Ministério libera R$ 7 milhões para o aeroporto de Resende

by Diário do Vale

Verba será liberada para recuperação e melhorias no aeroporto de Resende

Verba será liberada para recuperação e melhorias no aeroporto de Resende


Resende –
O Aeroporto de Resende, um dos mais antigos do Brasil, vai receber investimentos da ordem de R$ 7 milhões, destinados à obras de adequação e modernização do local para que ele volte a operar com linhas aéreas regulares, atendendo toda a região Sul Fluminense.

A assinatura do Termo de Compromisso que viabiliza a liberação dos recursos teve aval do presidente Michel Temer, do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e do prefeito Diogo Balieiro Diniz, além do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Raphael Gattás.

 

Aprovado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), os recursos fazem parte do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA-Avançar Brasil), e foram conquistados em tempo recorde – apenas quatro meses – pela administração municipal, em parceria com o Governo do Estado, após o envio da solicitação. Em maio deste ano, uma equipe técnica da SAC esteve em Resende para checar a necessidade dos investimentos e aprovou a aplicação dos recursos, confirmando a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, além das melhorias físicas que serão feitas no local, como o asfaltamento da pista que apresenta trincas em vários pontos, recuperação das cercas e alambrados, instalação de balizamento noturno e adequação do aeroporto para que ele possa operar vôos por instrumentos, o local vai ganhar ainda uma Estação Meteorológica, que será montada pela Aeronáutica. A estação, que é da categoria Alfa, utilizada pelos aeroportos que operam com vôos comerciais, vai permitir que seja feita a previsão do tempo no local, dando mais segurança aos procedimentos de pouso e decolagem no aeroporto.

 

Ainda segundo a secretaria, a partir da assinatura do Termo de Compromisso, realizada hoje, o Governo do Estado terá 180 dias para apresentar o projeto básico de modernização do aeroporto à Secretaria de Aviação Civil e, somente após a aprovação deste projeto, é que será iniciado, também pelo Governo do Estado, o processo licitatório que definirá a empresa responsável pelas obras que deverão ser concluídas num prazo de um ano e meio.

 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz ressaltou que a modernização do aeroporto, e sua consequente operação, terá impacto em toda a região, servindo como uma nova ferramenta para acelerar o desenvolvimento do Sul Fluminense.

 

– O aeroporto de Resende tem uma importância enorme para nossa região, que é a que mais cresce no Estado e abriga boa parte das mais modernas indústrias do país. Só este fato já justifica os investimentos que serão feitos no local e que com certeza devolverão ao aeroporto de Resende sua importância no cenário logístico. Com o aeroporto ampliado e dotado de equipamentos mais modernos, serão abertas novas possibilidades de arrecadação para o município, além de reflexo positivo na geração de postos de trabalho na indústria, bem como no comércio e em serviços – comemora o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

 

Infraestrutura

O Aeroporto de Resende, construído em 1941, está instalado numa área federal com aproximadamente 117 hectares, localizada entre a região do Manejo e a Grande Alegria. Com pista de 1.300 metros de extensão, equivalente a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e 30 metros de largura, o aeroporto já operou, por cinco vezes, com linhas aéreas regulares. A primeira foi em 1989.

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13 comments

Mattos 22 de dezembro de 2017, 21:15h - 21:15

Ate agora li e apreciei as opinioes postadas. Bem vamos a concepcao do Aeroporto com seu lado Aereo contendo os equipamentos dos sistemas de infraestrutura (Balizamento Biruta Farol etc) e de protecao ao voo (Papi Ems Ndb Vor etc). No lado Terra.contendo vias de acesso estavionamentos onibus taxi etc. Entre os dois lados Aereo e Terra temos a interface com Tps Teca Hangares Parque Comb etc.
É necessario entender que a interface TPS deve ser alterada pra um AEROSHOPPING que vai levar a populacao ao Aeroporto …..

PARQUE COMB etc.

SUL FLU 21 de dezembro de 2017, 14:13h - 14:13

Fato é que não precisa ser nenhum perito para constatar que é um erro tentar dizer que esse aeroporto atende toda a região. VR está estratégicamento no meio do Centro Sul Fluminense, além de exercer o papel de capital regional, sem falar a inlfuencia no cenario estadual e nacional. Por essses e outros muitos motivos o aeroporto devia ser no Centro não num canto longe de tudo.. imagina sair de Vassouras, Tres Rios, Barra do Piraí pra ir num no canto longe de tudo ? Aeroporto extremamente mal posicionado! É por isso que abre e fecha, abre e fecha e o dinheiro pelo ralo… To achando que tem treta ai pq é mto dinheiro jogado fora assim em tempo de crise.. Vamos ver ate qndo vai….

