Intercâmbio incentiva a participação de jovens em projetos sociais

by Diário do Vale

Volta Redonda – Para quem sempre teve vontade de realizar projetos sociais em ONGs e, ao mesmo tempo vivenciar seus valores, paixões abraçando causas mundiais, uma boa oportunidade é participar do intercâmbio social AIESEC Voluntário Global em Volta Redonda. Segundo Franciele Messina, presidente da unidade este ano, durante o intercâmbio, o jovem desenvolve de forma consciente, através do contato com outras culturas, um entendimento maior sobre seu impacto no mundo, habilidade de fazer diferença, autoconhecimento, confiança e a capacidade de engajar e empoderar pessoas.

Com o objetivo de auxiliar os interessados a conhecerem melhor o intercâmbio, se aplicarem, fazerem entrevistas e assinarem contratos, a representação do intercâmbio AIESEC Voluntário Global realizou na segunda feira (22) o evento ‘Seu intercâmbio Vamos fazer acontecer’. Segundo a representante da unidade, os integrantes do intercâmbio estiveram neste dia no escritório da unidade, localizado na UFF (Universidade Federal Fluminense) campus Vila, de 9h às 19h mostrando as principais oportunidades com destino para Colômbia, México, Peru e Argentina (com realização em junho a dezembro).

De acordo com Franciele, a AIESEC é a maior organização que desenvolve liderança!

– Acreditamos que experiências práticas e desafiadoras em um ambiente global desenvolvem lideres, e fazemos isso através de intercâmbio social. Também penso que todo jovem tem o potencial de tornar-se um líder e promover as mudanças necessárias, a fim de transformar o meio em que vive. E o voluntariado é uma das ferramentas que utilizamos para desenvolver esta liderança – explica.

Franciele destaca que o único requisito para participar do Voluntário Global é ter entre 18 a 30 anos, e disponibilidade de, no mínimo, seis  semanas para realizar o intercâmbio. Em relação ao investimento, o interessado terá que pagar uma taxa da AIESEC de R$ 1.500 reais que pode ser parcelado em até doze vezes, mais seguro-saúde, passagem e gastos pessoais.

– Nossos projetos contam com benefícios como alimentação e hospedagem em casas de famílias voluntárias para imersão 100% na cultura. No caso da unidade de Volta Redonda nós atendemos todo o Sul Fluminense. No ano de 2016, uma média de 500 jovens (de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Pinheiral, Pirai, Angra dos Reis) se inscreveram – esclareceu Franciele.

A diretora de Intercâmbios para Voluntários Globais, Bruna Marcondes, que foi pra Colômbia em 2015, aproveitou que sua faculdade estava em greve naquela época para conhecer outro lugar.

– A necessidade de encarar um desafio novo e fazer algo que saísse da minha zona de conforto, além de querer aprender o espanhol e a cultura latina, que sempre me instigou, foi o que me levou a escolher este intercâmbio. Desenvolvi um projeto na Colômbia realizando atividades recreativas com os autistas – ressalta.

No exterior: Jovens encaram desafios e vão para outros países em busca de conhecimentos (Foto: Cedidas pelo intercâmbio)

No exterior: Jovens encaram desafios e vão para outros países em busca de conhecimentos (Foto: Cedidas pelo intercâmbio)

 

You may also like

2 comments

guto 29 de maio de 2017, 14:25h - 14:25

Com esse país miserável, no qual não se leva em conta a meritocracia, mas quem é amigo de presidente da República, não são as melhores empresas que prosperam e fazem progredir o país, mas as empresas que monopolizam(destroem a competição)e fazem regredir o país…
Na minha opinião esses jovens deviam tentar conseguir um emprego nesses países capitalistas avançados, principalmente os de língua inglesa, e mudar de país, pois como dizia um presidente Frances: “o Brasil não é um país sério!”…

الفتح - الوغد 28 de maio de 2017, 09:59h - 09:59

Quando se trata de intercâmbio para aprendizado de idiomas, quase ninguém quer ir para países pobres, inseguros e instáveis politicamente. Querem os EUA, Canadá, Nova Zelândia (nova meca do intercâmbio internacional) e Austrália, além, é claro, dos países Europeus… Só a contraparte estrangeira que vem para o lugar do brasileiro é que costuma se engajar nesses projetos, pois normalmente vem de algum país social ou economicamente mais desenvolvido que o nosso…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996