sábado, 8 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Mercado eleva de 3,40% para 3,45% projeção da inflação para este ano

Mercado eleva de 3,40% para 3,45% projeção da inflação para este ano

Matéria publicada em 7 de agosto de 2017, 10:13 horas

 


banco_central_1

Banco Central consulta instituições financeiras para elaborar o Boletim Focus com projeções para a economia
(Foto: Agência Brasil)

Brasil– O mercado financeiro ajustou pela terceira semana seguida a projeção para a inflação este ano, após o aumento da tributação sobre combustíveis. Desta vez, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,40% para 3,45%. O percentual consta do boletim Focus, uma publicação divulgada no site do Banco Central (BC) todas as semanas, com números dos principais indicadores econômicos.

Para 2018, a projeção para o IPCA é mantida de 4,20% há três semanas consecutivas. Mesmo com o aumento na projeção para este ano e manutenção para 2018, as estimativas para a inflação permanecem abaixo do centro da meta de 4,5%, que deve ser perseguida pelo BC. Essa meta tem ainda um intervalo de tolerância entre 3% e 6%.

Para alcançar a meta, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 9,25% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

A nova previsão do mercado financeiro para a Selic ao final de 2017 passou de 8% para 7,50% ao ano. Para o fim de 2018, a expectativa também caiu, ao passar de 7,75% para 7,50% ao ano.

A estimativa do mercado financeiro para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país), foi mantida em 0,34% para este ano. Para 2018, a projeção segue em 2%.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    É isso aí! Eles abaixaram (forçaram) a inflação e a Selic (abriram mão se seus lucros) para dizer ao povo brasileiro que a economia está no bom caminho só para manter o Temer criminoso confesso pela compra dos deputados apoiando evitar julgar suas mutretas.

    Como conseguiram, agora vão elevar (forçar) a inflação e a SELIC.

Untitled Document