segunda-feira, 25 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Leilão de 12 aeroportos deve arrecadar mínimo de R$ 2,1 bilhões

Leilão de 12 aeroportos deve arrecadar mínimo de R$ 2,1 bilhões

Matéria publicada em 15 de março de 2019, 09:47 horas

 


Em 30 anos, concessionários privados investirão cerca R$ 3,5 bilhões

O secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann, analisa a realização do leilão
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Brasília– O governo federal tem a meta mínima de arrecadar R$ 2,1 bilhões (valor de outorga) com a concessão de 12 aeroportos, em três blocos regionais, no leilão desta sexta-feira (15), a partir das 10h, na B3, antiga Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo. A estimativa é que até 12 empresas participem do leilão. Os prováveis participantes, mapeados pelo governo, têm capital nacional e estrangeiro, e poderão apresentar suas propostas consorciados.

A informação é do secretário de Aviação Civil, Roney Glanzmann, em entrevista à NBR (EBC). “Estamos esperando um leilão bastante competitivo, muitos operadores estrangeiros e brasileiros, todos de primeira linha que já operam grandes aeroportos pelo mundo devem participar”, disse o secretário.

Em seguida, Glanzmann afirmou que: “Já tem mais de um ano que estamos falando semanalmente com esses operadores estrangeiros e todos estão animados com essa modelagem de concessão do governo federal. Acreditamos que vamos atrair grandes operadores mundiais de aeroportos”.

Conforme o secretário, a projeção oficial é de que os futuros concessionários invistam R$ 3,5 bilhões em melhorias e na capacidade de atendimento dos aeroportos durante 30 anos.

Blocos

No bloco Nordeste, serão leiloados os aeroportos de vocação turística Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba).

No bloco Sudeste, serão concedidos aeroportos que atendem especialmente a indústria de petróleo e gás: Vitória (ES) e Macaé (RJ).

No bloco Centro-Oeste, estarão em negociação os aeroportos que atendem o agronegócio no Mato Grosso: Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.

Juntos os aeroportos que formam os três blocos respondem por 9,5% do mercado doméstico (20 milhões de passageiros por ano).

De acordo com Roney Glasmann, é a primeira vez que o governo federal faz concessão de aeroportos em blocos. “Nos unimos aeroportos mais atrativos, de maior volume de passageiro e carga, com aeroportos menores da aviação regional”, disse.

Custos

Segundo informação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), “os lances iniciais mínimos serão de R$ 171 milhões para o bloco Nordeste; R$ 46,9 milhões para o bloco Sudeste; e R$ 800 mil para o bloco Centro-Oeste”.

Essa é a quinta rodada de concessões de aeroportos, iniciadas em 2011 (com o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante – RN). “Não há envolvimento de recurso público nessa rodada. Todos recursos a serem investidos serão captados pela iniciativa privada, trazendo expertise, know how e boas práticas internacionais de gestão para os nossos aeroportos”, disse o secretário.

“Na experiência que nós temos com a concessão de aeroportos, melhora bastante a qualidade de serviço para a população. Melhora porque recebe investimento, são atraídos novos parceiros comerciais, grandes marcas de alimentação e varejo. O nível de conforto e a experiência de viagens dos passageiros têm melhorias significativas”, disse.

Glanzmann salientou que a concessão “não prevê em hipótese alguma qualquer aumento de tarifa ou onera de qualquer jeito o passageiro”. Como disse na entrevista, “o passageiro vai continuar pagando a mesma taxa de embarque de que ele já paga hoje nos aeroportos operados pela Infraero”

O governo deve anunciar também nesta sexta-feira, concessões de mais 22 aeroportos na sexta rodada de leilões – a ser realizada em agosto de 2020. Conforme cronograma oficial, a sétima e última rodada de concessões, com 21 aeroportos, ocorrerá até o primeiro trimestre de 2022.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Fala sério. Você, pobre de direita, que foi enganado na última eleição, você acreditaria num sujeito chamado Glanzmann, digno representante de capitalistas internacionais, cabide de emprego de uma agência criada pelo FHC para defender empresário, que disse : ““não prevê em hipótese alguma qualquer aumento de tarifa ou onera de qualquer jeito o passageiro”. “o passageiro vai continuar pagando a mesma taxa de embarque de que ele já paga hoje nos aeroportos operados pela Infraero”. Isso é conversa para boi dormir ou para coxinha babaca acreditar.

  2. Avatar

    Tu presidente trump já está tomando posse do Brasil pouco a pouco

  3. Avatar
    Carlos Magno de Oliveira

    Nunca vi uma rodovia, um aeroporto ou uma ferrovia ser construída com dinheiro privado para ser explorado, todas foram construídas com dinheiro do povo, com superfaturamento e as concessões entregues a preços de banana para principalmente grupos de investidores que depois esfolam a população com preços abusivos.
    É fato que nossos governos nos últimos 55 anos foram totalmente incapazes de administrar o país visando o progresso do país e o bem estar de nossa população, foram todos capachos dos interesses dos monopolizadores do poder, e assim se alastrou a corrupção, o declínio da cultura, o aumento da violência, a falta de verbas para o básico em
    saúde, segurança e infraestruturação da nação.
    Hoje temos que entregar o pouco que nos resta para satisfazer banqueiros que extorquem o Brasil com a monstruosa divida pública gerada pela incompetência dos governos passados e claramente vai continuar assim.
    Uma vergonha tanta riqueza sendo explorada por empresas estrangeiras que dominam nossas instituições à décadas e nada de benefício para evolução da nação e qualidade de vida para o povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document