Governo conclui licitação para obras no Abraão

by Diário do Vale
Angra dos Reis

Previsão: Obras do Prodetur na Ilha Grande terão prazo de execução de 16 meses, com previsão de término antes do verão de 2018

Angra dos Reis – O Governo do Estado do Rio confirmou na semana passada à prefeita, Conceição Rabha, que está concluída a licitação para a contratação de obras do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Vila do Abraão, na Ilha Grande, aguardadas há quase sete anos. A prefeita e o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Klauber Valente, estiveram com o secretário de Estado e coordenador executivo do Prodetur/RJ, Vicente Loureiro, no dia 13, no Palácio Guanabara, para conversar sobre o cronograma da obra.

As obras do Prodetur na Ilha Grande enfrentaram, desde 2009, diversos obstáculos burocráticos e de licenciamento que parecem finalmente vencidos. A contratação da empresa escolhida para a execução será publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Os investimentos previstos para a Vila do Abraão chegam a cerca de R$ 28 milhões, com recursos financiados pelo Governo Federal junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Licitação Pública Internacional (LPI) que escolheu a empresa HG Engenharia foi iniciada em novembro e concluída na última semana. O contrato será publicado nos próximos dias e a empresa deve começar os trabalhos em campo a partir do mês de maio deste ano, ainda preliminares, sem obras civis, por enquanto. Os investimentos previstos são dois novos sistemas de abastecimento de água e de saneamento e a urbanização da vila, com calçamento, drenagem, recuperação estrutural, construção de pontes, paisagismo e iluminação pública. As obras do Prodetur na Ilha Grande terão prazo de execução de 16 meses, com previsão de término antes do verão de 2018.

O presidente da TurisAngra, Klauber Valente, que esteve no Rio de Janeiro diversas vezes acompanhando o andamento da licitação e cobrando a definição sobre as obras, comemorou a perspectiva de investimentos na Vila do Abraão, que irão contribuir não apenas com o aspecto físico da localidade, mas permitir o reordenamento de uma série de atividades de turismo na região.

— Este é o fim de uma etapa de trabalho de muitos anos que envolveu a prefeitura a própria Fundação TurisAngra, além, é claro do governo do estado. O município aguarda definição sobre esse investimento desde 2009 e, ultimamente, a prefeita Conceição fez bastante pressão política para acelerar as coisas. As obras do Prodetur vão melhorar a vida dos moradores da Vila do Abraão e qualificar ainda mais o local como um destino turístico estruturado — afirmou o presidente da TurisAngra, Klauber Valente.

Para a prefeita Conceição Rabha, o Prodetur da Vila do Abraão é uma conquista dos moradores e com retorno garantido para a atividade turística do local. Ela acredita que o investimento será o primeiro passo para assegurar um novo patamar para o turismo na Ilha Grande, além de assegurar sustentabilidade às atividades.

— Fico muito feliz com essa notícia dada pelo secretário Vicente Loureiro. Desde que assumi essa era nossa prioridade em relação à Vila do Abraão na relação com o governo do estado. Agora teremos mais de um ano de obras, com um legado positivo para a Vila do Abraão. Parabéns a todos os envolvidos. É uma vitória da Ilha Grande e de Angra dos Reis — disse a prefeita Conceição.

O secretário Vicente Loureiro parabenizou ao município pela conquista e afirmou que a equipe do Prodetur vai acompanhar a execução da obra de perto. Todos os detalhes das intervenções serão esclarecidos previamente à prefeitura e à comunidade, inclusive respeitando o calendário turístico e de eventos no Abraão.

— É momento de todos comemorarmos. Foram anos de batalha para chegarmos neste momento e iniciarmos as obras. As cobranças da prefeita foram fundamentais, tanto junto a nós do Prodetur, quanto junto ao governador Pezão. Nossos engenheiros e arquitetos vão estão próximos às equipes da empresa em campo para garantir que o prazo da obra seja cumprido e que nada de indesejado aconteça. Parabéns para Angra dos Reis e parabéns para a Ilha Grande — disse Vicente Loureiro.

Também participaram da reunião os gerentes do Prodetur, Gerard Andres Fischgold (Projetos e Obras) e Jelcy Willekens (Aquisições e Contratos), que serão os contatos da Prefeitura de Angra e da TurisAngra junto ao governo do estado para os assuntos relacionados às obras na Vila do Abraão.

You may also like

2 comments

Al Fatah 23 de abril de 2016, 21:50h - 21:50

Em Angra realmente as praias são mais bonitas nas ilhas. Só elas apresentam mar com esse tom de verde maravilhoso, fazendo jus ao epíteto “Costa Verde”…

Paulão 23 de abril de 2016, 18:46h - 18:46

Pode ser o início do fim do que restou de paraíso na Ilha Grande. O excesso de turista também acaba com tudo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996