sexta-feira, 29 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Inflação para terceira idade é de 9,6%

Inflação para terceira idade é de 9,6%

Matéria publicada em 12 de abril de 2016, 10:57 horas

 


idosos-4

Em 12 meses, inflação para pessoas acima de 60 anos é de 9,6%
(Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasil – A inflação da cesta de consumo das pessoas com mais de 60 anos, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), ficou em 2,72% no primeiro trimestre deste ano. A taxa é inferior à observada no último trimestre de 2015 (2,87%). Em 12 meses, o IPC-3i acumula 9,6%, acima dos 9,37% medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que apura a inflação para todas as faixas de renda. Os números foram divulgados hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.  As informações são da Agência Brasil.

O principal responsável pelo recuo da taxa trimestral foi o grupo de despesas com transportes, cuja taxa de inflação caiu de 4,52% no último trimestre de 2015 para 2,87% no primeiro trimestre deste ano. A gasolina, por exemplo, registrou alta de preços de 2,55% nos três primeiros meses deste ano, total bem abaixo dos 9,78% registrados nos três últimos meses de 2015.

Outros dois grupos de despesas tiveram influência no recuo do IPC-3i: habitação, que recuou de 1,75% para 1,5%, e vestuário, que caiu de 1,99% para 0,27%.

Os alimentos mantiveram a taxa de inflação de 5,37%, enquanto os demais grupos de despesas tiveram aumento da taxa na passagem do quarto trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Aposentado não é extraterrestre, a inflação que aumenta a cada dia afeta a todos, só que o aposentado não pode fazer greve e revindicar a defasagem e as perdas de seus salários, a inflação é bem maior porque os remédios consomem seus salários, mesmo assim ele é responsável pela sobrevivência atual do comercio em todas as cidades, só que o respeito e a recíproca não é verdadeira, enquanto a camara, o congresso, o senado param a mais de um ano para de preocuparem com eles mesmos, o povo e os aposentados pioram a cada dia diminuindo seu poder de compra é um absurdo.

Untitled Document