o Poder Público, mas também com nossas entidades-irmãs”, acrescentou.
Elogios a atual gestão
Giovane também elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão e pelos ex-presidentes, que sempre buscaram fazer da CDL de Volta Redonda uma entidade respeitada e conectada às necessidades do setor produtivo. “A CDL sempre foi muito bem conduzida por seus presidentes e pretendo dar sequência a esse trabalho. Acredito que cada gestão vem para somar, trazer novas ideias, e quero, junto com a minha diretoria, buscar mais inovação, novos serviços e focar ainda mais na capacitação, que considero fundamental para o desenvolvimento das empresas”, disse.
O presidente-eleito comentou ainda sobre a nova diretoria. “O Leonardo, que é o atual presidente, vai continuar como vice, me dando suporte com a experiência que tem de tantos anos na CDL. Nosso diretor José Luiz Vidigal Fagundes também será vice. Ele é um empresário jovem, com um olhar diferenciado sobre o novo empreendedorismo, de uma família tradicional do comércio, e que vem atuando também na empresa com essa visão de crescimento e modernização, tão necessária hoje nesse mercado em constante transformação”, comentou.
Leonardo Almeida fala sobre como foi o seu mandato
Leonardo Almeida, que deixará a presidência em dezembro deste ano, também falou sobre os dois anos à frente da CDL-VR. “Tenho quase 15 anos de CDL, fui diretor da CDL Jovem, onde também fui presidente, depois diretor da Executiva e, agora, presidente. Nessas duas décadas e meia, aprendi muito como empresário, mas também sobre a importância do associativismo, de como podemos pensar e trabalhar para desenvolver as empresas da nossa cidade. Ser presidente também é abrir mão um pouco dos nossos negócios e se dedicar à nossa classe, aos nossos associados, o que nos traz muito aprendizado. Nossa Diretoria buscou fazer um trabalho focado no desenvolvimento das empresas e seus colaboradores, com palestras que pudessem transformar os negócios, e acho que atingimos nosso objetivo, vendo nossos eventos sempre cheios de empreendedores em busca de crescimento”, afirmou.
Ele também desejou sucesso à nova gestão. “Deixo a presidência, mas não a CDL, onde vou continuar colaborando sempre com a missão de manter a nossa cidade sempre à frente quando falamos de um comércio de qualidade e referência para o Sul do Estado. Desejo sucesso ao presidente Giovane e sua diretoria, tenho certeza de que será uma gestão de muitas conquistas para a nossa entidade e para nosso comércio”, acrescentou.
Conheça a nova diretoria da CDL-VR
Presidente: Giovane Freitas Ferreira
Vice-presidentes: José Luiz Vidigal Fagundes Costa e Leonardo Costa de Almeida
Diretores-secretários: Paulo Roberto Fagundes da Costa e Leandro Schwartz Noel
Diretores-financeiros: José Carlos do Nascimento e Paulo Cesar Biajoni Braga
Diretores de Comunicação e Tecnologia: Rafael Silva Ferreira Mendes e Lucas de Paula Ribeiro
Diretor de Desenvolvimento Econômico e Tributário: Mozart Eliziário da Cunha
Diretor de Serviços e Produtos: Adriano de Oliveira Santos
Diretores Administrativos e de Patrimônio: Claudio Barros e Maurílio Marcelino da Silva
Diretor-comercial e de Franquias: Gilson Ferreira de Castro
Diretor-jurídico: Yhel Paulo Esteves
Diretores de Capacitação: Luiz Claudio Alves Delgado de Ávila, João Vitor Gomes Spacek
e Cleverson Stocco Moreira
Diretor de Assuntos Políticos: Paulo Roberto Costa Docca
Conselho Fiscal: Osmar Fernandes de Souza, Antônio Luzia Borges, César Fernando Alves Abrantes, Luís Fernando Soares Cardoso (suplente), Eduardo Guimarães Prado (suplente), Bruno Siqueira de Freitas (suplente)