Governo do Estado sanciona lei que cria o Mês Estadual da Mulher Empreendedora  

Novembro terá agenda de eventos promovidos pela Secretaria de Estado da Mulher com programação aberta nesta segunda-feira em seminário na Alerj

by Diário do Vale

Estado do Rio – O governador Cláudio Castro sancionou a lei que institui o Mês Estadual da Mulher Empreendedora, que será comemorado, anualmente, em novembro. Para marcar a celebração, a Secretaria de Estado da Mulher vai promover uma série de eventos e atividades ao longo deste mês, envolvendo pelo menos oito municípios do nosso estado. Entre as atividades estão workshops, palestras e rodadas de negócios, ações pensadas para inspirar, capacitar e conectar mulheres empreendedoras fluminenses. A abertura das comemorações será no próximo dia 6, às 13h, com um seminário no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

– As mulheres merecem respeito e homenagens o ano inteiro. Mas, em novembro, vamos jogar luz nas guerreiras empreendedoras que batalham para transformar as vidas de suas famílias e que inspiram outras mulheres a seguirem pelo mesmo caminho de sucesso – avalia o governador Cláudio Castro.

Para a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, a lei de criação do Mês Estadual da Mulher Empreendedora é um marco na valorização da mulher na sociedade.

– Esta é uma grande conquista para todas nós, pois fortalece o papel fundamental que as mulheres empreendedoras desempenham na economia do Rio de Janeiro. Somos o estado mais feminino do país, com uma população formada por quase 53% de mulheres, e também o estado com a maior porcentagem de mulheres empreendedoras, 38%. O governo trabalha para fortalecer essas mulheres, para que elas ocupem posições de liderança e possam se capacitar para conquistar sua autonomia econômica. Teremos um mês inteiro de atividades, reforçando a importância dos negócios liderados por mulheres na economia do estado e do nosso país – destacou Heloisa Aguiar.

A criação do mês estadual em homenagem às mulheres empreendedoras segue os moldes do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado dia 19 de novembro, data instituída pelas Organizações das Nações unidas (ONU), e da Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino, criada pelo Governo Federal com objetivo de promover a troca de experiências e a educação empreendedora entre as mulheres.

 

Rio de Janeiro é o estado com a maior porcentagem de empreendedoras no país

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, o Rio de Janeiro é o estado com maior proporção de empreendedoras: 38% dos empreendimentos são liderados por mulheres (a média nacional é de 34,4%).

Além disso, 53% das mulheres empreendedoras fluminenses são chefes de família.

Ainda segundo a pesquisa do Sebrae, o estado do Rio tem mais de 941 mil empreendedoras (9,1% do total do país), ficando atrás apenas de Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%) e São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%).

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996