ANOMINO 21 de dezembro de 2017, 07:40h - 07:40

Esta verba para modernização do aeródromo é importantíssima demais…… com certeza empresas aéreas vão se firmar . Quantas vezes estava lá e via alguns voos de empresas áreas serem cancelados por causa de mau tempo….. empresa quebra e passageiros ficam na mão…. a muito tempo estão tentando conseguir esta verba… bom acho que agora vai……tomara.. ainda quero voar a partir de Resende…. Angra dos Reis.. também vai se modernizar.

KD o Aeroporto regional de VR……………. só balela. kkkkkkkkkkkkkkkk. tem investir em Resende e Angra mesmo…..

SUL FLU 20 de dezembro de 2017, 15:26h - 15:26

Ta aí uma coisa que não da pra entender…

Raony Milhomem 20 de dezembro de 2017, 10:20h - 10:20

Antes mesmo de voltar a operar linha aérea ou nao, o aeródromo de Resende não está as moscas no que tange ao desenvolvimento de atividades aéreas na região, fim para qual a área do Aeroporto se destina.Atualmente além dos voos particulares que utilizam o aeroporto por ser um ponto estratégico entre os grandes polos como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Costa Verde, o Aeródromo também tem grande utilidade para o adestramento de tropas das forças, que se utilizam das instalações do aeródromo o qual também é de interesse militar, levando em conta mais uma vez seu ponto privilegiado e estratégico.Além disso há o Aeroclube de Resende o qual tem fomentado com êxito a avião de aerodesporto, oferecendo a formação de pilotos para o mercado e fechando mais um ano com recorde de horas voadas em seus 77 anos de história que se confundem com o começo dos voos no aeródromo que na época tinha região praticamente “inabitada”.Além da formação profissional também de desenvolve o turismo oferecendo a população voos de passeio pela região e paraquedismo.O Aeródromo de Resende é uma das principais áreas de paraquedismo no país, onde se executa na média de 30.000 saltos por ano, contando com profissionais do mais alto escalão nessa atividade.

As benfeitorias no aeródromo são necessárias e é de grande estima que essa verba chegue pra ser investida para no que se propõe, beneficiando sem dúvida toda população ainda que cause incômodo a certas ocupações que estão dentro da area de zoneamento do aeródromo.

Certo 19 de dezembro de 2017, 21:01h - 21:01

Têm é que fazer aquelas empresas que exploram o aeroporto, causando desgaste da pista e da pintura, a firmar contrato com a administração pública para alugar o local, como manda a lei, não pode uma empresa explorar área pública sem dar retorno ao município isso é um absurdo! Fora o ruído constante da aeronave.

liberdade e propriedade 20 de dezembro de 2017, 09:46h - 09:46

Discordo, o tempo desgasta mais a pintura e causa fissuras do que o uso dessas empresas, que devem ser incentivadas pelo poder público e não cobrar pelo uso da infraestrutura municipal, essas empresas atraem divisas para o município, através de turistas. O aeroporto deve estar a disposição do empresariado e executivos que usam. Assim como o estádio municipal está à disposição do RFC. Minha opinião vai sempre de encontro ao melhor para Resende.

Mário Rosa 20 de dezembro de 2017, 10:25h - 10:25

Concordo em gênero, número é grau!

الفتح - الوغد 19 de dezembro de 2017, 18:33h - 18:33

Rocende não tem público para aeroporto não. Vai ficar às moscas, como esteve nos momentos em que operou. É igual aquele monte de concessionárias que fechou… Superestimam muito esse lugar, que é pouca coisa maior que Barra do Piraí…

Certo 19 de dezembro de 2017, 21:02h - 21:02

E onde há público? talvez no Rio, ah mas lá já têm dois aeroportos.

liberdade e propriedade 20 de dezembro de 2017, 10:17h - 10:17

Como pode né? Com a mesma população BP leva um esculacho total na comparação com Resende. Somos superiores até que paulistas Guará e Pinda, cuja população é a mesma que a nossa. Já VR, leva um sacode de Taubaté em tudo, com população igual. Concessionárias ainda temos 5, estamos acima da média. Nas vezes anteriores, os voos acabaram por falta de instrumentação. O aeroporto é urbano, tem a mesma praticidade de uma rodoviária de centro de cidade, aliás o aeroporto está mais central que a rodoviária, pode tranquilamente abocanhar parte dos passageiros da rodoviária.

Mário Rosa 20 de dezembro de 2017, 10:26h - 10:26

Onde fica Barra do Piraí?

Paulo Roberto 19 de dezembro de 2017, 17:49h - 17:49

Esse tal balizamento noturno é que pode fazer a diferença e tornar as linhas aéreas comercialmente viáveis. Só vôos diurnos limitam o número de pessoas, que podem aumentar após o fim do expediente nas indústrias da região, principalmente quando escurece mais cedo.

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